Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Perfil de Jacy Bruns

26 de setembro de 2016 0

Com a proximidade da campanha Outubro Rosa, a coluna gosta de chamar a atenção das leitoras para um assunto que ainda precisa ser muito alertado. A importância dos exames preventivos e a regularidade na consulta de um especialista.

Então, espero que curtam a entrevista com Jacy Bruns, um dos mais antigos médicos da área. Jacy é blumenauense e iniciou os estudos em 1953, quando foi aluno da primeira turma da Escola Barão do Rio Branco, fundada naquele ano, e posteriormente frequentou o Colégio Franciscano Santo Antônio.

Logo foi morar em Curitiba, onde se formou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, há 45 anos.

Após concluir a especialidade, ele retornou para Blumenau e em março de 1974 iniciou as atividades profissionais na Maternidade e Hospital Elsbeth Koehler.

Correr atrás das novidades sempre foi seu propósito e por isso frequenta cursos e congressos médicos periodicamente.

Trouxe para Blumenau o primeiro aparelho de ultrassonografia, numa época em que só existiam três equipamentos no Sul do Brasil.

Foi professor da Faculdade de Medicina da Furb, idealizador e sócio-fundador da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Vale do Itajaí.

Jacy é casado com Jussara e dois de seus filhos também seguiram a medicina. Hoje divide seu tempo entre a profissão, o estudo, a família e os netos. De voz calma e tímido, para muitos, ele conquista por sua confiança e conhecimento.

Hobby: não tenho.

Lugar inesquecível: são muitos, todos com a sua peculiaridade. Nas viagens só são visitados lugares bonitos e que nos encantam.

Música: todos os gêneros, desde a clássica ao sertanejo, sempre dependendo da ocasião. Na adolescência, eu tocava violino e participei da Orquestra do Teatro Carlos Gomes. A dedicação ao estudo da medicina me fez largar o violino, porém pretendo voltar à prática e ao estudo.

Mania: perseguir a verdade, encontrar o diagnóstico.

Filme: Dr. Jivago. É inesquecível.

Luxo: não tenho.

Não vive sem: meu canto de estudo, bagunça e desorganização dentro da minha casa, sempre sob os protestos dos que convivem comigo.

Sonho: viver com saúde e alegria até o fim dos meus dias.

Caos: os nossos políticos.

Comida preferida: a feita com carinho.

Cidade em que moraria: Blumenau com ponte direta a Balneário Camboriú.

Por que escolheu a medicina? Porque foi a atividade com a qual melhor me identifiquei logo após concluir o curso secundário, em 1963.

E sua especialidade? Já durante o curso de Medicina acompanhava as visitas no setor de ginecologia e obstetrícia, o que determinou o meu interesse pela especialidade.

Com que idade deve ser feita a primeira consulta ao ginecologista? Não existe um momento específico, porém a orientação com relação a vida ginecológica deve ser esclarecida a adolescente preferencialmente antes da primeira relação sexual. Deve ser o mais precoce possível para dirimir dúvidas e orientar com relação a saúde, anticoncepção e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Com qual frequência devemos fazer o preventivo? Anualmente.

Nesses anos diminuiu ou aumentou o número de pacientes com câncer do colo do útero? O exame preventivo, nos dias atuais, está disponível a todas as classes sociais: convênios e o próprio SUS estimulam a realização do exame, o que fez com que houvesse diminuição significativa da doença.

Existe algum sintoma? Na fase precoce a doença é assintomática.

E o preventivo de mama, de quanto em quanto tempo deve ser feito? Na ausência da doença na família, o recomendado é fazer uma mamografia entre 35 e 40 anos, e após os 40 anos, uma mamografia a cada dois anos. A partir dos 50 anos será feita anualmente, na dependência de cada situação.

Qual a eficácia da vacina do HPV? Ela é obrigatória? A vacina do HPV foi a grande descoberta dos últimos anos. Deveria ser obrigatória. O governo começa a se preocupar com a sua inclusão no esquema de vacinação.

Se não fosse médico seria… Não consigo me imaginar exercendo outra profissão.

Conselho: perseguir com persistência seus objetivos.

Frase: Sempre que possível, inovar e buscar o que é perfeito. Este é o lema.

 

Jacy foto Pedro Waldrich

Jacy foto Pedro Waldrich

Dê sua opinião

comentários

Envie seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: