Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Complexo da Ponte do Badenfurt alcança 70% de trabalhos concluídos

13 de setembro de 2012 12

A obra do complexo da Ponte do Badenfurt alcança 70% de trabalhos concluídos. A estimativa é do engenheiro Eduardo Schlindwein, do Consórcio Stein-Pacopedra, responsável pela obra. A ponte sobre o Rio Itajaí-Açu está com a fundação totalmente implantada, com os 12 pilares instalados entre as duas margens. Operários trabalham agora na colocação de placas de concreto sobre a armação de ferro acima da ponte e a concretagem do pavimento.

Por último, quando toda a estrutura estiver implantada, o asfalto será aplicado sobre a ponte. O complexo ligará a Rua Bahia à BR-470 por meio de uma via expressa, que passa sobre o Rio Itajaí-Açu e sobre o Rio do Testo. Metade da ponte sobre o Itajaí-Açu já recebeu as placas e cerca de 30% teve a camada de concreto aplicada. A previsão de Schlindwein é de que até o final do ano todo o trecho, de 362 metros de extensão, esteja concluído.

Com a fundação concluída, ponte sobre o Rio Itajaí-Açu recebe aplicação de concreto na laje, antes do asfalto (Foto: Artur Moser)

Na margem esquerda do Itajaí-Açu, no Bairro Badenfurt, o processo avança de modo semelhante na ponte sobre o Rio do Testo. Cerca de 70% da ponte, cujo comprimento será de 80 metros, já foi concretada, com placas e a camada de concreto formando a base do pavimento.

Inicialmente prevista para ser concluída em dezembro deste ano, o cronograma da obra foi revisto e aponta para abril de 2013. Mas ainda há a possibilidade de atrasar, devido ao impacto das chuvas no meio do ano, que elevaram o nível do Rio Itajaí-Açu e dificultaram os trabalhos de fundação da ponte, e a possbilidade de haver novo período de chuvas.

Leia mais na edição impressa do Santa desta sexta-feira.

>>>Confira aqui a galeria de imagens da obra<<<

Comentários (12)

  • Deco diz: 14 de setembro de 2012

    “O complexo ligará a Rua Bahia à BR-470″
    E o gargalo que se formará na saída para a 470, serão que os inteligente pensaram nisso???
    Fazer uma ponte eh fácil!! quer dizer, no Brasil até nem tanto! O problema é todo o planejamento e escoamento do fluxo de carros lá na frente.

  • Daunino G. dos santos filho diz: 14 de setembro de 2012

    acredito que esta obra é de suma importancia, e vem para suprir grande parte dos congestinamentos em nossa cidade, nao só pela ponte mas por todo complexo.oque fico meio triste é que faço curso de mestre de obras na acib, preciso de material para discutir em sala de aulas e nao concigo, tentei agendar uma visita com nossos alunos e tbm nao concegui, talvez nao encontrei a pessoa certa, se puderem me ajudar fico agradecido

  • marcelo diz: 14 de setembro de 2012

    mais sempre tem um pra reclamar, meu deus!

  • Jaci de Brito diz: 14 de setembro de 2012

    Caracas, esse povo nunca está contente com as coisas! Porque não vão morar em países ou cidades do continente africano, ou mesmo em cidades aqui no Brasil, onde não nada de projetos viários e de infraestrutura implantada e, ou, planejada? Se faz-se obras, se reclama, se não as faz, reclama-se também! Me desculpem os críticos, claro que no caso dessa obra temos que pensar no escoamento do trânsito, mas certamente as obras estão sendo planejadas com o maior cuidado e visão possíveis!!! Nossa cidade é linda e está sendo planejada pro futuro, com características ja de cidade de primeiro mundo, mas temos também resquícios de um mal planejamento em obras passadas. Vamos com calma gente, pelo amor de Deus! Vamos agradecer mais por aquilo que estamos vivendo! Desculpe o desabafo, mas acho que reclamamos muito e devemos fazer sim, mas devemos também ser mais agradecidos!

  • Nicolas Florentino diz: 14 de setembro de 2012

    Moro no Badenfurt desde que nasci, acredito que ainda seja um dos melhores bairros da cidade para se morar. Da janela do meu quarto posso ver as obras da ponte, e é impressionante a velocidade do andamento da mesma. Podem falar o quanto quiserem, mas esta será uma das obras mais importantes para a cidade. Acredito que alguns pontos deveriam ser melhorados, porém mesmo assim mudara nossa a história!

  • Nini diz: 14 de setembro de 2012

    Uma obra deste porte não seria feita se não fosse muito bem planejada. O importante é que finalmente alguém se dignou a fazer algo assim grandioso.

  • Iago diz: 14 de setembro de 2012

    Show de bola, daqui alguns meses nossa cidade terá mais um motivo para comemorar o grande trabalho do prefeito JPK!

  • renato pasqualini diz: 14 de setembro de 2012

    olá! não interessa muito neste momento,como ficará o fluxo de veiculos,blumenau esta carente de novas pontes,que encurtará distancias.depois dessa,que venha mais pontes!!

  • Ristow diz: 14 de setembro de 2012

    Deco, a obra da ponte do Badenfurt é responsabilidade municipal. Ou seja a Prefeitura de BNU que coordena a empreitada.
    A BR470 é federal e responsabilidade do DNIT.
    Muitas pessoas reclamaram do viaduto da Mafisa e das obras de Gaspar e Ilhota sem lembrar desse pequeno detalhe que envolve a BR470.
    Olhando pelo lado positivo, as obras que as prefeituras dessas cidades estão fazendo já ajuda a minimizar o problema de mobilidade urbana.

  • jailson delima diz: 21 de setembro de 2012

    preciso lembrar que a BR 470 vai ser duplicada futuramente com isso o transito pode melhorar,e com certeza um projeto bem feito vai ser feito na saída da BR 470 com o complexo do Badenfurt.

  • Rafael diz: 4 de outubro de 2012

    Sim mais uma grande Obra do JPK, antes desta lembro de uma bem importante….
    aumento de 100% no iptu…
    só para refrescar a memoria….
    deveria ser atualizado o blog com mais frequência.

  • Gerson diz: 8 de janeiro de 2013

    Ristow, então vc quer dizer em outras palavra e o governo municipal somente faz as vias de acesso para a rodovia, e de lá que se dane, me parece bem facil assim, é de responsabilidade fazer vias secundarias para acesso interno do minicipio e não se utilizar das rodovias estaduas para demandar seu volume interno, mas isso é uma coisa que nenhuma cidade do nosso vale faz, BEM, mais BEM ao contrário disso.

Envie seu Comentário