Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Cuidado com os cães soltos na praia

11 de janeiro de 2013 0

Foto: Daniel Conzi/ Agencia RBS

O verão está aí e a praia é sempre uma ótima pedida para passar o tempo, ainda mais acompanhado do seu melhor amigo. Para que tudo corra com tranquilidade, é necessário tomar alguns cuidados na hora de levar seu bichinho para o Litoral Norte. Fique ligado! Durante o período de calor, as atenções com o seu amigão devem ser redobradas, pois os cães transmitem doenças ao homem quando mal cuidados. Segundo a veterinária Camila Oliveira, é muito importante manter as vacinas, os vermífugos e o anti-pulgas em dia para não prejudicar o seu cachorro e os demais veranistas.

– Os donos devem carregar sempre o cartão de vacinação do seu animal para não haver problemas. Normalmente, são feitas fiscalizações pela polícia para averiguar se há risco contra a integridade e saúde da população – afirma.

Passear com o animal na areia é proibido em diversos municípios e a fiscalização é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses ou associações de moradores da própria região.

::: Dono pode ser multado

Portanto, fique atento aos avisos e aos locais em que a presença de cães é permitida. O dono flagrado com seu animal na beira da praia pode ser convidado a se retirar ou, até mesmo, receber uma multa.

Se o cão for violento ou inquieto, evite levá-lo a locais com muito movimento. Além disso, a coleira é essencial para evitar que o cachorro se perca no meio da multidão.

::: Dicas de viagem

De carro: devem estar presos para não atrapalhar o motorista. Assim, eles não irão se machucar durante o trajeto. Manter uma garrafinha de água para o animal é importante. Se o percurso durar muitas horas, o ideal é dar algumas paradas para esticar as pernas e permitir que o animal faça suas necessidades.

De avião: dependendo do porte do animal, ele pode viajar junto com o dono em uma gaiola ou deve ir para o porão da aeronave. Geralmente, os animais não estão acostumados a viagens. Analise o comportamento do seu bicho e converse com o veterinário para ver se existe alguma solução para controlar uma possível alteração de humor.

Envie seu Comentário