Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Confira o perfil do Cônsul Honorário da Itália José Campestrini

22 de julho de 2017 0

José Campestrini, atual Cônsul Honorário da Itália, tem uma história importante na vida da comunidade italiana no Sul do país. Filho de Angelo e Amélia Campestrini, se formou em Filosofia em São Paulo, em Letras Clássicas com Inglês na Universidade Católica de Pelotas (RS) e fez pós-graduação e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor de línguas portuguesa, inglesa e grega na Furb e também de literatura, linguística e semântica na mesma instituição. Campestrini foi sócio co-fundador do Circolo Italiano di Blumenau, onde atualmente é presidente do Conselho, e também sócio co-fundador do Circolo Trentino di Blumenau e da Associazione Veneta de Blumenau.

Foi indicado em 1992 como correspondente consular da Itália para a nossa região. Ele conta que em 1999 o governo italiano criou uma Agência Consular Honorária da Itália com sede aqui na cidade e jurisdição para 70 municípios, do Vale do Itajaí até Nova Trento, incluindo o Norte Catarinense. Foi então convidado para ocupar a função de agente consular honorário da Itália, empossado na Câmara Municipal de Blumenau em 2000.

Em 2003, o governo italiano concedeu-lhe o título de Cavaliere Della República Italiana pela extensa pauta de serviços à causa do país. Foi reconhecido como Cidadão Honorário de Blumenau em 2015 por serviços prestados com e através da comunidade italiana regional. Neste último fim de semana de Festitália, ninguém melhor do que ele para representar o amor pelos costumes e tradições italianas, motivo de muito orgulho na cidade.

Hobby: tocar pianola ou harmônica

Lugar inesquecível: San Martino di Castrozza (Norte da Itália).

Música: O Sole Mio cantado por Andrea Bocelli.

Mania: cuidar pessoalmente das minhas roupas.

Filme: La Dolce Vita (Federico Fellini).

Luxo: tomar um copo de vinho às refeições todos os dias.

Não vive sem: um novo desafio.

Sonho: passar temporadas nas várias regiões da Itália para vivenciar a sensação dos nossos antepassados.

Caos: política e economia brasileiras.

Comida preferida: espaguete ao funghi com rúcula e tomate seco.

Cidade onde moraria: Siena, na região da Toscana (Itália).

Como iniciou sua história com o Consulado Italiano? Fui professor na Furb e em vários educandários e co-fundador do Lira Circolo Italiano di Blumenau. Sendo natural de Rio dos Cedros, sou conhecedor de várias comunidades italianas do Vale do Itajaí. Em 1992, fui indicado pelo então correspondente consular da Itália, Franz Allora, e chamado pelo Consulado de Curitiba para substituí-lo. Em 2000, em virtude do crescimento da manifestação da cultura italiana, foi criada a primeira Agência Consular da Itália em Blumenau e nomeado o correspondente consular como agente consular honorário ou cônsul honorário da Itália.

Que ações são feitas para integrar o Brasil e a Itália na nossa região? Parcerias tecnológicas, comércio-industriais e culturais com fomento de intercâmbios.

Qual o papel do Cônsul Honorário da Itália? Representar o Cônsul de Carreira nos Estados. Tratar dos interesses da Itália-Brasil em tudo o que diz respeito a comércio, indústria, relacionamento sócio-cultural (particularmente a aquisição da dupla cidadania), diplomacia e legislação, entre outros.

Que fato marcou sua carreira? A outorga da comenda Cavaliere della Repubblica Italiana, conferida a pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade italiana nos países de descendência itálica.

Seu lugar preferido na Itália: região da Toscana.

A Festitália para o senhor… É o maior marco da manifestação cultural italiana em Blumenau e em Santa Catarina. Nela pode-se viver a tradição dos cantos, da dança típica, da gastronomia, da bebida e da vivência familiar sempre eivada de muita alegria, companheirismo e descontração.

Planos para o futuro: apesar de, por idade, estar em final de carreira, continuarei como correspondente consular da Itália, a prestar serviços de orientação e acompanhamento à comunidade italiana estribado na vasta experiência e no razoável conhecimento.

