Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de dezembro 2015

Perfil: Maria Augusta Barros

20 de dezembro de 2015 0

Nesta sexta-feira a médica Maria Augusta Barros se tornou a senhora Napoleão Bernardes. O casal fez uma cerimônia íntima para familiares em Itajaí, cidade onde ela nasceu.

Em Blumenau ela cresceu e fez a vida. O pai, Renato Carvalho Barros, é médico radiologista, assim como ela e os dois irmãos mais novos: Bernardo e Marina. A mãe, Angela Barros, é arquiteta. Guta é muito ligada à família – e a dela é grande e próxima.

Estudou no Colégio Santo Antônio e em 2003 se formou em Medicina pela Univali. Fez residência em Radiologia no Hospital Sírio-Libanês, onde trabalhou por três anos no setor de Imagem da Mulher, e em Radiologia da Mama na USP, em São Paulo. Em meados de 2010 seguiu para Nova York, onde fez uma especialização durante seis meses no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, também relacionada com a imagem da mama, com foco em ressonância magnética.

Voltou a morar em Blumenau no final de 2010 e em agosto de 2011 começou o relacionamento com o Napo, como o prefeito de Blumenau é chamado pelos amigos. Eles se aproximaram por influência de amigos em comum.

Desde então estão juntos, presentes em eventos importantes na cidade. Ela resume a boa fase na vida do casal: “temos a felicidade de um relacionamento de muito amor, cumplicidade, carinho e admiração. Eu, de verdade, aprendo todos os dias com ele.” A coluna deseja toda a felicidade do mundo e que Deus abençoe esta união.
Foto: Pedro Waldrich, Divulgação

Hobby: cozinhar.
Lugar inesquecível: a casa da vó Emília, que sempre reuniu a família, que tinha cheiro de Natal e onde morei por alguns anos durante a faculdade.
Música: eu tenho algumas que gosto muito, como Rosa (Pixinguinha), Father and Son (Cat Stevens) e Don’t Know Why (Norah Jones).
Mania: acho que não tenho.
Filme: Juno, Beaches, Jerry Maguire, O Curioso Caso de Benjamin Button. E recentemente achei A Incrível História de Adaline lindo.
Luxo: ter a família que eu tenho!
Não vive sem: propósito! E depois dos 30, filtro solar…
Sonho: o maior deles seria uma dose a mais de empatia e generosidade no mundo.
Caos: falta de caráter.
Comida preferida: a compartilhada em uma mesa com boa conversa e algumas risadas. E com um pouco de vinho também (risos).
Cidade em que moraria: para a vida, Blumenau, gosto muito daqui. Mas adoraria morar um curto período em diferentes capitais do mundo (sonho ousado).
Por que escolheu a Medicina? Provavelmente por influência do meu pai, quem admiro muito, o que foi ótimo, porque adoro o que faço.
Qual o maior avanço em sua especialidade hoje? Especificamente para o diagnóstico de doença da mama, a tomossíntese, a primeira evolução da mamografia digital, que por adquirir imagens em diferentes ângulos permite uma análise tridimensional da mama, eliminando a sobreposição de tecido.
Hoje onde é o melhor centro para a especialização na Radiologia? Tem alguns bons centros, a depender da área específica de especialização. No Brasil eu penso que os melhores hoje seriam Hospital das Clínicas da USP, o Sírio-Libanês e o Einstein, não só pela tecnologia e estrutura, mas pelo excelente corpo clínico de radiologistas. Fora do Brasil, para mama especificamente, o Memorial em NY e o Instituto Veronese em Milão. Aproveito aqui para registrar que a medicina realizada em Blumenau é de alto nível.
Já está acostumada com a rotina de médica e primeira-dama da cidade? Não me vejo diferente das milhares de mulheres blumenauenses que têm várias jornadas. Sem dúvida é puxado, tem-se que abrir mão de algumas coisas porque os compromissos são muitos, mas nada que eu não faça com prazer.
Você pensa em fazer algum trabalho social durante a gestão do Napoleão? Tenho sim aspirações e desejo de contribuir naquilo que eu puder. Mas eu adoro o que faço, e considero meu trabalho de grande valor social.
Qual será seu maior desafio daqui para frente? Continuará sendo o mesmo de sempre. Sabedoria para fazer as escolhas que nos realizam e força para persegui-las.
Conselho: se esforce muito, estude, aprenda, trabalhe, saiba o que faz, para ter que contar com a sorte o mínimo possível.
Frase: “Volta teu rosto em direção ao sol, e então as sombras ficarão para trás”.

