Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Sexta é dia de Stand Up Paddle na Lagoa da Conceição

21 de janeiro de 2012 0

O Floripa Tem traz em sua programação aulas de SUP (stand up paddle) toda sexta-feira, das 10h às 12h, com saída da embaixada da Beira-mar às 9h. A manhã desta sexta, 20 foi perfeita! Mesmo com o vento nordeste batendo, a aula de SUP foi muito divertida. Deu até para pegar onda na Lagoa…

O SUP chegou para permitir as pessoas, não atletas, de praticarem um esporte emocionante, com vários níveis de graduação. Contudo, a grande diferença, e ao contrário do surf, qualquer pessoa consegue ficar de pé na prancha, remar, e curtir muito, no primeiro dia. Realmente, uma sensação muito emocionante para quem não pratica nenhum esporte e tem vontade de começar algo diferente, seja sozinho, com amigos e/ou com a família.

Os professores do Floripa SUP Club, Roger Souto e Romeu Bruno deram um show do esporte pra galera que ficou facinada nas dicas e prometeram dar sequência ao esporte.

“Adorei! Nunca tinha praticado e já mandei bem desde o início. Os professores são ótimos, perto deles a gente consegue acertar tudo. Com certeza continuarei praticando”, diz a estudante Isadora Trott.

O professor Roger Souto comenta que a prática do SUP requer equilíbrio, prática na remada e controle. Isto é fácil de conseguir quando se tem dedicação. “Este é um esporte fácil, basta ter técnica, o que nós ensinamos aos nossos alunos. Ainda mais com um professor como o Romeu Bruno, precursor do esporte no Brasil. Pra gente é um orgulho”, diz.

Romeu Bruno é towsurfer profissional de ondas gigantes. Surfa desde 1970 e deixou o Hawaii para morar em Florianópolis. É pioneiro no tow-in surf brasileiro e salva vidas por 12 anos no Hawaii, promovido a tenente e consagrado com honra ao mérito pelo governo do Hawaii por um salvamento em ondas de até 7 metros de altura. Este fera dá aula de SUP para os alunos do Floripa Tem.

“Após a primeira aula o aluno já sai sozinho e faz o mini tour aqui pela Lagoa”, diz Romeu. A aula consiste em dar técnicas do esporte, o aluno treina os primeiros passos e sai fazendo um mini tour pela Lagoa da Conceição, na qual aprende sobre os principais aspectos da fauna, cultura e gastronomia do local. Os alunos também adquirem uma base de rota de navegação e após a primeira aula podem alugar sua prancha e sair a navegar.

# Benefícios da prática do SUP…

Equilíbrio para o corpo

Segundo praticantes e especialistas, o SUP, Stand-Up Paddle, dentre todos os esportes de prancha, é o que oferece o melhor e mais forte exercício físico. É bom para trabalhar força, equilíbrio, abdominal, os braços e a mente. Atletas de surf de pranchinha, do longboard, de tow-in e até mesmo de outros esportes como o triátlon se utilizam do pranchão a remo para melhorar o preparo físico e relaxar a mente.

Facilidade de iniciação da modalidade

No primeiro dia de prática, a pessoa já rema, fica de pé, e curte. Essa modalidade permite que qualquer pessoa curta a modalidade no primeiro dia, e passe, desse ponto, somente a evoluir.

Um esporte emocionante e fascinante

Para quem odeia uma esteira de academia, o SUP é amor a primeira vista, você pode remar com amigos, parentes, até sozinho, sendo um esporte aeróbico e completo.

Altíssima queima calórica

O SUP, por trabalhar em cima de uma superfície móvel (a água), exige do praticante, um trabalho de equilíbrio constante. Mesmo a pessoa iniciante ou a pessoa mais experiente tem que manter as pernas e o abdômen contraídos para a mantença do equilíbrio. Esclarece que não é difícil ficar de pé, mas existe um trabalho de todo o corpo, pés, pernas, abdômen, braços.

Recuperação de lesões

O SUP é recomendado para reforço de tornozelos, joelhos, pois não existe impacto, contudo, é exigido permanentemente a musculatura do tornozelo, e joelhos, pois se trabalha em uma superfície móvel.

Contato com a natureza

O SUP é contato direto com a natureza. Em lagos, barragens e rios é um esporte contemplativo, e de consciência ecológica.

Aulas de SUP com o Floripa Surf Club? Acesse: http://www.floripasupclub.com.br/

Envie seu Comentário