Conselho: para os jovens que desejam sair do Brasil para tentar o futuro na Itália, aconselho muito planejamento de custos, documentação para morar legalmente no país e estudar os rudimentos da língua italiana.

Frase: “Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também fazer.” (Johann Wolfgang von Goethe)

Entrevista produzida previamente. A colunista segue de férias e volta dia 8 de agosto.

Dê sua opinião

comentários

Confira o perfil da apresentadora Micaela Góes, do Santa Ajuda

14 de julho de 2017 0

00c6cd8f

Micaela Góes é o próprio de sonho de consumo para os telespectadores do seu programa no canal GNT. Quem nunca imaginou ela chegando em casa para dar um jeito naquele ambiente bagunçado, que ninguém se atreve a mexer?

A boa notícia para os fãs do Santa Ajuda é que aqui em Blumenau teremos a chance de pelo menos ouvir ao vivo algumas das valiosas dicas da apresentadora sobre organização. Na próxima terça-feira, às 19h30min, Micaela estará no Norte Shopping para lançar seu livro e participar de um bate-papo aberto ao público.

Antes de o Santa Ajuda ir ao ar, em 2011, a carioca de 42 anos e mãe das gêmeas Júlia e Lara, seis, era reconhecida como atriz em novelas como Da Cor do Pecado e Ti-ti-ti. A carreira de personal organizer surgiu meio por acaso. Foi depois de dar uma ajudinha na casa da também atriz Camila Pitanga que Micaela percebeu que tinha gosto e talento para a organização. Logo depois veio o convite para apresentar o programa no GNT.

— A maior satisfação que este trabalho me dá é ver a transformação acontecendo na vida de uma pessoa. É perceber tanto o alívio que cada um sente ao se livrar dos excessos quanto os benefícios gerados por uma vida mais funcional. É isso que me motiva a seguir plantando sementes — conta ela.

Hobby: jardinagem.

Lugar Inesquecível: minha casa.

Música: Fly Me to The Moon.

Mania: de organização.

Filme: O Palhaço, de Selton Melo.

Luxo: ter tempo livre para não fazer nada.

Não vive sem: água.

Sonho: ver minhas filhas independentes e realizadas!

Caos: guardados acumulados.

Comida preferida: japonesa.

Cidade em que moraria: Paris.

Qual papel de novela que marcou sua carreira e que guarda no coração: Maria Lua, de Ana Raio e Zé Trovão.

Como surgiu a criação do Programa Santa Ajuda: eu e meu diretor Alfredo Stadtherr trabalhamos conjuntamente desde o início.

Uma dica bacana para quem quer organizar o guarda-roupa: retire tudo o que você não usa, padronize seus cabides e agrupe as roupas da mesma categoria: vestidos, saias, blusas e dentro de cada categoria crie subdivisões de manga comprida, média e curta.

Você que escolhe os participantes? Como funciona? Temos uma equipe de pesquisa para buscar boas histórias.

Qual ambiente mais difícil que já organizou? Aqueles em que as pessoas tenham algum tipo de relação traumática.  A dificuldade é muito mais emocional do que física.

E seu livro? Quanto tempo levou fazendo? Dediquei três anos ao projeto do livro. Valeu a pena pois participei de todas as etapas de criação, desde o texto até a produção de fotos, capa, projeto gráfico, tudo teve o meu toque.

Próximos projetos e planos futuros: estou envolvida em muitos projetos novos. Estou trabalhando na preparação de cursos de organização, produtos organizadores e muito mais! Me acompanhem pelo meu site: micaelagoes.com.br e por minhas redes sociais que saberão de tudo!

Conselho: acredite em você, acredite nos seus sonhos e siga sua intuição!

Dê sua opinião

comentários

Casamento indiano em Blumenau

13 de julho de 2017 0

Um casamento inusitado ocorreu esses dias em Blumenau. A indiana Kesty Bindya e o blumenauense Jaison Machado se conheceram nas Ilhas Fiji e trocaram alianças em uma cerimônia no deque do Moinho do Vale.

O mini wedding reuniu cerca de 60 pessoas de várias partes do mundo. A cerimonialista Bárbara Goedert conta que Kesty optou por um vestido dourado importado de seu país de origem, com uma saia que pesava quase 10 quilos, inteiramente feito à mão. Detalhe: o cardápio foi adaptado pela equipe para o gosto da noiva, com receitas indianas e tudo mais.