Perfil: Papai Noel blumenauense

11 de dezembro de 2015 0

O perfil deste final de semana é dedicado de coração a todas as crianças e adultos que acreditam na magia do Natal, época mais linda do ano.

O nosso Papai Noel blumenauense, Reynaldo Pfau, durante o ano leva uma vida pacata e normal, como a de todos nós. Pfau estudou Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação Artística na Furb. É também cantor, barítono: começou os estudos de canto aos 14 anos com o maestro Heinz Geyer e já estudou com professores de renome nacional e internacional. Ele foi professor de Artes e de Música de instituições como o Teatro Carlos Gomes e o Centro Cultural 25 de julho. Pfau é tão polivalente que além da música é artista plástico, há mais de 40 anos.

Gosta muito de apresentar suas músicas natalinas com Sara Pfau, a Mamãe Noel, e em 2004 foi convidado para receber os pedidos de Natal no Neumarkt Shopping, e há 14 anos anota tudo em sua lista. Neste ano ele está no Norte Shopping recebendo as visitas.

Em dezembro se dedica totalmente à função e participa dos shows do Magia de Natal, nos espetáculos do Advento e nos jantares da Vila Germânica. Seu trajeto é especial e abençoado, levando alegria e esperança a tantas crianças. Com vocês, Papai Noel!

Foto: Gabriela Schmidt, Divulgação

Hobby: Fazer colares com vários elementos, seixos, rochas, pedaços de madeira, conchas, de todos os lugares possíveis. Quando prontos, os colares possuem uma energia toda especial.

Uma música de Natal: Gosto da Cantique de Noël, de Adolphe Adam, principalmente da letra em português, e de Noite Feliz em todos os idiomas.

Não vive sem: Cantar, uma boa leitura, oração e meditação, a companhia de “Mamãe Noel” e também de todos os meus queridos ajudantes elfos e duendes e das minhas queridas renas.

Sonho: Que a bondade seja a prioridade na vida de cada ser humano. Gostaria que o coração do ser humano transbordasse de bondade.

Comida preferida: Queijos, tudo que tenha queijo e pratos à Califórnia.

Cidade em que moraria: Gosto muito de Blumenau, mas não dispenso minha casa na Vila Noel do Polo Norte.

História que marcou sua trajetória: Uma menina pediu ao Papai Noel para ajudar na reconciliação dos pais e da família. Foi de cortar o coração.

O que a crianças mais pedem: O que me deixa feliz é que os campeões dos pedidos ainda são as bicicletas e as bonecas de todos os tipos. Aí seguem os brinquedos eletrônicos,os celulares e toda a sua família.

Os adultos pedem também? É mais raro, mas pedem principalmente paz e muita saúde. Emocionante é quando uma pessoa de idade avançada vem pedir uma abraço do Papai Noel, senta ao seu lado e conta sua história.

Algum pedido lhe chamou mais atenção? Sempre chama a atenção todo pedido dos portadores de qualquer deficiência. É muito emocionante o contato com eles. Mas me marcaram os pedidos de uma jovem senhora, para ajudar a constituir uma família, e o de uma menininha que queria uma vaca de verdade.

O que pediria a outro Papai Noel: Que o verdadeiro sentido do Natal estivesse no coração das pessoas em todos os dias do ano e em todos os momentos, independente de crenças ou raças.

Conselho: Pensar no bem. Viver cada dia pensando no bom futuro e tendo o passado como o bom aprendizado, conquistando dia a dia a serenidade e como consequência a eternidade.

Frase: “Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas”, de Antoine de Saint-Exupéry.

