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Perfil de François Hautekeur

22 de agosto de 2016 0

Esta semana Blumenau recebe a visita do enólogo François Hautekeur. Ele irá participar e explicar o cardápio de um jantar exclusivo no Magnani Trattoria, no Neumarkt, realizado e elaborado em conjunto com o chef Leandro Magnani.

François, após trabalhar quase uma década na Maison Veuve Clicquot, em Reims, na França, foi nomeado Gerente da Comunicação Enológica do Brasil em 2013. Formado em engenharia mecânica, trabalhou na área por oito anos, até que, em 2001, decidiu assumir sua paixão pelos vinhos e seguir uma carreira diferente.

Recebeu seu diploma nacional de enólogo da Universidade de Toulouse em 2003 e já no ano seguinte ingressou na Maison Veuve Clicquot com esta função.

Em 2010 foi apontado pela Maison para gerenciar o dossiê técnico e midiático das garrafas de Veuve Clicquot encontradas no Mar Báltico. Na ocasião ele pôde degustar todas as 47 garrafas de Veuve Clicquot que estavam submersas desde o século 19.

Hoje ele tem a missão de difundir por todo o país as marcas do grupo francês LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton -, o primeiro grupo de luxo do mundo.

Espero que curtam. Quem gosta, não pode perder a experiência. Será quinta-feira às 20h.

- Hobby: comer e beber em restaurantes.

- z Lugar inesquecível: o Brasil inteiro. Depois de 45 anos morando na França, cheguei aqui e nunca esquecerei.

- Música: jazz, mas quanto às músicas brasileiras, a bossa nova e o samba.

- Mania: eu sempre começo pelo menos bom (agradável) e termino pelo melhor em qualquer atividade.

- Filme: “Um long dimanche de fiançailles”, de Jean-Pierre Jeunet (o título no Brasil é Eterno Amor).

- Luxo: o altíssimo padrão de qualidade.

- Não vive sem: vinho.

- Sonho: descobrir os melhores restaurantes do mundo com a minha mulher e escrever um guia sobre os restaurantes de luxo.

- Caos: a falta de consciência profissional.

- Comida preferida: bife ancho brasileiro, ao ponto para menos passado.

- Como iniciou sua história com os vinhos? Com as visitas a vinícolas com o meu pai.

- Como vê o mercado de luxo no Brasil em relação às bebidas? O potencial é imenso.

- Qual o rótulo da LVHM mais vendido no país? Chandon Réserve Brut.

- Qual lhe agrada mais? Dos nossos rótulos, a nossa “Cuvée de Prestige” Excellence Brut (o maior vinho espumante do continente americano, eu acho).

- Como avalia o público que consome essas bebidas? Ele entende ou só faz charme pelo status? Eu acho que todo mundo que bebe as nossas bebidas gosta sinceramente, mas algumas pessoas, ao degustar uma bebida luxuosa, aproveitam para ostentar.

- Eu já estive em Reims e visitei a Cave da Veuve Clicquot. Maravilhosa! Muitos brasileiros visitam? Cada vez mais. Que bom!

- Você indica alguma outra para quem for a Reims? Ruinart tem caves fantásticas também.

- Conselho: assista a cursos sobre vinhos.

- Frase: é uma frase de um humorista francês (com um humor bem francês também) “Vivons heureux em attendant la mort !” Podemos traduzir para: “Vivamos felizes, aguardando a morte!” Esta frase é também o título de um livro deste humorista, Pierre Desproges, que adorava a vida e os grandes vinhos.

François foto divulgação

François foto divulgação

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