Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Simpatias para quase tudo

18 de janeiro de 2012 5

Nenzinha Machado Salles é autora de um best-seller da vida doméstica: Sebastiana Quebra-galho. Recentemente, outro livro seu chegou às prateleiras: Simpatias da Eufrázia. A mulher que dá nome ao título, aliás, foi a inspiradora da obra mais famosa de Nenzinha.

Divulgação

Na nova produção, a autora apresenta uma série de “soluções” populares para os mais diversos problemas. Grande parte delas, claro, não passam de superstições. Como o versinho indicado para quem sofre de azia: “D. Maria tem três filhas: uma lava, outra cose a outra… cura azia.”

Entre as dicas de Nenzinha há, ainda, certas ações que fazem sentido. E outras que, mesmo sem sentido, tem sua eficiência comprovada pela prática. Exemplo: chupar gelo para passar enjoo de gravidez.

Difícil mesmo é achar na cidade alguns dos “ingredientes” que ela recomenda, como cana de açúcar verde. O livro indica também, algumas ações absurdas, como passar cinza quente nas costas de um afogado. O problema é achar a tal cinza em meio ao socorro.

Algumas simpatias são mais, outras menos conhecidas aqui pelo sul do país. E o livreto, no final das contas, é eficiente para fazer rir, além de resgatar uma faceta muito interessante da cultura brasileira.

PS.: Se alguém a seu lado engasgar de rir lendo as Simpatias da Eufrázia, é só bater nas costas e dizer: “São Brás e caroço, engole a carne e deixa o osso.”

 

Simpatias da Eufrázia, de Nenzinha Machado Salles. Viva Livros, 142 págs. R$ 14,90

Comentários (5)

  • Lylia diz: 18 de janeiro de 2012

    Oi Márcia,
    Gostei da dica. Já conheço os outros livros da Nenzinha e são super úteis.
    Bj e boa semana,
    Lylia

  • Carolina diz: 18 de janeiro de 2012

    Oi Márcia! Leio sempre seu blog e gosto principalmente dos com tema culinário..
    Meu comentário não tem nada a ver com este post, mas queria ver se você pode me ajudar! Como aqui no seu blog descobri onde comprar farinha de amêndoas em Floripa, resolvi perguntar.. Você sabe se tem algum lugar em Floripa que venda creme de leite fresco??
    Beijos, boa semana!
    Carol

  • cle diz: 18 de janeiro de 2012

    Bem interessante o livro , mas, na capa tem um erro imperdoável : Mau Hálito e não Mal Hálito.

    Pena isto ter passado pelo PROOF Reading…

Envie seu Comentário