Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Perfil de Osvaldo Oliveira Segundo

15 de outubro de 2016 0

Osvaldo Oliveira Segundo é um dos jovens talentos que se desponta na cidade. Ele é arquiteto formado pela Universidade Regional de Blumenau – Furb e pós-graduado em Planejamento Regional na UNERJ.

Possui MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil e curso de Interior Design for Professionals no Instituto Marangoni em Milão, na Itália.

Logo que se formou, abriu um escritório com colegas de faculdade, onde trabalharam durante 10 anos.

Em 2010, consolidou o escritório de arquitetura Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, em Blumenau e hoje conta com uma equipe de profissionais e parceiros para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos de edifícios, casas e arquitetura de interiores, seja residencial, comercial ou corporativo.

“Acreditamos que um bom projeto possa influenciar positivamente na qualidade de vida das pessoas e por isso buscamos sempre novas referências para nossos projetos, através de cursos e viagens que nos inspiram”, ressalta Osvaldo.

“A arquitetura deve manter o equilíbrio entre o local e o global. O mais importante é como você se sente no local, independentemente do estilo. As obras e os ambientes devem criar emoções, falar a língua da emoção”, comenta Osvaldo.
Segundinho, conhecido assim pelos amigos, tem um perfil arrojado e seus projetos são muito bacanas, sempre chamando a atenção pelo seu diferencial moderno.

Curto muito.

 

Hobby: Durante uma época foi jogar tênis. Hoje, filmes, séries e sair com amigos.

Lugar Inesquecível: Emirados Árabes.

Música: Creep, RadioHead.

Mania: Organização.

Filme: Mad Max.

Luxo: Estar em algum lugar ou viver algum momento sem precisar me preocupar com o tempo.

Não vive sem: Família e amigos.

Sonho: Uma viagem sem data para terminar.

Caos: O sistema político atual.

Comida preferida: Italiana.

Cidade que moraria: Barcelona, por vários motivos. Preserva parte da cidade medieval, possui obras do início da arquitetura moderna e varias obras contemporâneas também. Praia, Urbanismo, mobilidade e acessibilidade exemplares são destaques. Fica na Espanha, país culturalmente não tão longe do nosso, e na Europa, próxima de inúmeras cidades e lugares extraordinários.

Pq escolheu a arquitetura? Na verdade não sei. Não há motivos específicos, talvez instinto, mas não me vejo em outra profissão.

Projeto que marcou sua carreira: Todos, de alguma forma, marcam. Os prédios interagem com mais pessoas e com a cidade, dessa forma penso que esses trabalhos marcam mais.

Seu Estilo: Arquitetura moderna e pós-moderna influenciam muito nossos projetos. Considero como um estilo contemporâneo.

Obra que sonha realizar: Projeto arquitetônico e interiores para um edifício de uso misto, com escritórios, hotel e residências, inserido em um urbanismo bem pensado. Isso seria um belo desafio.

Museu que curte: Há vários, mas principalmente os de arte contemporânea. Muitas vezes, a arquitetura do edifício é tão intrigante quanto as suas obras. Os meus prediletos são MAXXI Museum, em Roma, da arquiteta iraquiana Zaha Hadid, e o New Museum, em NY, do escritório japonês SANAA.

Arquiteto que te inspira: São vários, depende do momento e dos projetos que estamos desenvolvendo. No Brasil, posso citar os arquitetos Arthur Casas e Marcio Kogan. De outro país, gosto muito do trabalho do espanhol Fran Silvestre, embora seja conceitual ao extremo.

Próximo projeto: É o que mais me intriga, também não sabemos como vai ser. Por esse motivo, procuramos sempre estar nos atualizando, vendo o que está acontecendo, seja bom ou ruim. Sabemos se determinado ambiente ou terreno possui potencial de um bom projeto ou não, mas o resultado final só depois do projeto pronto para apresentação.
Planos para o futuro: Continuar trabalhando, talvez com mais tempo livre.

Conselho: Complicado. Acho que sou do tipo de pessoa que prefere mais escutar conselho do que dar. Agora se vou seguir o conselho ou não é outra história (risos).

Frase: Acho que esta frase tem muito a ver com arquitetura, com exclusividade, sem ostentação.
”Simplicidade é o Último Grau de Sofisticação”- Leonardo da Vinci.

 

crédito- Fábio Jr. Severo

crédito- Fábio Jr. Severo

Dê sua opinião

comentários

Envie seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: