Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de abril 2017

Perfil de Djalma Faraco

29 de abril de 2017 0
foto de Pedro Waldrich

foto de Pedro Waldrich

 

O cirurgião cardiovascular Djalma Luis Faraco faz parte da Cardio Prime, Centro de Cardiologia fundado em 1992 no Hospital Santa Catarina, e atua na equipe há 25 anos.

Um dos profissionais mais reconhecidos na área, ele já foi convidado a operar no Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Faraco conta que escolheu a medicina “pela possibilidade de modificar para melhor uma realidade negativa. Intervir de maneira pessoal e direta. Não por orações, força do destino ou sorte. Hoje tenho consciência que a maioria das profissões podem ser consideradas do mesmo ponto de vista.”

Natural de Tubarão, se formou na Universidade Federal do Paraná. Fez residência médica em Buenos Aires, na Argentina, sob o serviço do renomado Dr. Favaloro.

É casado com a arquiteta Daniela Signorini, com que tem duas filhas – Eduarda e Manuela. Do primeiro casamento é pai de Ana Paula e Ana Carolina.

Faraco conta que pretende concluir o livro Culinária e Coronária – sobre a importância de não associar alimentação adequada ao conceito de uma dieta de sofrimento – e planeja divulgar receitas com sabor e charme para substituir os pratos desaconselháveis.

A coluna selecionou perguntas simples e importantes a respeito da prevenção e de como perceber os sintomas das dores cardíacas. Com muita propriedade, ele nos responde aqui. Espero que curtam.

Hobby: pesca, caça e culinária.

Lugar inesquecível: Garopaba, origem da família Faraco.

Música: Bachiana número 5 de Heitor Villa Lobos.

Filme: gosto muito de cinema, passei horas pensando em qual escolher. É como perguntar de qual filha gosto mais. Vou citar os que vem à mente: O homem ao Lado, Trapaça, O Garoto de Charles Chaplin, Não matarás, O Segredo dos seus Olhos.

Luxo: um veleiro Swan 45 pés. Tempo para lazer. Nada mais.

Não vive sem: família.

Sonho: medicina de qualidade para todos.

Caos: política.

Comida preferida: escabeche de codornas, polvo.

Cidade onde moraria: na que eu puder estar com toda a minha família, amigos e exercer minha profissão com padrão ideal. Considero o local fator secundário para a felicidade. Confesso delirar às vezes com a ideia de morar em um barco em cidade do litoral.

Qual foi o fator determinante para escolha da sua especialidade? A ação direta sobre a doença e a característica marcante da atividade cirúrgica. A cirurgia cardiovascular foi uma das primeiras especialidades a basear as decisões mais em conhecimento da doença com base em tecnologia. Muita base lógica e não tanto em inspirações. Não foi a nobre, respeitável e solene figura do médico formal com modos sacerdotais que me inspirou totalmente. Ficou claro para mim que sobre essa base clássica de nossos professores seria possível agir movido pelo inconformismo e sonhar em quebrar paradigmas contando com recursos científicos.

Quando devemos procurar um cardiologista? Existe uma idade indicada? Em uma sociedade ideal o cardiologista clínico deve acompanhar o ser humano denominado de saudável desde cedo, não para tratar, mas para manter o bom estado e acompanhar o desempenho de suas atividades físicas e profissionais. Mas a recomendação genérica é de 30 anos para o homem e 40 para a mulher.

Qual o maior sintoma de um infarto? Como proceder? A sensação de dor ou desconforto precordial do tipo opressiva (em queimação, peso ou aperto), que pode irradiar-se mais para o membro superior esquerdo, ombro esquerdo e/ou mandíbula e acompanhada de suor frio e sensação de falta de ar. Porém algumas vezes os sintomas podem ser mais diversos, como dor de estômago, dor nas costas, dor no braço ou falta de ar. Essa grande variabilidade de sintomas, somada a outras patologias que também se manifestam com dor no peito, torna complexo o diagnóstico, sendo que a melhor opção é procurar um pronto-socorro do coração.

