Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

9 passos para ser mais feliz e confiante

23 de dezembro de 2013 0

nove-passos-feliz-confiante-56930.jpg 1Foto: MdeMulher/ Divulgação


Não é mágica meninas, é ciência. Alguns truques são capazes de enganar sua mente e ajudá-la a ficar mais feliz e confiante.

O mundo está cada vez mais rápido - e as soluções para seus problemas também. Alguns gestos (como balançar a cabeça afirmativamente, por exemplo) podem – de forma subconsciente – influenciar seus pensamentos e até a imagem que passa para as outras pessoas.

- O cérebro associa certas sensações físicas a emoções específicas,  diz Art Glenberg, professor de psicologia na Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. Para ter uma ideia: segurar uma xícara de café quente faz você se sentir mais confiante enquanto conversa com alguém. Garimpamos essa e outras estratégias cientificamente comprovadas que podem trazer vantagens nas mais diferentes situações. Desde ganhar mais segurança naquela reunião importante até impedir que uma discussão se transforme em briga. Toda ajuda é válida, né? 

nove-passos-para-ser-feliz-e-confiante-04.jpg2

Ser mais organizada

O truque
Faça listas.

Por que funciona 
Precisa chegar pontualmente ao trabalho? Está difícil pagar as contas na data certa? Pegue um papel e anote seus planos – para hoje, esta semana ou todo o mês. “Para mudar um padrão de comportamento, é preciso treino. De nada adianta se comprometer por dois dias e abandonar o hábito no terceiro. Seja persistente”, diz a psicóloga Cristiane Moraes Pertuzzi, especialista em desenvolvimento humano, de São Paulo. Ver objetivos organizados e concretizados no papel torna as metas mais claras.

nove-passos-para-ser-feliz-e-confiante-06.jpg3

Ativar sua memória

O truque
Rabisque em um papel.

Por que funciona
Desenhar imagens aleatórias durante uma reunião ou palestra ajuda você a absorver as informações que escuta – embora seu chefe possa ter a impressão contrária, fica a dica. Rabiscar melhora a memória em quase 30%, segundo estudos da Universidade de Plymouth, no Reino Unido. Uma das razões seria porque desperta a área do cérebro que, em outros momentos, serviria apenas para você ficar sonhando acordada.

nove-passos-para-ser-feliz-e-confiante-09.jpg4

Ficar totalmente relaxada

O truque
Abrace um homem.

Por que funciona
Quando mulheres sentem o toque da pele ou do cabelo de um cara, ficam instantaneamente mais relaxadas, como foi comprovado pela Universidade de Utah, nos EUA. Estudiosos acreditam que o cheiro masculino possui algum tipo de poder calmante sobre o cérebro. E não precisa ser seu melhor amigo, peguete ou marido: um rápido abraço de qualquer cara (seu pai, uma paixão platônica, seu irmão) surte o mesmo efeito.

nove-passos-para-ser-feliz-e-confiante-05.jpg5

Tomar uma decisão difícil

O truque
Segure algo pesado, como uma garrafa, um grande caderno ou um peso de papel.

Por que funciona
Se precisar decidir se deve aceitar um novo emprego ou morar com seu namorado, segurar alguns quilos extras nas mãos vai fazer seu cérebro avaliar a situação mais seriamente. Estudiosos da Universidade de Amsterdã, na Holanda, entregaram pranchetas de diferentes pesos a voluntários de uma pesquisa. As pessoas que seguraram as mais pesadas durante o teste acabaram dando mais importância às suas opiniões do que aquelas que assinalaram as respostas em uma prancheta leve. “É como se você estivesse concretamente segurando aquela coisa que precisa decidir”, diz Cristiane. E, assim, a escolha tomasse mais força.

nove-passos-para-ser-feliz-e-confiante-08.jpg6

Ser autêntica (em qualquer situação)

O truque
Use óculos de sol.

