Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Altas temperaturas podem apresentar riscos à saúde de seu cão

15 de novembro de 2012 0

Os cachorros atingem temperaturas elevadas mais rapidamente que os seres humanos. Então, pense duas vezes antes de deixar seu bichinho de estimação dentro de um veículo fechado ou em um ambiente muito quente.

Foto: Patrick Rodrigues

No período do verão, há muitos casos de hipertermia (aumento excessivo da temperatura) em animais de estimação. Muitas pessoas deixam seus bichinhos dentro de um veículo fechado ou de um ambiente com pouca ventilação sem se dar conta de que essa situação pode acabar com a vida de seu amigo.

A veterinária Ana Silveira alerta que um pequeno descuido do dono pode ocasionar um superaquecimento no corpo do animal e causar a morte do bichinho.

— Nestes casos, o cachorro passa a respirar ofegante, desepera-se e começa a latir. Assim, perde muito líquido através da saliva e fica desidratado — explica.

Existem maneiras de evitar que o seu bichinho sofra no verão. A melhor opção é manter o animal de estimação em um ambiente bastante arejado, com espaço para que ele possa circular livremente.

— Deixe mais de um pote com água fresca ao lado da comida e evite passeios demorados em horários de calor intenso, como ao meio-dia. O ideal é que o bichinho fique em um local ventilado e com sombra — garante.

Caso você passe por um problema como este, aplique água na barriga e nas almofadas das patas do animal. Molhe o seu cão com água corrente, mas nunca o mergulhe totalmente, pois isto pode causar uma diminuição brusca na temperatura. Em seguida, leve-o a um veterinário.

SABA MAIS

● Nunca deixe um bichinho fechado dentro de um veículo. Mesmo com as janelas abertas, ele pode passar mal em um ambiente de superaquecimento.

● Não tranque o animal em um espaço pequeno sem sombra ou ventilação.

● Raças com focinhos achatados, como o buldogue, boxer ou pug, têm mais facilidade de se aquecerem rapidamente devido a dificuldade respiratória.

● Dê mais banhos no bichinho durante o mês, para que ele mantenha a temperatura corporal.

● Deixe mais de um pote com água fresca próximo à comida.

Sintomas

- Respiração acelarada

- Língua avermelhada

- Gengivas secas e pálidas

- Aumento da produção de saliva

- Depressão

- Pulso rápido ou irregular

- Fraqueza

- Tonturas

- Vômito

- Diarreia

Envie seu Comentário