Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Perfil de Leonardo Baggio

02 de janeiro de 2016 0
Leo- foto Lu JP

Leo- foto Lu JP

 

Leonardo Baggio, ao lado do sócio Veni Mattos, tem muito a comemorar. Em pouco tempo já fazem o maior sucesso no litoral com o empreendimento O Padeiro Artisan Bakery.

A dupla faz pães artesanais entregues em casa sob encomenda no litoral – até a embalagem enche os olhos e o olfato. Léo, como é chamado pelos amigos, conta que se apaixonou pela gastronomia desde cedo, e quando ainda cursava Arquitetura na Universidade de Passo Fundo, onde nasceu, preparava jantares para os amigos.

Veio para Santa Catarina em 2007 cursar gastronomia na Univali, em Balneário Camboriú. No primeiro ano foi convidado para trabalhar no Palatare Bistrô e para se aprimorar no ramo seguiu para a França onde fez estágio e curso em Marselha e alcançou a posição de chef de partie no restaurante Le Petit Nice Passedat, três estrelas no Guia Michelin, comando pelo chef Gerald Passedat.

Retornando ao Brasil e apaixonado pela gastronomia francesa, percebeu que aqui não conhecíamos o que era o pão de verdade, o que é trivial por lá. Com a vontade de compartilhar a arte de fazer pães de maneira artesanal, com mais sabor e textura, colocou em prática seu objetivo e é só elogios.

Eu já provei e fiquei encantada. Mil propostas surgiram para a dupla, como até franquias em outros estados, mas eles estão começando e com muito cuidado analisam o futuro do empreendimento localizado em Balneário Camboriú. Para quem quer conhecer a empresa, o Instagram é @opadeiroartisan e o site é opadeiroartisan.com Boa sacada em tempos em que a exclusividade e o artesanal são luxo.

- Hobby: cozinhar.

- Lugar Inesquecível: Calanque de Sormiou, em Marselha, na França.

- Música: Je Veux, de Zaz.

- Mania: querer tudo perfeito.

- Filme: Ensaio Sobre a Cegueira.

- Luxo: morar na praia.

- Não vive sem: meus dogs.

- Sonho: uma boulangerie francesa.

- Caos: segunda-feira.

- Comida preferida: bouillabaisse.

- Cidade em que moraria: Aix en Provence (França).

- Como nasceu a ideia do Padeiro Artisan? Nasceu a partir da saudade de ter no dia a dia pães de verdade, que são tão saborosos e resgatam a arte do artesanal, de fugir do industrializado.

- Como funcionam as encomendas? Nós disponibilizamos a assinatura de pães através da fornada da semana, em que selecionamos sempre dois tipos de pães, uma geleia caseira ou antepasto e um doce. Tentamos sempre colocar na nossa fornada um produto artesanal feito por alguém da comunidade, com a intenção de fomentar a sustentabilidade local.

- Qual o pão mais trabalhoso que faz hoje? Todos nossos pães dão muito trabalho, pois utilizamos o processo lento de fermentação, o que lhes torna muito mais saborosos. Hoje sem dúvida o que tem o processo mais demorado é o italiano, que fermenta por cerca de 18 horas.

- Qual seu preferido? O meu preferido é o ciabatta e com certeza o mais pedido, ele é muito macio e cheio de alvéolos, perfeito para comer purinho com azeite oliva ou fazer aquele sanduíche sensacional.

- Pretende fazer confeitaria também? Nós pretendemos em breve começar a fazer viennoiserie, como pain au chocolat e canelles.

- Restô que mais curte hoje em BC: Number 7, referência gastronômica absoluta em BC.

- Como está a aceitação do público com tantas dietas que clamam pelo glúten free? A aceitação dos pães tem sido extraordinária, levando-se em conta que os pães produzidos com o fermento natural através do processo lento de fermentação torna o pão muito mais saudável, com baixo índice glicêmico e repleto de vitaminas pela longa ação das leveduras.

- Onde busca inspiração? No sorriso das pessoas quando recebem nossos pães, no amor de fazer tudo a mão com muita dedicação.

- Planos para o futuro: novos projetos na área da panificação, queremos passar nosso conhecimento adiante, ajudar a resgatar o artesanal.

- Conselho: faça a sua parte e não se preocupe com os outros.

- Frase: “imagine uma nova história para a sua vida e acredite nela”, de Paulo Coelho.

 

Dê sua opinião

comentários

Envie seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: