Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como evitar danos causados pelo cloro

28 de novembro de 2013 1

caelos

 

A piscina é uma das opções de lazer no Verão, mas é preciso ter cuidado, pois os produtos químicos usados na água podem prejudicar a pele e os cabelos.

E o início da temporada é a melhor época para começar a cuidar.

O dermatologista Leonardo Ravache explica que nossa pele e cabelos ficam ressecados não só por causa do cloro da piscina, mas da ação dele com a água.

_ A água penetra nas células de queratina, deixando-as inchadas. Isso provoca pequenas aberturas na camada da pelo, que fica vulnerável ao cloro, um produto químico que causa irritação da pele _ explica.

E o mesmo acontece com os cabelos.

_ A água abre as cutículas capilares, permitindo a penetração do cloro, que deixa os cabelos ressecados, sem brilho e mais propensos a quedas. Os danos ocorrem só pelo fato de ficarmos dentro d’água por muito tempo. _, diz o cabeleireiro Diego Moreira.

 

l  Camada de proteção

Para proteger a pele dos efeitos do cloro, a solução mais eficiente é a hidratação, que deve ser feita diariamente, sempre após o banho, para que a recuperação da pele seja mais rápida.

O dermatologista recomenda cremes que, além de hidratarem, acalmam a pele, como aqueles que contêm Aloe Vera e camomila.

_ Eles restauram a barreira da pele contra a ação do cloro e outros produtos químicos _, explica.

Já no caso dos cabelos o processo é mais complicado, pois eles ficam fracos a ponto de quebrar e cair.

A parte do cabelo que sofre primeiro é a ponta, mas se ela não estiver hidratada antes, e ficar muito ressecada, só a hidratação não é o suficiente para reverter os danos causados.

_ Nesse caso, a única solução é o corte _, salienta Diego.

Hidratar-os-cabelos1

 

Revertendo o quadro

Para proteger os cabelos, o ideal é fazer uma hidratação com produtos à base de silicone, pois o silicone cria uma camada em volta do fio que protege as células de queratina de ficarem inchadas e abrirem espaço para a entrada do cloro.

Uma dica para amenizar os estragos do cloro é molhar o cabelo no chuveiro um pouco antes de entrar na piscina, porém sem aplicar nenhum tipo de produto.

_ Não é recomendado usar cremes antes de entrar na água, e nos clubes isso nem seria permitido _, completa o cabeleireiro do salão Fina Mulher.

Por isso, o mais recomendado é uma rotina diária para manter os fios hidratados e protegidos. Para recuperar os fios danificados, o tratamento mais recomendado é uma hidratação profunda feita no salão.

Em geral, usa-se o xampu anti-resíduos para remover as impurezas do cloro dos cabelos. Já a máscara hidratante, rica em vitaminas e proteínas, devolve os nutrientes ao fios, que ganham força e elasticidade.

silicone

 

Cuidado com as unhas

Pelo fato de as unhas também serem feitas de queratina, elas estão igualmente sujeitas aos efeitos da água e do cloro. Porém, por serem mais resistentes, os danos só aparecem depois que a unha ficou meses em contato com o cloro. A unha tende a ficar amarelada ou com manchas brancas, e em alguns casos pode desfolhar, ou seja, desprender algumas camadas.

Caso suas unhas também fiquem prejudicadas, o ideal é usar hidratantes próprios para unhas e cutículas.

Dicas-Para-Ter-Unhas-Perfeitas-Sem-Tirar-as-Cutículas-01

Fica a dica 

 

>>> O Fica a Dica também tem um espaço no Facebook. Clique aqui, curta, compartilhe e comente.

Comentários (1)

  • Luciene de Paula diz: 2 de dezembro de 2013

    Dicas super bacanas, neste calor muita gente lembra da piscina, mas esquece de cuidar dos cabelos, com estas dicas dá para curtir o verão e ainda ficar com os cabelos incríveis, amei as dicas, beijos …

    http://www.aprendizdecabeleireira.com/

Envie seu Comentário