Confira imagens do casamento:

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

 

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

Foto: Cristian Janke - Fotografia

Foto: Cristian Janke – Fotografia

vvv

Dê sua opinião

comentários

Debutantes 2017 no Beto Carrero

11 de julho de 2017 0

O sol brilhou no sábado e colaborou para coroar o dia, pra lá de divertido, organizado para as Debutantes de 2017  do Tabajara Tênis Clube.

Elas curtiram o Beto Carrero World acompanhadas da madrinha Valeska Schroeder e de Kauê Lopes, que animou a turma.  As fotos são de Edemir Garcia!

_DE_8741

Dia de diversão

EDE_8650

Na entrada

EDE_8780

No parque

EDE_9583

Ilha do Pirata

Dê sua opinião

comentários

Agito fashion em BC

11 de julho de 2017 0

A empresária Jennifer Cardoso recebeu convidados e amigos para brindar o lançamento da sua nova ótica Optik.

O ponto alto da festa foram os drinks preparados pela equipe do Selenza 47. O espaço ainda chamou a atenção pelo projeto arquitetônico, assinado pela Arquiteta Vanessa Larre, que apostou em pedras nobres e destacou a iluminação natural do espaço. O evento contou com o apoio da Lista Vip Alex Ferrer.

Fotos: Gabriel Bernardo

IMG_1563

Léo Baggio, Jennifer Cardoso e Veni Mattos

IMG_1297

Jennifer e Tammy Graciola

IMG_1077

Jennifer com Denise Souza e Pedro Mafra

IMG_1372

Karyn Mattos e Pedro Mafra

IMG_1645

Napoleão Bernardes, Jennifer e Guta Barros

IMG_1408

O espaço



Dê sua opinião

comentários

Festa Julina do Taba 2017

11 de julho de 2017 0

O Tabajara Tênis Clube agitou os arredores da Alwin Schrader  com seu tradicional Arraial do Taba. A noite contou com apresentação de danças típicas ensaiadas pelas crianças do Projeto S21, comidinhas da estação e muita diversão. Confira aqui algumas as fotos do encontro por Edemir Garcia!

_DE_8253

Juliana Reis Scheffer, Raquel Maes e Neiva Souza

_DE_8274

Amanda Ferrari Castro e Alice

_DE_8305

Isabel Casas com a filha Nayane e o neto

_DE_8290

Amanda Lopes com a filha Carolina e Marlon Maia

_DE_8332

Barbara Deeke Lobe e a filha Maria Victória

_DE_8366

Manoela Nemetz e Otávio Rodacki Gazziero com o filho Bernardo

_DE_8383

Marina Nemetz com Maria Aurora e Pedro Trauczynski

_DE_8421

Bruno e Ana Karina Cunha com os filhos

Dê sua opinião

comentários

50 Anos de Música

10 de julho de 2017 0
Ivan, Toquinho e MPB 4

Ivan, Toquinho e MPB 4

Os ícones da música brasileira, Toquinho, Ivan Lins e o grupo vocal MPB4 comemoram cinco décadas de estrada pelo Brasil também em Florianópolis. O evento 50 anos de música irá ocorrer no Centro de Cultura e Eventos da UFSC a partir das 20h do dia 22 de outubro.

Os ingressos estão a venda no site da Blueticket. Melhor correr! 

O show irá trazer as músicas mais famosas dos artistas. Toquinho, com seu violão tocará sucessos como “Aquarela” e “Samba de Orly”. Ivan Lins, canta “Dinorah” e “Começar de novo”. E, por fim, o grupo vocal MPB4,  canções inesquecíveis como “Amigo é pra essas coisas” e “Roda viva”.

A inspiração para o show foi o aniversário dos cinquenta anos de carreira do Toquinho, que enxergou na data uma oportunidade ímpar de estar entre os amigos. “Alegria, amizade e profissionalismo. Respeito mútuo e a certeza do sucesso. O entrosamento é perfeito. A gente se conhece há quase 50 anos”, comenta ele.

Adorei!  Será inesquecível!

