A Fundação Conrado Wessel (FCW) anunciou em seu site www.fcw.org.br nesta quarta-feira, dia 30 de março, os três vencedores do Prêmio FCW de Artes, na categoria de Fotografia.
Com o ensaio intitulado “TV P&B”, o fotógrafo gaúcho Luis Tadeu Vilani ficou com o primeiro prêmio. “Foi com extrema satisfação de receber a notícia do Prêmio de uma Instituição como a Fundação Conrado Wessel que tem valorizado há vários anos a fotografia brasileira”, diz o vencedor que trabalha como repórter fotográfico no Jornal Zero Hora de Porto Alegre.
No Ensaio “TV P&B”, Vilani retratou a retirada de moradores de uma favela próxima ao aeroporto Salgado Filho na capital gaúcha, interagiam com restos de molduras de televisões velhas em preto e branco. “Captei este momento na vida daquelas pessoas como uma manifestação inconsciente de serem vistos na esperança de uma vida melhor”, acrescenta.
O segundo colocado foi Guilherme Mohallen com o ensaio “Drom, o caminho Cigano”. O terceiro lugar ficou com o fotógrafo Denis Kenji Arumura com o ensaio “Índios Contemporâneos”.
Os premiados foram escolhidos entre 15 finalistas de um universo de 207 profissionais inscritos no concurso, que abordou a temática “O Brasil e os Brasileiros”. A escolha foi feita por sete jurados coordenados pelo jornalista Rubens Fernandes Junior, crítico de fotografia, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e pela Faculdade de Comunicação da FAAP, membro do conselho curador da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia (Museu de Arte de São Paulo) e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Cerca de 100 fotos dos ensaios dos 15 finalistas serão publicadas no livro da Fundação Conrado Wessel e expostas na noite da premiação, cerimônia marcada para o dia 13 de junho, na Sala São Paulo, na capital Paulista.
Sobre a Fundação Conrado Wessel
A Fundação Conrado Wessel foi criada em 20 de maio de 1994, pelo empresário e pesquisador Ubaldo Conrado Augusto Wessel. Em testamento, ele destinou parte dos seus bens para o trabalho de valorização e incentivo à ciência, à cultura e às artes.
Além de ajudar entidades assistências, a FCW distribui anualmente cerca de R$ 2 milhões em prêmios, em parcerias como Fapesp, Capes, CNPq. SBPC, Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Letras e Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.
Ao todo Vilani enviou 15 imagens, confira algumas aqui.