Gabriel Zonta, de Indaial, vence o Talento Design 2015 da Volkswagen do Brasil

10 de dezembro de 2015 0

O indaialense Gabriel Zonta, nascido em Blumenau, aluno do terceiro ano de Desenho de Produto da PUC-Paraná, foi o vencedor de um dos mais importantes concursos na área automobilística, concorrendo com candidatos de todo Brasil. Ele tirou primeiro lugar no Talento Design 2015, concurso voltado a estudantes de desenho industrial.

O tema sugerido para ser desenvolvido foi o desenvolvimento de um meio de transporte para o ano de 2025 para enfrentar os caminhos e atender às diversas necessidades do Brasil.

Ele propôs um veículo anfíbio projetado para vencer as dificuldades de locomoção em áreas do Pantanal e tem como principal funcionalidade grandes rodas inspiradas em rodas de pá de embarcações típicas da região, que se adaptam a diversos tipos de terrenos além de se tratar de um veículo que não emite poluentes, com propulsão 100% elétrica.

O prêmio foi entregue na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo e como venceu, ele irá participar de estágio remunerado durante um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta.

Ele é filho do médico de Indaial e da querida Diene Zonta.

Gabriel Tomio Zonta

Gabriel Tomio Zonta foto Divulgação

 

 

 

 

República Tcheca em Blumenau

10 de dezembro de 2015 0

O Embaixador da República Tcheca no Brasil, Jiri Havlik veio a  Santa Catarina no final de semana para realizar sua primeira visita oficial.

Foi recebido em Floripa pelo governador, Raimundo Colombo, e na terça participou da instalação do Consulado da República Tcheca, empossando o Cônsul Rafael Thales de Freitas.

A solenidade ocorreu no Tabajara Tênis Clube.  Este é o sexto consulado instalado na cidade e a escolha foi estratégica pela proximidade dos descentes tchecos na região. Rafael deverá estreitar os laços comerciais e fortalecer questões na área da pesquisa, ensino, turismo e cultura erudita.

As fotos são exclusivas para a coluna de Pedro Waldrich

 

y rp t 2

Rafael Freitas e Suzana Hering

y rp t

Hana e Pavla Havlikova

 

y rep 1

José Campestrini, Helio Roncaglio, Antônio Bittelbrunn, Renato Vianna e Rodrigo Marchetti

y rep 2

César Botelho, o cônsul Rafael Freitas e José Edelcio Vieira

y rep 4

Amir e Mylene Mussi

u rep 3

Valter Ros, Rafael Freitas, Jiri Havlik, Carlos Adauto Vieira e Mauro Kirsten

y rep 7

James e Sabrina Cerede

y rep 8

Sergio Hammes, Rafael e Lucimar Sbaraini

y rp 6

Adriana e Luciano Praun

Fresh Market na Brava

10 de dezembro de 2015 0

Uma super novidade toma conta da Praia Brava em Itajaí neste verão. Ela será o palco do Fresh Market Summer 2015, evento que inicia no dia de 15 de dezembro e segue até 14 de fevereiro. A proposta é de ser um mercado de verão que irá unir gastronomia, moda, arte, música, tecnologia e arquitetura, tudo em um único lugar.

Haverão espaços para lojas e food trucks de todo o Brasil, exposição de carros, aulas-show com chefs convidados, DJs e bandas, stand up comedy, intervenções circenses, fashion show, além de partidas de esportes como flyboard, vôlei de praia, esporte de areia e também ações do setor de arquitetura, como a criação de lounges com mobiliários de marcas parceiras e loja de acessórios para a casa.

O evento é inspirado no conceito HITS do verão 2015 de Londres e também no Fresh Market Curitiba, um espaço que está sendo construído na capital paranaense. Várias marcas nacionais já confirmaram presença no evento que promete ser o hotspot da temporada 2016.