Dê sua opinião

comentários

Perfil Casal na Cozinha

09 de julho de 2017 0
IMG_2163

Rodrigo e Raquel foto Pedro Waldrich

 

Rodrigo Gonzaga, paranaense, reside em Blumenau há sete anos. Morou em Curitiba por 16 anos e lá se formou em Direito, porém sua verdadeira paixão sempre foi a Gastronomia. Dez anos atrás decidiu largar o meio jurídico para mergulhar no mundo da cozinha. Formou-se cozinheiro pelo Senac/Curitiba e especializou-se em Gestão de Alimentos pelo Senac/Florianópolis. Desde 2014 atua como coordenador do curso de Gastronomia da Furb e trabalha como consultor e com a marca Casal Cozinha. Ao lado da companheira, Raquel Huewes, pretende intensificar o trabalho com eventos personalizados em um novo conceito de cozinha que será lançado na cidade na próxima semana: a Cozinha Gastronomia. O espaço será voltado para eventos privados.

Raquel, formada em Estilismo Industrial, percebeu mais tarde que para ela o mundo das cores não estava nos tecidos nem em cartelas pantone, mas nos alimentos. Ela se formou em Gastronomia pela Furb e viu que na cozinha seu lado criativo estaria mais aflorado. Os desafios constantes e a quebra de rotina diária lhe dão certeza de que fez a escolha certa profissionalmente.

Já provei em várias ocasiões as delícias da dupla e posso afirmar que o novo empreendimento será sucesso garantido.

Hobby

Rodrigo: cozinhar e estudar tudo o que diz respeito ao assunto, assim conseguimos criar.

Raquel: ler, sou uma devoradora de livros, sou fã de Lucinda Riley e Kristin Hannah, mas os livros de gastronomia também têm espaço na leitura diária.

Lugar Inesquecível

Rodrigo: Tiradentes (MG). Aliás, em agosto iremos juntos para o Festival de Cultura e Gastronomia.

Raquel: Austrália, onde morei por alguns anos.

Música

Rodrigo: Miss You, The Rolling Stones.

Raquel: The Logical Song, Supertramp.

Mania

Rodrigo: simetria. Quadro torto, mesas e talheres tortos me incomodam. As facas e tábuas da bancada têm que estar sempre alinhadas.

Raquel: organização e limpeza.

Filme

Rodrigo: Sully – O Herói do Rio Hudson.

Raquel: sou mais fã de seriados, raramente assisto a filmes.

Luxo: para nós, ter tempo para não fazer nada e sem peso na consciência. E claro, paz de espírito!

Não vive sem

Rodrigo: minha filha Nina, minha família, minha parceira do dia a dia, Raquel, e os amigos de verdade.

Raquel: família, amigos verdadeiros, meu companheiro de cozinha e uma boa taça de vinho.

Sonho: são muitos, mas agora estamos realizando um dos mais importantes: a construção do nosso próprio espaço, nossa cozinha.

Caos: segurança e saúde pública no Brasil, educação, enfim, o Brasil atual é o caos.

Comida preferida

Rodrigo: são várias. Amo ossobuco e ensopados! Galinha caipira (da minha mãe), os cookies da Raquel e a salada “murchinha” da Leninha Negromonte… Gosto do simples bem feito.

Raquel: no momento é o tartar de porco, da Casa do Porco em SP, mas a canja de galinha da minha mãe, com direito a pé, pescoço, fígado e moela me faz salivar.

Cidade onde morariam: qualquer cidade no interior da Itália.

Como iniciaram a história com a gastronomia?

Rodrigo: Há 10 anos, depois que percebi que Direito não me faria feliz, mergulhei de cabeça no incrível mundo da cozinha.
Raquel: sempre amei cozinhar e fazia disso terapia. Foi cursando Gastronomia que percebi que meu hobby poderia ir além e que seria um sonho viver disso.

Qual o público alvo do Casal Cozinha? Pessoas que buscam mais que uma refeição. Nosso público busca experiência gastronômica, enxergam a cozinha como meio de agregar, de festejar, de brindar a vida… Somos apaixonados por isso!

Como irá funcionar a Cozinha Gastronomia? Será um espaço com um novo conceito de cozinha, no estilo open kitchen com um layout para aulas e workshops, atendimento a confrarias, eventos corporativos, treinamentos, produções fotográficas e de vídeo.

