Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Saiba o que fazer quando o seu animal não quer se alimentar

15 de dezembro de 2012 0

Sempre que o animal comer tudo, dê carinho! (Foto: Divulgação)

Uma alimentação saudável faz com que o animal de estimação tenha total disposição e possa ter momentos de companheirismo e diversão junto ao dono. De acordo com a veterinária Keila Regina de Godoy, algumas medidas podem ser adotadas para que o animal sinta-se mais confortável e estimulado a se nutrir voluntariamente. A primeira delas está relacionada aos cuidados com o ambiente em que o pet se encontra:

– Gatos são mais receptivos a novos alimentos quando estes são oferecidos no ambiente em que eles estão habituados a comer. O local em que a comida é exposta deve receber atenção, pois não pode ser próximo à área de defecação do animal – afirma a veterinária.

Já os cães precisam manter uma rotina fixa para alimentação. O ideal é que a vasilha seja retirada em 30 minutos, independentemente do animal ter ingerido ou não o alimento. Assim, é possível discipliná-lo a aceitar a refeição com mais facilidade.

– Além disso, este procedimento é importante para evitar a exposição da comida por muito tempo, prevenindo, assim, a perda do aroma e da crocância, além da oxidação das gorduras – explica Keila.

:::Todos os detalhes são importantes

Junto a estes cuidados, não se deve manter a luz da residência acesa durante todo o dia, inclusive à noite. O ideal é usar ciclos de claro e escuro para facilitar a boa alimentação do bichinho.

– Alguns animais, principalmente gatos, têm diferentes padrões de consumo de acordo com o ciclo de luminosidade – complementa.

Além destes fatores, a pessoa que irá fornecer o alimento ao animal também influencia diretamente na aceitação ou não. Sendo assim, acostumar o pet a ser nutrido por diferentes pessoas é importante para prevenir que este fi que sem comer pela ausência de quem o alimenta habitualmente.

::: Dicas

- Deixe a vasilha de comida e água longe do local onde o bichinho usa para a higiene.

- Quando for fi lhote, peça para diferentes pessoas alimentá-lo.

- Se o animal não comer o alimento em até 30 minutos, guarde. Ele terá que aguardar até a próxima refeição.

- Sempre que o bichinho comer tudo, dê carinho. Ele saberá que está certo.

Fica a Dica!!
Dúvidas e sugestões: ficaadica@horasc.com.br

Envie seu Comentário