Qual a maior causa hoje de infarto? Arteriosclerose coronária. A obstrução dos vasos sanguíneos do próprio coração por placas de colesterol.

Como prevenir? Atuando sobre as causas que aceleram a arteriosclerose, os denominados fatores de risco, sendo o principal deles o colesterol alto. Adotando alimentação adequada, controle de peso, exercícios frequentes. Conselho simples e tão pouco praticado.

Quem mais sofre de hipertensão arterial? A prevalência é maior no sexo feminino e mostra-se crescente com o aumento da idade.

Existe um plano alimentar ideal para prevenir doenças cardíacas? Passando do ideal para o mundo real o plano alimentar é fundamental, mas deve ser individualizado, orientado por profissional em nutrição e acompanhado por um clínico qualificado. Não pode sair de revistas ou sites e aplicado diretamente a uma pessoa. Existem características como presença ou não de hipertensão, diabetes, outras patologias e aspectos raciais. A ideia de uma alimentação adequada está associada a um conceito de dieta de sofrimento, não precisa ser assim.

E os exercícios? Qual a frequência correta para praticarmos? A busca da melhor saúde é baseada em três pilares: exercício, alimentação e orientação profissional. Na sociedade moderna o personal trainer juntamente com nutricionista e o médico formam o triângulo de sustentação. Jamais irão substituir a determinação da pessoa. A frequência recomendada em geral é três vezes por semana (150 min/semana) mas vai depender do programa da equipe assistencial e do estilo de vida de cada um.

Conselho: Acredite e persiga seus sonhos. Quando te disserem para buscar alternativas menores e conformadas faça exatamente o contrário.

Frase: Sempre vai surgir a melhor solução, persista e ela aparece.

Ivete Sangalo em Blumenau

28 de abril de 2017 1

Sim, ela vem! Ivete Sangalo será um presentão para o nossa cidade! Quem irá trazer a diva para um super show no dia 02 de setembro é o Grupo All.

Na próxima semana haverá o lançamento do show com um coquetel exclusivo para a imprensa e a coluna já confirmou a presença.

Saberemos tudo em primeira mão e vamos contar o que será preparado para o aniversário da cidade. No dia 01 ela se apresenta em Floripa.

Quem curtiu?!
Ivete foto divulgação
Foto: divulgação

Fim da Temporada na Posh

28 de abril de 2017 0

A Posh Club encerra hoje mais uma temporada. A festa batizada de Closing Season fecha  a 10ª temporada do badalado club de Jurerê Internacional. Para celebrar a noite, apresentação de Edo Krause e Pedro Freitas, que  sabem muito bem como dar um clima especial à pista.

O clube dos sócios André Sada, Doreni Caramori, Edo Krause, Eduardo Gutierrez, Leo Ribeiro e Pedro Freitas -  é consolidado como um dos mais  badalados do Brasil. Funciona exclusivamente durante o verão e a cada temporada costuma atrair um público seleto, composto por turistas, formadores de opinião e colunáveis de todo país e exterior.

A 10ª temporada da Posh Club teve o pontapé oficial no dia 25 de dezembro de 2016 e destacou 22 noites, muitas delas com DJs internacionais de renome como Carmine Sorrentino, Kaskade e Claptone, além de festas assinadas por labels mundiais como Baôli (Miami), Jimmy´s (Monte Carlo), L´Arc (Paris) e Toy Room (Londres).

 

FullSizeRender-88

Pedro Freitas e Edo Krause foto divulgação Posh

DJ Alok no Green Valley

28 de abril de 2017 0
Neste domingo, dia 30, véspera de feriado, é dia de curtir o DJ nº 1 do Brasil no Green Valley. Alok que já foi residente do GV não poderia ficar de fora da programação que comemora os 10 anos de história do club e traz para o main stage um set list recheado de hits. A noite ainda conta com apresentações de outros fenômenos da música eletrônica como Bhaskar, Doozie, Liu, The Juns, Dropack, no palco principal, e Fabrício Peçanha, Sonic Future, Morttagua, San Schwartz Base On e Eryk Jhon, na Underline_.
Quem vai???
Alok-Divulgação (11)

Alok foto divulgação

 

Casarão Histórico irá abrigar o Blackpot em Floripa

28 de abril de 2017 0

O Blackpot tem inauguração prevista para o fim de maio e será uma nova opção gastronômica em Floripa.

