Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Inicia escavação para construir pilar que sustentará Ponte do Badenfurt, em Blumenau

09 de março de 2011 4


Esperada há três décadas pela comunidade de Blumenau e região, a obra para construção da Ponte do Badenfurt está aos poucos saindo do papel. Iniciada no fim de janeiro com a montagem do canteiro de obras na Rua Henrique Weise, até agora, a obra se dividiu em limpeza dos terrenos, que já chegou à margem direita do Rio Itajaí-Açu, topografia e terraplanagem. Nesta semana, uma nova fase começa: a construção do primeiro tubulão, pilar que sustentará a estrutura viária.

Para fazer o tubulão será necessário escavar a terra até encontrar uma rocha, na qual a estrutura do pilar será montada. O trabalho é árduo. Na construção do viaduto da Via Expressa, por exemplo, foi necessário escavar 18 metros até encontrar uma rocha firme para a montagem de um dos tubulões. Os responsáveis pela obra do Badenfurt têm ideia do trabalho que virá pela frente porque foram feitos estudos, mas não arriscam uma data de quando o tubulão estará pronto.

Paralelo a isso, continuam as obras de limpeza de terrenos e terraplanagem na margem direita do rio. Na margem esquerda, não se fez nada porque ainda é necessário desapropriar 31 terrenos. Prefeitura e proprietários ainda negociam os valores. O Santa tentou obter um mapa com os terrenos que precisam ser desapropriados, mas a prefeitura não liberou o documento para preservar os proprietários e evitar especulações imobiliárias.

A obra no Badenfurt contará com uma ponte de 362 metros sobre o Rio Itajaí-Açu, via expressa, viaduto sobre a Rua Arnold Hemmer, ponte sobre o Ribeirão do Testo com 80 metros de extensão, calçadas, ciclovias e pavimentação de ruas transversais. A construção custará R$ 31 milhões e a intenção é atenuar o tráfego da BR-470, entre o trevo do antigo Celeiro do Vale e o acesso a Pomerode.

A obra também deve facilitar o acesso a Blumenau e reduzir as distâncias entre as regiões Norte e Sul. Está prevista a redução do tráfego do Centro, por diminuir o trânsito na Rua Bahia e na Ponte do Salto, simplificando o acesso entre os bairros Velha, Salto Weissbach e Badenfurt.

Comentários (4)

  • Dell diz: 9 de março de 2011

    Acho legal esse blog pra fiscalizar o andamento da obra. Ilhota deveria seguir o exemplo já que a ponte de lá está se arrastando.

  • Joceli De Fátima Dos Santos Andrade diz: 9 de março de 2011

    Gostária de saber em que local ,ponto de referência vai sair a ponte do lado da rua Bahia!

    Att;

    Joceli

  • jon diz: 9 de março de 2011

    A Rua Bahia vai receber melhorias? faz tempo que ela está com aqueles remendos mal feitos…..

  • WALDIR diz: 9 de março de 2011

    Só quero ver o barulho dos ambientalistas ao ver tamanha derrubada de mata nativa,pois só com meia duzia de arores derrubadas na beira rio já fizeram um escandalo imagine agora o barulho.Pois só o que eles querem é que o progresso estagne.

Envie seu Comentário