Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Vila Dique

22 de December de 2009 39

Este trabalho fotográfico começou em maio de 2008, quando o fotógrafo Tadeu Vilani, recém transferido da sucursal de Passo Fundo, se deparou com a realidade da Vila Dique. Área ocupada há mais de 30 anos junto a cabeceira do aereoporto internacional Salgado Filho, começou a acompanhar os preparativos da transferência das primeiras famílias que teve início em setembro de 2009, quando, o fotojornalista Vinícius Carvalho se uniu no documentário que está em processo.  Na manhã cinzenta de segunda-feira, 21.12.2009, começou o a segunda etapa da transferência das famílias, com a previsão de conclusão na metade de 2010.

Bookmark and Share

Comentários (39)

  • Regis diz: 22 de December de 2009

    Imagens fantásticas! O preto e branco tem esse poder único de dramatizar as imagens…. Parabéns ao artista!!

  • Docimar diz: 22 de December de 2009

    Que maravilha essas fotos, lindas, parabéns.

  • João diz: 22 de December de 2009

    Essas, imgens da vila Dique, mostram a realidade de uma parcela da população que diariamente esquecemos, principalmente quando embarcamos em voos em nosso Salgado filho. Iremos transferi-los de local , mas não podemos transferir junto com eles a misseria a vulnerabilidade, temos que dar meios mais dignos de sustentabilidade a esta comunidade.

  • evaristo koch diz: 22 de December de 2009

    Centenas,dezenas,milhares já foram as fotos refletindo as tristezas encravadas em olhares perdidos pela desfaçatez humana.E ainda, nós homens,não aprendemos a nos sensibilizar de uma forma mais objetiva.Ou seja,levantarmos da cadeira,arregaçarmos as mangas e definitivamente protestar pelos nossos direitos.Não somente ajudando( esmolando)as pessoas que não tem privilégios, mas sim mostrar-lhes quais são os caminhos para saírem deste inefável “mundinho’ de desesperança,de fome,de misérias.Todos nós temos o direito de viver a vida em sua plenitude.O desconsolo é que a minoria que poderia fazer a diferença ,se esconde atrás de balcões ,bancadas,microfones ,tv’s e não mostram a verdadeira realidade a essas pessoas .Mesmo indignado com tudo que acontece no mundo,e também no meu mundinho,agradeço ao fotógrafo pelas imagens.Quem sabe alguém leia esse comentário,se sensibilize e leve as pequenas almas(as criânças das fotos e outras) que vivem neste cenário a escola e,mostrem à elas um mundo diferente.Um mundo que seus pais não tiveram condições de conhecer.Agora um desabafo:BENDITA COPA DO MUNDO”Seus” politiqueiros’.

  • Ricardo diz: 22 de December de 2009

    Bah, muito bom. Parabéns.

  • Deborah Diniz diz: 22 de December de 2009

    Bonito o ensaio que mostra a realidade da nossa cidade! Eu trabalho no aeroporto e vejo essas cenas todos os dias ao passar ali de ônibus!
    Parabéns pelo ensaio…

  • Teresa diz: 22 de December de 2009

    Parabéns pelo excelente trabalho de fotografia.
    Registar enquanto tudo está de pé, enquanto existimos, enquanto o nosso olhar quer denunciar o que está menos bem…
    Um abraço daqui do Porto – Portugal
    Teresa

  • Twitter Trackbacks for Focoblog » Blog Archive » Vila Dique [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 22 de December de 2009

    [...] Focoblog » Blog Archive » Vila Dique wp.clicrbs.com.br/focoblog/2009/12/22/vila-dique – view page – cached Este trabalho fotográfico começou em maio de 2008, quando o fotógrafo Tadeu [...]

  • Rafael Fernandez diz: 22 de December de 2009

    As pessoas estão saindo dali para ir para um lugar melhor, já que elas ocupam um lugar que não deveriam.
    Isto soa a sensacionalismo.

  • Mirian diz: 22 de December de 2009

    Parabéns, um olhar profundo, com sentimento…
    Gosto muito de fotografia e, quando passo por ali, fico imaginando o sentimento das pessoas e a vontade de fotografá-las na sua intimidade, no desconforto que vivem, conhecê-los melhor.
    Abraço

  • Leonardo diz: 22 de December de 2009

    Os politicos que roubaram a merenda escolar das criancas……….
    Os politicos que roubaram as ambulancias dos doentes………….
    Os politicos que compram casa com dinheiro publico………
    Os Baroes e Condes das Capitanias Hereditarias…….

    Fico a me indagar o que sentem, quando veem estas fotos??????

  • Lucio diz: 22 de December de 2009

    As opiniões são unanimes no sentido de dar melhores condiçoes e direitos de vida e etc. O problema é na pratica. Quem vai fazer? Quem vai pagar a conta? Sempre quem trabalha e paga impostos acaba pagando a conta dos direitos alheios.