 

y fresh 2

Fresh Market

y fresh

Fresh Market

Perfil de Vitor Zendron da Cunha

08 de dezembro de 2015 0

Aos 18 anos, Vitor Zendron da Cunha já é um pianista de sucesso nacional. O blumenauense toca desde 2005 e foi vencedor de três edições do Concurso Nacional de Piano Profª Edna Bassetti, em Curitiba.
Também foi o primeiro colocado no II Concurso Internacional Frédéric Chopin, em Lima, prêmio que lhe rendeu uma viagem de duas semanas a Varsóvia, em março de 2014. Lá teve intenso contato com a história e a tradição do compositor polonês e participou de um recital promovido pela Embaixada Brasileira na Polônia.
Vitor acumula participações em edições do Festival de Música de Santa Catarina e do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Mais recentemente participou como convidado do festival de Sonata de Francisco Beltrão. Hoje estuda com os professores Reginaldo Nascimento, como bolsista da Dudalina, e com Eduardo Monteiro, em São Paulo, como bolsista da Fundação Magda Tagliaferro/Cultura Artística.
Ganhou projeção nacional como participante do programa Prelúdio, da TV Cultura, um reality show de música clássica – a final será gravada neste domingo, em São Paulo. A transmissão será no dia 13, para todo Brasil.
Por aqui ficamos na torcida. Boa sorte!

Hobby: ler bons livros, ouvir música e assistir a desenhos.

Lugar inesquecível: Zelazowa Wola, vila onde nasceu Chopin, a 50 km de Varsóvia.

Música: clássica, e também um tanto de jazz e pop.

Mania: espalhar meus livros pelo quarto.

Filme: O Grande Ditador, de Charles Chaplin.

Luxo: um piano Steinway de cauda em casa.

Não vive sem: ouvir e fazer música.

Sonho: participar com êxito do Concurso Chopin de Varsóvia, em 2020.

Caos: o meu quarto.

Comida preferida: a da minha mãe, especialmente macarrão!

Cidade em que moraria: Varsóvia. É uma cidade que, além de respirar música, tem o foco quase que total em Chopin, sem dúvidas o artista de maior destaque da história polonesa.

Como surgiu a oportunidade de participar do reality show? Eu já conhecia o programa Prelúdio há bastante tempo, mas só comecei a estudar seriamente uma peça para piano e orquestra (o que é exigido pelo concurso) nesse ano. Aproveitei o período de inscrições para enviar a gravação de alguns trechos do Concerto op.11, de Chopin, e tive a felicidade de ser selecionado.

Onde sonha se apresentar: no mundo todo! Há muitas salas de concerto com as quais eu sonho. Dentre elas poderia destacar a Sala Pleyel (Paris), o Carnegie Hall (Nova York), a Filarmônica de Varsóvia e a Grande Sala do Conservatório de Moscou.

Compositor preferido: Frédéric Chopin, um dos maiores personagens da música clássica, em especial do piano. Desde a primeira obra que eu toquei, o famoso Noturno op.9 n.2, senti uma grande identificação com o estilo desse maravilhoso compositor, e a partir daí sempre incluo peças suas em apresentações. Chopin é dono de uma linguagem extremamente expressiva e sofisticada, que revolucionou a arte de tocar piano.

Onde gostaria de realizar um curso: também são muitos! A Academia Franz Liszt de Budapeste, pela qual concorro a uma bolsa, e a Hochschule für Musik da cidade de Karlsruhe são duas possibilidades que me fascinam!

Como descobriu a música? Já quando era criança, eu ouvia com muito prazer DVDs de música popular, como Bee Gees, Beatles e Queen. Eu acompanhava cantando e tocando instrumentos de brinquedo. Me divertia à beça!

Por que o piano? Uma questão de oportunidade. Quando tinha oito anos havia uma professora de piano no Colégio Sagrada Família, onde eu estudava, a irmã Rosira Ruschel. Meu pai me matriculou e comecei a apresentar progressos, muitos dos quais devo a essa maravilhosa professora, com quem tive aulas até os 11 anos.

Maior dificuldade do músico: fazer a sociedade perceber e compreender a importância da cultura como um todo. A música é, para mim, a forma mais sublime de expressão dos sentimentos humanos e a carência dela me faz entender tanta insensibilidade e ódio. Creio que essa é uma dificuldade chave não só para entender os problemas do meio artístico-musical, mas também os do nosso país.