O que mais gostam de cozinhar? Não há um prato preferido, gostamos de cozinhar com ingredientes simples. O desafio está em transformar o simples em algo surpreendente.

Prato difícil de executar: não existe prato difícil, existe técnica, conhecendo as técnicas, todos os pratos se tornam executáveis.

Quais seus chefs preferidos? Inspiradores para nós e para o mundo: Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Virgílio Martinez, Massimo Botura e Alex Atala.

Restaurantes que mais curtem: Nosso preferido é o Izakaya Hyotan em Curitiba, lugar único e irreverente. Recentemente estivemos na Casa do Porco em São Paulo e no Olympe no Rio de Janeiro. A qualidade da comida, o atendimento e o ambiente não deixam nada a desejar a qualquer restaurante no exterior. O Brasil está no topo do mundo em se tratando de gastronomia.

Para quem sonham cozinhar um dia? Não temos uma figura em mente. Será sempre uma honra cozinhar para quem valoriza nosso trabalho de criação e transformação na cozinha.

Conselho: para os que tem a gastronomia como paixão, faça sempre bem feito, respeite os ingredientes e cozinhe com amor.

Frase: “A cozinha não é para quem precisa, mas para quem é apaixonado por ela.”

Dê sua opinião

comentários

Miss Blumenau conquista o título de Miss Santa Catarina

09 de julho de 2017 0

O Auditório Centreventos de Itajaí foi o palco do evento Miss Santa Catarina Be Emotion 2017 na noite de ontem. Organizado por Túlio Cordeiro, contou com 13 candidatas que disputaram o título e esbanjaram beleza e simpatia na passarela.

Quem levou? Nossa Miss Blumenau, Tamiris Gallois Ficht, de 24 anos.

Ela ficou entre as 3 finalistas ao lado da Miss Gaspar, Emanuele Pamplona de 25 anos, que ganhou o 2 lugar, e da Miss Florianópolis, Jacqueline Costa de 26 anos que ganhou o terceiro lugar.

Túlio conta que todas foram muito dedicadas:

“Realmente, o comprometimento é a palavra chave para uma candidata que busca a faixa e a coroa de Miss Santa Catarina. Nosso Concurso é uma escola para o Miss Brasil. O foco, a determinação e educação são fundamentais para que a candidata tenha sucesso no concurso, ou seja, que almeje chegar aos Tops. A candidata tem que ter atitude e personalidade para entrar na disputa do título”

Agora é torcer pelo título de Miss Brasil!!

FullSizeRender-114

As finalistas

FullSizeRender-115

Tamiris, Miss SC 2017

FullSizeRender-116

Emanuele, Tamiris e Jacqueline

 

Foto: João Souza, Divulgação

Foto: João Souza, Divulgação

Foto: João Souza, Divulgação

Foto: João Souza, Divulgação

Foto: João Souza, Divulgação

Foto: João Souza, Divulgação

Foto: João Souza, Divulgação

Foto: João Souza, Divulgação

Dê sua opinião

comentários

Carol Trentini comemora idade nova em BC

07 de julho de 2017 0

A Top Internacional Carol Trentini comemorou de forma discreta seu aniversário, em um jantar romântico no Selenza 47 acompanhada do marido Fábio Bartelt. A bela completou 30 anos e recebeu muitas felicitações pelo Instagram, onde possui mais de 391 mil seguidores.
Mãe de dois filhos, Bento e Behoah, Carol mora em Balneário Camboriú e escolheu o hot spot para celebrar a importante data. A Top, que começou a carreira aos 14 anos já desfilou para grandes grifes como Louis Vuitton, Chanel, Ralph Lauren, Versace, Dolce & Gabbana e Victoria´s Secret.

Foto: Alex Ferrer / Agência A 0001 / 0002: A modelo Carol Trentini comemorando seus 30 anos no Selenza 47, ao lado do empresário Phellipe Abdo e do marido Fábio Bartelt

Foto: Alex Ferrer / Agência A A modelo Carol Trentini comemorando seus 30 anos no Selenza 47, ao lado do empresário Phellipe Abdo e do marido Fábio Bartelt

Dê sua opinião

comentários