Cansou de salto alto, mas não quer usar tênis nem sapatilha? Vá de coturno! Com a tendência do militarismo, os coturnos voltaram em versões menos pesadas e bem mais femininas. Tem até os com salto, para quem quer entrar na onda, mas não abre mão de estar nas alturas.
Muitas ladies não curtem este tipo de calçado porque não sabem como usar sem ficar com o visual pesado ou agressivo. Primeiro, é preciso escolher um modelo que realmente agrade e combine com o perfil. Não basta ser um coturno qualquer só porque está na moda, tem que ter a cara de quem usa!
O mercado oferece uma infinidade de opções, desde os coloridos, com detalhes como tachas e brilhos, e até os mais delicados, inclusive, em tons pastel. O truque para o coturno não pesar no visual é jogar com as roupas. Para fazer um visual casual ou esportivo, vale subtituí-lo por tênis e usar com jeans e camisa xadrez.
Para um ar mais fashion, ele combina com blusa de paetê ou lurex. Na linha romântica, o coturno quebra aquele visual bonequinha com vestido floral e ganha personalidade. Já os de salto, são ótimos para quem curte fazer a linha sexy e ousada, porque ficam ótimos com saia lápis ou vestidos justos.
O legal para que este tipo de calçado não pese no visual é sempre incorporar um elemento de contraste, como peças delicadas, femininas ou sofisticadas. Para reforçar o ar de poder, vale misturar com referências sexy, como decotes, roupas justas, meias de renda, transparências etc. Assim, eles também podem ser usados como instrumentos de fetiche.
Anah Ferraz – Especializada em Moda, Mercado e Comunicação pela PUC/RS
Fonte: Blog Lady