  • Ratao Diniz diz: 22 de December de 2009

    Putzzz, q foda esta documentação companheiros. Bom demais mesmo. Parabens pela sinceridade do olhar d cada fotografo q esta realizando este trabalho. Continue com esta proposta e faça q estas fotografias possam ajudar a estas pessoas.

    PARABENSS

    Beijos e fortes abraços solidarios
    Ratao Diniz

  • Mário Rocha diz: 22 de December de 2009

    Sensibilidade para fotografar é mesmo pra quem tem. Quem não tem, aplaude. Um belo trabalho. Parabéns!

  • José Luiz H. Ferreira diz: 22 de December de 2009

    Que lindas fotos da Vila Dique! O próximo trabalho será na Cachorro Sentado ou na Vila Chocolatão? Mas uma coisa é certa, será em P&B, pois a pobreza em cores pode chocar. Além disso, o P&B nesses casos é perfeito! A pobreza é cinza e escura. Olhando por esse ângulo,como na maioria das fotos de flagelo social, fica fácil fazer fotografia.

  • Patrick diz: 22 de December de 2009

    ….há pouco tempo tínhamos 80% da população do RS no campo e 20% nas cidades. Hoje os percentuais se inverteram. Conforme alguns internautas colocam “a culpa é nossa”. Não concordo. A culpa é dos governantes que prometem abraçar as causas da comunidade, eleitos para nos representar. Vocês imaginaram, se o dinheiro das cuecas, meias, valeriodutos, clube da cidadania, etc fossem direcionadios para a engenharia? Teríamos casas nobres para levantar milhares de vilas Diques. E a culpa pé nossa? Não seria da companheirada que depois que chegaram lá estão “dançando” com o nosso dinheiro, nosso não, dos pobres, que precisam da infraestrutura. Ou eu teria meios para tomar delles o que roubaram? Se a solução estivesse nas minhas mãos eu concordo que o problema seria meu (…).

  • Nilton Silva diz: 22 de December de 2009

    Nasci na fronteira do RS c/ Argentina..migrei a POA c/12 anos de idade..tive boa parte da minha infância nessa vila..Puxei carro de papél por uma boa etapa de minha vída..Trabalhei em montagem de pistolas na Taurus..fui aux.contábil em uma fábrica de móveis de Gramado..Tive uma pekena loja de bikes em P.Alegre..Hoje tenho 39 anos..e hoje sou micro-empresário em Orlando-Flórida…O dike significa pra mim o inicio de todo sucesso que tive..muitos teria vergonha de mostrar um passado igual ao meu..ao contrário!! Tenho orgulho em saber que no meio dessa gente simples..existe muita dignidade, trabalho e bondade..Lamentável o governo fechar os olhos pra éssa gente..E quem pensa que éssa gente está satisfeita..ESTÁ MUITO ENGANADA pois a transferência deixa a desejar..Tem muitas familias que lutaram a vida toda pra conquistar sua moradia..e ESTÃO TRANSFERINDO ÉSSA GENTE PRA CASÉBRES LAMENTÁVEIS..que mal cabe uma cama..Deixo aqui minha indignação..Pois assim como eu que hoje SOU CIDADÃO AMERICANO BRASILEIRO..Consegui na raça..e vejo minha gente..pessoas humildes que infelizmente~não tiveram éssa mesma sorte..continuam na miséria dependendo de um governo egoista..que a cada dia enlameia nóssa “imagem brasileira”c/robalheiras..COVARDES!!! Gostaria que voces sentissem na péle oque éssas pessoas sentem..Assim voces teriam consciência das maldades que praticam…Apesar de hoje ter uma vída estabilisada..Nunca esqueci minhas raízes..continuo o mesmo gaúcho tradicionalista que sempre fui..Desejo a todos que estão voltados a atenção pra éssa pekena parte de nossa população um FELÍZ E ABENCOADO NATAL E PRÓSPERO ANO DE 2010…Que éssas injustiças e diferenças pelo menos sejam amenisadas no futuro..

  • Lucas Freitas diz: 22 de December de 2009

    Muito interessante o trabalho, parabens a iniciativa e a coragem do fotografo em trabalhar e conseguir captar a expressao dessa parte da sociedade que e majoritariamente negligenciada por nos. Obrigado por compartilhar essa imagem para o mundo.

  • Tiago Medina diz: 22 de December de 2009

    Muito boas, as fotos.
    Parabéns aos fotógrafos Tadeu Vilani e Vinícius Carvalho, dois grandes talentos.

