Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2012

Tecidos importados com estampas especiais

30 de abril de 2012 3

Em março, pesquisando tecidos com estampas relacionadas aos Beatles – que eu pensava em utilizar na almofada do post anterior -, encontrei um site norte-americano muito bacana. Chama-se Creative Quilt Kits. Quem gosta de Dr. Seuss e Halloween vai se esbaldar. Também há muita coisa criada por designers e ilustradores conceituados.

Nele, também havia bem mais do que procurava sobre Beatles. Tinha tecidos com a logotipia do fab four e também com ilustrações retiradas do desenho animado Yellow Submarine. Me apaixonei na hora.

A encomenda chegou neste final de semana, exatamente um mês depois da compra (este é o prazo médio par encomendas normais enviadas dos EUA). Mas nem sinto pena que não tenham vindo antes de Sir Paul fazer seu show por aqui. Afinal, restou muito pouco tempo para o patchwork nos últimos dias.

E como o amor pelos Beatles não se esgotou – mesmo com a quantidade de matérias sobre eles que eu editei - vou pensar logo em algo para fazer com eles (se alguém tiver uma dica, pode enviar).

Abaixo, as imagens das estampas que comprei.

 

 

 


Yesterday foi um dia memorável! Agora eu quero um Help!

26 de abril de 2012 1

Os últimos dias foram tão corridos, com a cobertura do show de Paul McCartney em Floripa, que acabei não postando aqui no bloguinho o que eu fiz para relaxar durante este período.

Então, como um presente de despedida, vai a imagem da minha mais nova almofada de patchwork. Acho que vou usar para dar uma descansadinha nos próximos dias.

 Foto Márcia Feijó

 

Na galeria tem o molde das silhuetas para você fazer a sua.

 

 


Crianças de São José cantam Hey Jude

21 de abril de 2012 0

Como o blog é Feito em Casa e entre as crianças desse vídeo há uma feita por mim :0), compartilho aqui com vocês.

O vídeo faz parte da série All We Need is Paul, apresentada no site especial www.diario.com.br/paulemfloripa, com versões das músicas dos Beatles.

Eles fazem parte da cobertura do show de Paul McCartney na cidade.

Sou suspeita, eu sei, mas fique apaixonada pelo resultado deste, em especial.

No caderno Donna deste domingo você encontra mais detalhes sobre como foi a gravação.

E amanhã os bastidores serão mostrados no Estúdio SC, às 23h, na RBSTV SC.

Fica aqui também meu agradecimento especial às diretoras do Colégio Gardner, Nadir e Érica, e especialmente às crianças e aos professores Jaqueline Klava (artes músicas), Jeison Freitas (inglês) e Nilcéia Junckes (coordenadora pedagógica). O mérito é todo deles.



Cupcake Marmalade Skies, um pouco de Beatles na cozinha

18 de abril de 2012 0

“Picture yourself in a boat on a river

with tangerine trees and marmalade skies”


Estre trecho da lisérgica canção Lucy in the Sky With Diamonds sempre me intrigou. Que diabos seriam árvores de tangerina e céus de marmelada?

Pois no final de semana passado, abrindo a geladeira, tive um vislumbre do que seriam marmalade skies. Olhei um pedaço de marmelada que eu tinha comprado para alguma receita que ficou só no pensamento e imaginei um cupcake recheado com ela e que tivesse um pedaço de céu – ou seja, glacê azul clarinho – como cobertura. para deixá-lo um pouco menos doce, usei limão siciliano na massa.

Aí está a receita. Espero que a sua Lucy interior aprecie. Quem sabe você não faaz alguns para degustar antes de partir para o show do Paul McCartney, no dia 25?


Vou ficar devendo as tangerine trees. Mas já tenho uma vaga ideia de como elas seriam gostosas.

Foto Márcia Feijó

Cupcake Marmalade Skies

Ingredientes:

1 pedaço de marmelada

200g de açúcar

200g de farinha de trigo peneirada

100g de manteiga sem sal

2 ovos

1 colher (sopa) de casca de limão verde

150 ml de suco de limão siciliano

1 pitada de sal

2 colheres  (chá) de fermento

240 ml de leite

 

Como fazer:

Misture a farinha, o sal, o fermento e reserve.

Despeje uma colher de sopa de farinha de trigo numa vasilha. Corte a marmelada em cubos de cerca de 2cm X 2cm e coloque dentro da vasilha. Mexa um pouco para que a superfície da marmelada fique enfarinhada.

Deixe a manteiga amolecer um pouco. Coloque-a na vasilha da batedeira como o açúcar e bata até formar um creme. Inclua os ovos sem parar de bater. Acrescente as raspas e o sucod e limão. Neste ponto, a massa vai parecer desandar um pouco. Vá acrescentando aos poucos a mistura de ingredientes secos, alternando com o leite. O ponto da massa de cupcake não deve ser muito mole. Se precisar, acrescente mais farinha de trigo peneirada.

Coloque as forminhas de papel dentro das formas de alumínio para cupcake. Despeje duas colheradas de massa em cada uma. Coloque um cubo de marmelada em cada uma e coimpleta até 3/4 da forminha com mais massa.

Leve ao forno preaquecido em 180 graus e deixe crescer. Depois de pronto, deixe os bolinhos esfriarem. Faça o glacê usando um pouquinho de corante azul (veja aqui como fazer) e cubra usando um bico de confeitar. Polvilhe glitter comestível pérola ou açúcar cristalizado azulado sobre a cobertura.



Dica: você encontra o glitter comestível em casa de artigos de culinária ou de festas.