O endereço escolhido para o novo empreendimento dos sócios do restaurante Indaiá, em Itapema,  já anunciado antes pela coluna, os irmãos Gabriel e Gustavo Piffer, é o casarão histórico na rua Victor Konder. Tombado como patrimônio histórico em 1986, estima-se que o imóvel foi construído no início do século XX, entre os anos de 1915 e 1916, sendo uma residência particular até 1968.

Arquitetura

O imóvel tem 423 m² de área construída, no estilo Eclético – caracterizado pela mistura de estilos passados, com origem na Europa do século XIX, principalmente na França e na Inglaterra. O estilo Eclético tem influências do barroco, arte oriental, clássico e também art décor e art nouveau.

História

Quem construiu o casarão no antigo bairro Mato Grosso, atual Centro de Florianópolis, foi Miguel Tertschitsch, de origem austro-húngaro (atual Iugoslávia). A casa foi construída em uma atmosfera romântica: Miguel quis presentar (e surpreender) a noiva e futura esposa, Tereza, com um novo e confortável lar. No ano seguinte de sua construção, Tereza desembarcou no Brasil, vinda da Europa, especialmente para o casório; e assim o prédio abrigou a família por longos anos.

Miguel Tertschisch foi cônsul do império austro-húngaro durante a primeira Guerra Mundial; em Florianópolis, também construiu o antigo Hotel Metropol, na rua Conselheiro Mafra, e foi proprietário de uma fábrica de móveis onde hoje está o edifício Dias Velho, na rua Felipe Schmidt.

O Restaurante

O Blackpot terá como carro-chefe um vasto menu de fondues.

“Queríamos encontrar um imóvel que representasse a importância e qualidade do que estamos fazendo. Revitalizamos um imóvel histórico, com uma história muito bonita e romântica, que está situado em uma das vias mais acessíveis e bem visitadas da capital. Não temos dúvida de que a soma entre local, proposta e espírito empreendedor podem entregar algo sensacional”, explica Gabriel Piffer, um dos sócios, sobre a escolha do local.

A casa promete ser o mais novo hotspot do centro, com carta de vinhos diferenciada com preços acessíveis com um cardápio jovem e informal.

Adorei a novidade!

O casarão

O casarão

Galeria Mais em BC

28 de abril de 2017 0

O projeto Galeria + organizado por jovens empreendedoras catarinenses chega à Balneário Camboriú em sua primeira edição. O evento ocorrerá no coworking Station BC, neste domingo das 11 da manhã até as 20:00 horas. Por lá muita música, comidinhas e palestras. Haverá uma apresentação de pinturas ao vivo com o artista Julian Gallasch e Lilia Trizotto, workshops de maquiagem, muito papo sobre moda e sorteios de presentes durante o dia.

Fica a dica de um passeio bacana para o fim de semana.

FullSizeRender-86

Um dos vestidos do evento- by Le Atelier

FullSizeRender-87

Lenços da Van Cleve

FullSizeRender-85

Programação

 

Vídeo: Confira as delícias do novo cardápio do Zizi Bistrô em Blumenau

25 de abril de 2017 0
Duck Wellington com compota de goiaba e abacaxi. (Foto: Lucas Correia)

Duck Wellington com compota de goiaba e abacaxi. (Foto: Lucas Correia)

Hoje a coluna foi visitar o Zizi Bistrô, que em seu terceiro ano de atividade está lançando várias novidades. Entre elas, está o seu novo cardápio, completamente reformulado pela nova chef Susana Wascheck e que vem com uma proposta diferenciada para os blumenauenses.

O cardápio será lançado em um evento fechado nesta terça-feira para 30 convidados. Entre as delícias está o “Duck Wellington”, releitura do tradicional Filet Wellington. Uma delícia! A coluna super aprovou.