Se não fosse pianista seria: cellista, cantor ou poeta.

Museu preferido: Museu Frédéric Chopin, em Varsóvia. Um acervo incrível e gigante sobre a vida do meu compositor favorito.

Piano dos sonhos: um Steinway preto de cauda, numa bela sala, só para mim!

Conselho: jamais desistir dos ideais. Mesmo quando os momentos parecem difíceis, recordo-me de todas as conquistas que já tive, e que pareciam improváveis na época. Realizar sonhos, trabalhar com o que se ama, aproveitar a família, é assim que vale a pena viver.

Frase: “A simplicidade é a conquista final. Depois de ter tocado uma quantidade de notas e mais notas, é a simplicidade que emerge como a recompensa coroada da arte”, de Chopin.

 

foto de Gilmar de Souza

foto de Gilmar de Souza

Encontro di Dame em Blumenau

07 de dezembro de 2015 0

A primeira edição do Encontro di Dame, irá reunir moda, design e luxo. Ele será realizado amanhã no Studio Val Araujo, em Blumenau. O evento, que leva a assinatura de Joice Oneda, irá reunir 60 mulheres empreendedoras e formadoras de opinião da cidade para um coquetel descontraído em um dos lugares mais elegantes da cidade. A recepção será a partir das 17h.

“O Encontro di Dame tem a finalidade de apresentar futuras empreendedoras nos segmentos da moda, design e luxo”, afirma Joice. Segundo ela, o intuito é proporcionar uma reunião com novas idéias de empreendedorismo e celebrar o final de ano com glamour.

O encontro irá contar com a exposição de um automóvel da BMW Top Car, decoração com mesa posta, lançamento de coleção de roupas femininas, desfile de acessórios, além de uma apresentação de cuidados específicos para a beleza da mulher. Será uma noite para usufruir, degustar e discutir sobre o que há de melhor em Blumenau.

 

Studio Val Araújo

Studio Val Araújo

Blumenauense no Miami Arte Basel

03 de dezembro de 2015 0

O fotógrafo blumenauense Kako Waldrich participa da mostra Spectrum no Art Basel de Miami Beach. A principal feira de arte do mundo inaugurou esta semana e atrai todos os olhares para a cidade na Flórida.

A feira foi criada na Suiça e também tem sua versão em Hong Kong. O evento recebe este ano 267 galerias da América do Norte, do Sul, Europa, Ásia e África e segue até domingo. Cinco galerias brasileiras participam da mostra.

Kako expõe imagens de Santa Catarina e claro de Blumenau, nos levando com ele aos olhares do mundo.

 

Kako e suas fotografias em Miami

Kako e suas fotografias em Miami

Lunch na Tiffany&Co

03 de dezembro de 2015 0

A badalada e tradicional joalheria Tiffany&Co no Brasil, recebe nesta sexta feira em São Paulo convidados especiais para um almoço na exclusiva Casa Jereissati. A anfitriã Luciana Mariscano, diretora geral da marca recebe os setenta convidados para brindar o ano e conhecer também a campanha de Natal da grife, que todos os anos desenvolve jóias exclusivas para a época. A decoração de Natal de suas vitrines espalhadas pelo mundo é um show a parte,principalmente a da matriz que fica na 5 Avenida em NY. Aqui no Sul a filial é em Curitiba no Pátio Batel.

Marcus Contin, diretor da Mcomm Comunicação e Public Relation da griffe para o Paraná e SC segue hoje para o evento com apenas duas convidadas, uma de cada estado. Do Paraná a convidada foi Cíntia Peixoto, diretora da Top View. Os diretores da marca e os principais jornalistas do país estarão no almoço. A coluna conta tudo no Snapchat e no Instagram.

 

FullSizeRender-5

Vitrine na 5 Avenida em Nova Iorque divulgação- Tiffany&co

FullSizeRender-6

Vitrine de Natal

FullSizeRender-7

Vitrine em NY