As forminhas foram feitas com cartolina decorada que comprei na Papelaria Kobrasol (Av. Central do Kobrasol)




Veja como fazer um porta-cd psicodélico

11 de abril de 2012 1

Se você é da velha guarda, como eu, e ainda curte comprar CDs – e carregá-los na mochila para ouvir por aí – aqui vai uma dica bacana: um porta-cd de tecido com estampa psicodélica.

Fotos Márcia Feijó

Assisti ao filme Across the Universe há poucos dias – quem me conhece sabe que estou mergulhada em Beatles até o último fio de cabelo crespo, por causa do show de Paul McCartney em Floripa – e quando vi a velha Kombi paz e amor num pedaço de tecido, não resisti.

Na parte de trás usei tecido tie die, no melhor estilo hippie. E na parte de dentro, com os compartimentos para encaixar os CDs, tecido liso. Tudo 100% algodão.


Você vai precisar de:

tecido de algodão (dois pedaços 20cm X 20cm estampados -usei um com estampa psicodélica e outro em tie die diferentes – e 50cm X 1,40cm do liso)

linha

tesoura

máquina de costura

alfinetes

manta acrílica

9 cm de fita de cetim (de largura um pouco maior do que a da fita mimosa)

Como fazer:

Corte o molde maior 2 vezes no tecido estampado (ou 1 vez no estampado e outro no tie die). Emende no lado reto formando uma peça com o formato de um “8″. Abra a peça e passe a ferro para esticar.

Faça uma tira dupla de tecido ou use uma fita de cetim (com 9cm) para fazer a alça que prenderá o botão.

Corte o mesmo formato da peça em “8″ na manta acrílica e no tecido liso.

Faça um sanduíche com a seguinte disposição: a peça de manta acrílica embaixo, a de tecido estampado sobre ela (com a estampa para cima) e o tecido liso sobre as outras duas camadas. Dobre a alça (ou fita) em duas e encaixe entre os dois tecidos de algodão, com a parte dobrada para dentro e as pontas para fora.

Costure o sanduíche pela borda, deixando um espaço de 6cm aberto. Desvire a peça através deste buraco, deixando a manta no meio, entre os dois tecidos. Depois, costure a parte aberta com pontos invisíveis, dobrando as bordinhas para dentro. Pronto, você já tem a capa do porta-CDs.

Corte agora os compartimentos da parte interna. Dobre o tecido liso ao meio e encaixe o molde sobre ele com a parte reta emparelhada com a dobra. Desta forma, corte mais peças em forma de “8″, um pouco menores do que a dimensão da capa do porta-cd.

Depois, corte 12 peças no tecido liso, usando o molde em formato de “D”.

Com o alfinete prenda dois “D” de cada lado das pontas do “8″ formando os bolsos para colocar os CDs. Na máquina de costura, faça zigue-zague (ou ponto de overloque) em toda a volta de cada peça.

Ajeite os compartimentos no interior da capa do porta-cd e faça uma costura no meio dos “8″, prendendo-os à capa.

À mão, costure um botão na parte da frente, na altura da alça.


Dica: se quiser um porta-cd com capacidade para mais discos, aumente na proporção de 4 peças em “D” para cada uma em “8″)


Aqui vão os moldes. Imprima e refaça em papelão, se for usar mais de uma vez.


Em tempo: no Across the Universe, o veículo não é uma kombi, mas um micro-ônibus antigo. Aqui vai o trecho, com participação especial de Bono Vox, para você curtir comigo.


Vem aí o Floripa Quil Festival de Patchwork

09 de abril de 2012 0

Quilteiras da Grande Florianópolis, em alerta! No próximo mês haverá o 1º Floripa Quilt Festival de Patchwork.

Será de 3 a 6 de maio, no Hotel Sesc de Cacupé, a na Ilha.

A programação inclui exposição de trabalhos, cursos, oficinas, aulas demonstrativas gratuitas e ciranda de técnicas (os participantes tãm aulas de 30 minutos. Além de arte solidária e um concurso. Haverá escolha dos melhores trabalhos nas categorias colcha, painel e miniatura, produzidos por artesãos de todo Brasil.

Mais informações no www.floripaquilt.com.br.

E aguarde outras novidades sobre o evento aqui no bloguinho.

Artesanato com etiqueta personalizada

02 de abril de 2012 0

No mês passado descobri um serviço muito legal para quem trabalha com artenato. A Haco Etiquetas, de Blumenau, é uma empresa que eu já conhecia do tempo em que acompanhava as semanas de moda brasileiras – Fashion Rio e São Paulo Fashion Week – por suas criações para os principais estilistas do país. O que eu não sabia é que elas agora têm um serviço voltado também para pequenos produtores.

O Haco Virtual é um site muito bacana, onde você pode customizar e encomendar produtos personalizados. Caiu na minha caixa de e-mails bem quando o meu estoque de etiquetas da Casa da Feijó estava chegando ao fim.

Experimentei e gostei muito. Há uma boa quantidade de opções de formatos, desenhos, fontes e cores mo site. Você pode optar entre etiquetas termocolantes ou para costurar na peça.

Quando fiz as minhas, não havia opção de utilização de logo próprio. Mas agora já tem. Também há apliques termocolantes em fomatos de escudo, redondos, quadrados, retangulares. E uma seção especial para os petmaníacos.

Ah! Importante: o site é bem fácil de navegar. E a customização, autoexplicativa, é “Mumu com Fanta”.

Foto Márcia Feijó

Me cadastrei no site, fiz a compra, paguei com cartão e recebi tudo direitinho. Inclusive recebi e-mails de acompanhamento do pedido no correio. O preço também não é nada de assustar.

O endereço é www.hacovirtual.com.br.

Outra boa utilidade dessas etiquetas, mamães, é colocar nos uniformes e material escolar da garotada. Eu, como assídua frequentadora do Achados e Perdidos do colégio do meu pequeno, estou pensando em adotá-las.