    Abraço

  • Sergio Ventzke diz: 22 de December de 2009

    As imagens são fantásticas, mas se não me engano, as pessoas ganharam casas novas, seria interessante focar na mudança de vida que ocorre nas pessoas com uma nova habitação, por isso sugiro que fotografe as mesmas pessoas nas novas moradias, para termos o contraponto, e pode ser em preto e banco, garanto que também terá intensidade emocional. Tenho pensado muito ultimamente na dignidade humana e como uma habitação leva a ela, e fiz um cálculo simples: Divida púbila de 1,5 Trilhões de reais a um judo de 10 ao ano, dá 150 bilhões pagos de juros ao ano, sem amortizar a dívida, aí, divido por 70 mil que é o custo para uma casa+infraestrutura, o que dá para construir 2.214.857 moradias em um ano, mas acho que estou fora de foco.

  • Luciano Silveira diz: 22 de December de 2009

    Retrato da realidade, arte verdade, estas imagens nos chamam para o mundo real aquele em que vivemos e que por inconsciência abandonamos.
    Como podemos viver o Natal das festas e presentes e esquecermos que o aniversáriante nesta data nos chama a atenção nos olhares de sofrimento, de abandono, de desconsolo e desespero.
    Que Deus abençõe a todos estes irmãos e que nós possamos nos conscientizar e ajudar de alguma forma.
    Parabéns ao fotografo pelo choque de realidade que nos proporciona, nesta hora de inconsciência e desparate humano.

  • Cynthia diz: 22 de December de 2009

    Tadeu, Vinícius, parabéns pelo trabalho, está belíssimo :)

  • Anne da Rosa diz: 22 de December de 2009

    Como sempre teu trabalho está maravilhoso Tadeu, parabéns!

  • R.Tobias diz: 22 de December de 2009

    Como sempre excelente as fotografias. Enxergar o belo no feio não é tarefa para qualquer um. Parabéns!!!

  • Taiboner.it » Blog Archive » Tadeu Vilani – Lavoro fotografico diz: 22 de December de 2009

    [...] olhar, favor acessar este endereço: http://wp.clicrbs.com.br/focoblog/2009/12/22/vila-dique/?topo=13,1,1 ou ir na http://www.zerohora.com e acessar o blog [...]

  • Luciano Quadros diz: 22 de December de 2009

    Fantásticas as fotos! Muito bonitas mesmo…
    Parabéns!

  • Luis Felipe Marques Só diz: 22 de December de 2009

    Fantástico trabalho, excelente olho!!!

  • Pedro Revillion diz: 23 de December de 2009

    Baita trabalho dos dois, se puxaram nas fotos! Essa parceria promete, um abracao

  • Marcelo NUnes diz: 23 de December de 2009

    Fotos excelentes, grande trabalho!Parabéns.

  • Luciano Stabel diz: 23 de December de 2009

    Matou a pau, uma mais linda que a outra.

  • uberVU – social comments diz: 23 de December de 2009

    Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by jbotega: Vila Dique – http://bit.ly/6ThZ9P

  • Tatiana Laschuk diz: 23 de December de 2009

    Fotões! Muito bom mesmo! Parabéns Tadeu!

  • Alicia diz: 23 de December de 2009

    Mais um ensaio para encher os olhos e a alma. Parabéns!

  • Ben Oliveira diz: 25 de December de 2009

    Incrível trabalho fotojornalístico!
    Uma bela inspiração para os estudantes de jornalismo, como eu.

  • ricardo salbego diz: 26 de December de 2009

    bah, que fotos. sempre gostei de fazer fotos diferentes e que mostram uma realidade. mas estas são nota 10, sensibilidade e a palavra correta. captar a realidade e mostrar. e dez. parabens ao jornalista fotografo. mostrar a fisionomia sofrida do nosso povo, mesmo assim se vê traços de esparança. só nós brasileiros aguentariamos tanta sacanagem e mesmo assim sobreviveria. os europeus e norte – americanos ja teriam morrido por frazqueza de espirito. eles nao aguentariam viver ganhando salario miseravel. por isto nao vejo soluução para o Brasil.

  • gica medeiros diz: 5 de January de 2010

    Caro Tadeu! Mais uma vez me emociono com o teu trabalho,amigo.
    belíssimas fotos que transcrevem teus sentimentos.
    abraço, saudade
    Gica

  • Cris diz: 9 de January de 2010

    o preto e branco ajudou ainda mais à transmitir a atmosfera do flocal e o sentido das fotos
    Parabéns!

  • Juliana diz: 29 de March de 2010

    Imagens lindas.

  • Focoblog » Arquivo » Um picadeiro multimídia no coração da Capital diz: 8 de April de 2010

    [...] Em preto e branco, a dupla retratou a rotina de uma vila ilhada pelo aeroporto Salgado Filho. >>> Veja fotos clicando aqui Confira o vídeo em [...]

Envie seu Comentário