Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Aprenda a dividir as tarefas domésticas e viva melhor

11 de maio de 2013 0

Foto: InMagine Free/ Reprodução


Com a vida corrida de hoje em dia, fica difícil que só a mulher, no caso de quem vive em família, seja a única responsável pelas tarefas domésticas, ainda mais quando ela trabalha fora. Todos os integrantes podem, e devem, colaborar. A especialista em desenvolvimento humano Roselake Leiros dá dicas de como incentivar todo mundo a ajudar! A sugestão é do blog Lady.

1- Saia do papel de dona de casa! Isso é do tempo em que a profissão da mulher era “do lar” ou “prendas domésticas”. Hoje temos a família, e a casa é responsabilidade de todos e de cada um. Ainda que se tenham empregados para executar determinadas tarefas, esse senso de responsabilidade e dever deve ser mantido.

2- Seja inteligente, e primeiro perceba como foram as experiências “dele” em relação aos afazeres da casa/família. Existem aqueles que já aprenderam muito, mas fazem do jeito deles; os que não sabem nada e são desajeitados e os mais aptos e dispostos a aprender. Como também existem aqueles dispostos, que sabem fazer muitas coisas e melhor do que muita mulher.

3- Lembre-se: eles estão aprendendo, não tiveram a experiência e não sabem, ou nunca precisaram fazer, por isso, é importante uma boa dose de paciência e respeito. Será como ensinar a uma criança e, portanto, requer motivação, reforço positivo com elogios ao que ele faz e fica bom, mas evite as críticas excessivas e nunca refaça o que não ficou legal.

4- Utilize aquele jeitinho sutil que convence, que só a mulher tem. Utilize-o no lugar das reclamações e xingamentos que afastam o homem de casa, dos filhos e da mulher.

5- Traga-o para perto e cheio de disposição, descobrindo suas motivações: ser uma referência para os filhos, para os amigos, ter a casa mais bonita, a família se divertindo junto, economizar, ter uma mulher mais disponível para ele etc.

6- A divisão das tarefas deve ser de acordo com a disponibilidade de tempo e não só as habilidades de cada um. Muitas vezes, temos que fazer aquelas coisas que não gostamos ou não sabemos muito. Incentive a superação dos limites, afinal a habilidade acontece com o treino.

7- Ensine seus filhos a serem independentes, responsáveis e participativos nas tarefas da casa, é isso que vai completar essa tão sonhada mudança cultural.

>>> O Fica a Dica também tem um espaço no Facebook. Clique aqui, curta, compartilhe e comente.

Envie seu Comentário