Além dos novos pratos, como Ravioli de Carne seca e Abóbora com molho de manga e gengibre e a Trilogia do Mar, a casa passa a oferecer um menu semanal, confeccionado com ingredientes frescos e da estação e que será composto por entrada, prato principal e sobremesa.

Na conversa, o empresário Alex Buhatem, conta um pouco da história do restaurante, como a origem do nome, Zizi, que foi o apelido carinhoso de Georgette Buhatem, sua mãe, nascida em Zahle no Líbano na década de 30.

Outra novidade do bistrô é uma mudança em seus dias de funcionamento: agora o Zizi abre de segunda à sábado, a partir das 19h, atendendo a pedidos de clientes que procuravam lugar para jantar nas segundas em Blumenau. Além disso, o bistrô também oferece jantares fechados para grupos em casa e logo irá lançar um chá da tarde. Muito bacana!

Destaque para a carta de vinhos, com mais de 90 rótulos e muitos trazidos de viagens.

Espero que curtam então o nosso vídeo. Eu adorei!

Serviço:
Le Zizi Bistrô
Alameda Rio Branco, 247 — Blumenau
Atendimento de segunda a sábado, a partir das 19h
Contato: 47.3231-3200

Primeiro Ano de Selenza 47 em BC

25 de abril de 2017 0

Foi um agito a comemoração de um ano do Selenza 47, em Balneário Camboriú.  O hot spot badalado comemorou em grande estilo e contou com a presença dos DJ´s Paulo Velloso e Thiago Matthias. A festa reuniu muita gente bonita e descolada. Vem espiar quem circulou por lá! 

 Fotos: Guilherme Fernandes

Aniversário Selenza 47 (2)

Festa

Aline Beatriz ( Proprietária da Clínica ITAFF )

Aline Beatriz ( Proprietária da Clínica ITAFF )

DJ Paulo Vellosso e Alex Ferrer

DJ Paulo Vellosso e Alex Ferrer

Leão Junior

Leão Junior

Juliana Pavan

Juliana Pavan

Luisa Trindade

Luisa Trindade

Sandro Horta

Sandro Horta

Mohamad Abou Wadi ( Sócio Proprietário da  Avantis )

Mohamad Abou Wadi ( Sócio Proprietário da Avantis )

João Wehmuth

João Wehmuth

Primeiro Seminário sobre Autismo em Indaial

25 de abril de 2017 0

Nesta semana ocorre no Teatro da Vinci na Uniasselvi de Indaial, o Primeiro Seminário sobre Autismo promovido pela prefeitura de Timbó, com apoio da Uniasselvi. O encontro conta com a presença da neurologista Lucia Machado Haertel, da terapeuta Helenice Vieira, da pedagoga Tatiana Schmidt Silva, do autista Marcos Petry, entre outros.

O evento foi idealizado por Fernanda Marins, mãe do autista Bernardo. Ela conta que o objetivo do evento é o debate sobre a síndrome de forma gratuita com muita sensibilidade. Serão duas noites, dia 26 e 27, a partir das 18:45 horas e para se inscrever fica o contato: 47.3382-1262. Abaixo segue a programação!

Vamos prestigiar!!

Programação

Programação

 

Wine Day na Decanter

24 de abril de 2017 0

Com uma degustação exclusiva acompanhada por mais de 100 rótulos de renomados produtores de vinho do mundo, a Decanter realiza esta semana em Blumenau, o Decanter Wine Day. Será na quarta feira, dia 26 das 19 as 22 horas.

Ele é realizado em parceria com o grupo DVA e a marca Mercedes Benz e haverá degustação de comidinhas especiais como sopa de capeletti e penne flambado com Grana Padano, já que um dos apoiadores do evento é a Gran Mestri e seus queijos. Quem assume o feitio das receitas é o chef Rodrigo Gonzaga e Raquel Huewes.

Durante a noite produtores internacionais como os argentinos Colomé, Amalaya e Família Schroeder estarão presentes.

A coluna estará por lá e mostra tudo. Para quem quiser tentar um convite ficam as informações:

3038-8850 ou pelo e-mail: eventos@decanter.com.br

Decantar em Blu

Decantar em Blu