Por que funciona
O segredo aqui é que as lentes escuras fazem com que você se sinta protegida, então, consequentemente, mais livre para fazer (e dizer!) o que quiser. “Os óculos a encorajam a falar com mais sinceridade porque, de alguma forma, você está escondida atrás deles. Então não fica inibida com o julgamento do outro”, afirma Cristiane. Um estudo da Association for Psychological Science, organização americana de pesquisas, provou que, quando estavam usando óculos escuros, as participantes agiam de forma mais egoísta do que as voluntárias que estavam com os olhos expostos ao mundo.

nove-passos-para-ser-feliz-e-confiante-03.jpg7

Parar de pensar demais em algo

O truque
Lave suas mãos.

Por que funciona
Água e sabão podem “lavar sua consciência” e implodir a nuvenzinha de pensamentos insistentes – por que foi dar ouvidos àquela colega falsa, ou o que teria acontecido se tivesse aceitado o pedido de casamento do seu ex. Um estudo recente da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriu que, quando uma pessoa lava as mãos após tomar uma decisão, tende a repensar a escolha muito mais do que aquelas que lavaram as mãos antes. Os participantes da pesquisa precisaram avaliar produtos diferentes, como CDs, e, depois, escolher alguns para levar com eles. Quem lavou as mãos depois mostrou mais vontade de trocar o objeto. Esse truque também faz com que você se sinta menos culpada após fazer algo não muito legal, como mentir para uma amiga. Não tem uma pia por perto? Use um lencinho antibacteriano ou álcool gel para limpar a barra.

nove-passos-para-ser-feliz-e-confiante-02.jpg8

Evitar uma briga

O truque
Balance sua cabeça como se estivesse concordando.

Por que funciona 
Ninguém está dizendo para você aceitar qualquer absurdo que seu namorado, sua mãe ou a vizinha do 72 estejam dizendo. Mas o gesto de mexer sua cabeça em sinal de afirmação engana o cérebro, fazendo com que a pessoa fique, inconscientemente, mais receptiva ao que estiver ouvindo, segundo uma pesquisa da Universidade de Missouri, nos EUA. “Seu cérebro codifica as informações não só pelo que você escuta, mas também pelos movimentos. Quando você dá um comando de `sim’, ele registra que essa é uma postura mais aberta, de concordância”, diz Cristiane.

nove-passos-para-ser-feliz-e-confiante-01.jpg 9

Ter confiança

O truque
Sente-se com um dos braços no apoio da cadeira e o outro sobre o encosto. Cruze um dos calcanhares em cima do joelho.

Por que funciona
Nessa posição, as pessoas sentem um súbito impulso de poder. Um estudo das universidades Columbia e Harvard, nos EUA, garante que também aumenta os níveis de testosterona – o hormônio masculino que faz você se sentir tão poderosa quanto o presidente da empresa sentando naquela mesa enoooorme – ao mesmo tempo que diminui a quantidade de cortisol (o hormônio do estresse), trazendo calma e dando a impressão de que você domina o ambiente.

nove-passos-para-ser-feliz-e-confiante-07.jpg10

 

Apresentar uma ideia ao seu chefe

O truque
Pressione a parte inferior de uma mesa com a ponta dos dedos.

Por que funciona
Sim, é embaixo da mesa que uma das suas mãos deve estar quando você for expor sua proposta para o novo projeto da companhia. Esse gesto estimula o pensamento criativo, garante um estudo do Journal of Personality and Social Psychology. Isso acontece porque o movimento flexiona exatamente os músculos do braço que você usa para trazer coisas para perto de si, fazendo seu cérebro associá-lo com criatividade e compreensão – o que colabora para seu gestor comprar sua ideia com mais facilidade. Porém, a pesquisa também descobriu que o contrário – pressionar a parte superior de uma mesa – geraria o efeito oposto, deixando você mais fechada a novas propostas.

Fonte: MdeMulher

Fica a dica!

>>> O Fica a Dica também tem um espaço no Facebook. Clique aqui, curta, compartilhe e comente.

Envie seu Comentário