Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de March 2011

Tadeu Vilani é o vencedor do Prêmio Conrado Wessel

30 de March de 2011 0

A Fundação Conrado Wessel (FCW) anunciou em seu site www.fcw.org.br nesta quarta-feira, dia 30 de março, os três vencedores do Prêmio FCW de Artes, na categoria de Fotografia.

Com o ensaio intitulado “TV P&B”, o fotógrafo gaúcho Luis Tadeu Vilani ficou com o primeiro prêmio. “Foi com extrema satisfação de receber a notícia do Prêmio de uma Instituição como a Fundação Conrado Wessel que tem valorizado há vários anos a fotografia brasileira”, diz o vencedor que trabalha como repórter fotográfico no Jornal Zero Hora de Porto Alegre.

No Ensaio “TV P&B”, Vilani retratou a retirada de moradores de uma favela próxima ao aeroporto Salgado Filho na capital gaúcha,  interagiam com restos de molduras de televisões velhas em preto e branco. “Captei este momento na vida daquelas pessoas como uma manifestação inconsciente de serem vistos na esperança de uma vida melhor”, acrescenta.

O segundo colocado foi Guilherme Mohallen com o ensaio “Drom, o caminho Cigano”. O terceiro lugar ficou com o fotógrafo Denis Kenji Arumura com o ensaio “Índios Contemporâneos”.

Os premiados foram escolhidos entre 15 finalistas de um universo de 207 profissionais inscritos no concurso, que abordou a temática “O Brasil e os Brasileiros”.  A escolha foi feita por sete jurados coordenados pelo jornalista Rubens Fernandes Junior, crítico de fotografia, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e pela Faculdade de Comunicação da FAAP,  membro do conselho curador da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia (Museu de Arte de São Paulo) e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Cerca de 100 fotos dos ensaios dos 15 finalistas serão publicadas no livro da Fundação Conrado Wessel e expostas na noite da premiação, cerimônia marcada para o dia 13 de junho, na Sala São Paulo, na capital Paulista.


Sobre a Fundação Conrado Wessel

A Fundação Conrado Wessel foi criada em 20 de maio de 1994, pelo empresário e pesquisador Ubaldo Conrado Augusto Wessel. Em testamento, ele destinou parte dos seus bens para o trabalho de valorização e incentivo à ciência, à cultura e às artes.

Além de ajudar entidades assistências, a FCW distribui anualmente cerca de R$ 2 milhões em prêmios, em parcerias como Fapesp, Capes, CNPq. SBPC, Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Letras e Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Ao todo Vilani enviou 15 imagens, confira algumas aqui.

Tadeu Vilani

Tadeu Vilani

Tadeu Vilani

Tadeu Vilani

Bookmark and Share

Fragmentos

29 de March de 2011 0

Fotógrafo Ko Sasaki do New York Times, fotografa “Por menores de uma tragédia”, retratos que ficaram na memória.

Ko Sasaki / The New York Times

Ko Sasaki / The New York Times

Ko Sasaki / The New York Times

Ko Sasaki / The New York Times

Ko Sasaki / The New York Times

Bookmark and Share

Interagindo com a Lua

24 de March de 2011 0

O fotógrafo profissional e jornalista científico Laurent Laveder criou a série Moon Games, composta por diversas imagens que mostram pessoas interagindo com a lua.

Capturando as cenas por um ângulo específico, o artista faz realmente parecer que o satélite está realmente ao alcance das mãos dos homens e mulheres, que posando para as lentes do artista brincam de jogá-lo para cima, ou pousá-lo com a chícara do café.

Especialista em fotos do céu, Laveder faz parte do coletivo The World at night, que reúne 30 dos melhores astrofotógrafos do planeta.

Bookmark and Share

Concurso Fotográfico "Um olhar sobre o RS"

24 de March de 2011 1
Abigail Pereira, titular da pasta da Secretaria do Turismo (SETUR), deverá organizar um concurso fotográfico que mostre um olhar inusitado sobre o Rio Grande do Sul. Abigail reuniu-se com Sandra Genro, primeira dama, e fez o convite para que Sandra  seja curadora do projeto.
“Queremos promover um concurso que reúna fotógrafos amadores e profissionais dos mais diversos locais do Estado. A ideia é captar as melhores imagens do território gaúcho, de Norte a Sul”, afirmou a secretária. De acordo com Abgail, o concurso irá premiar as fotos mais bonitas e elas ficarão em um banco de dados do Governo para serem usadas em outras oportunidades.
A primeira-dama, que tem a fotografia como uma de suas atividades, aceitou o convite feito pela secretária do Turismo e colocou o Palacinho à disposição para fazer uma exposição das peças escolhidas. “Pretendemos criar um Centro Cultural no Palacinho e uma mostra sobre as belezas do Rio Grande do Sul será muito bem-vinda”, revela.
O regulamento do concurso, bem como a premiação a ser oferecida, será divulgado em breve pela Setur.
Belíssima iniciativa,  esperamos todos que se confirme!
Bookmark and Share

Fotógrafo de ZH expõe em Montevideo

21 de March de 2011 0

Tadeu Vilani parte amanhã para o Uruguai, convidado pelo Foto Club Uruguayo de Montevideo, Vilani expõe “Vila Dique” temática inspirada em reportagens veículadas no Diário Gaúcho e na Zero Hora, em 2009, quando começou o processo de transferência dos moradores devido a ampliação da pista do aereoporto Salgado Filho.

O convite aconteceu em 2010, quando Vilani expôs  “Retalhos do Além-Mar – A Saga dos Poloneses no Novo Mundo”.

Data – Sexta 25 de março, 20h

Local – Espacio Foto del FCU, Calle Ejido 1444.

A mostra permanecerá aberta até 10 de maio de 2011.

Horáio de visita de segunda a sexta de 09h30min até 22h, sábados de 10h até 18h.

Tadeu Vilani

Tadeu Vilani

Tadeu Vilani



Bookmark and Share

Sandra Genro, Também Fotógrafa

19 de March de 2011 0

Neste domingo, o Informe Especial convidou a primeira-dama do Estado, Sandra Genro, para compartilhar com o leitor de ZH um registro feito por ela.

“A tribo Zo’É está localizada no noroeste do Pará. Cada aldeia é composta apenas de um grande galpão, cujo teto de capim e toras de madeira abriga várias famílias. Os Zo’És são índios contatados, porém não aculturados, protegidos por um trabalho da Funai, que não permite o contato com a civilização branca. O que me motivou a fotografar esta cena foi a relação desta velha mulher com os elementos do ambiente, a rede, as cinzas do fogo que a aqueceu, o animalzinho que a acompanha e a aparente tranquila espera pela morte. Essa foto, assim como outras tiradas nessa aldeia e também no Alto Xingu, estarão expostas dias 1º e 2º de abril durante o 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular no Centro de Eventos da PUCRS.”

Confira fotografias inéditas, nunca antes impressas, da primeira-dama do Estado, Sandra Genro:

Mais fotos que estarão na exposição:

Bookmark and Share

Fotógrafos e cinegrafistas desaparecidos na Líbia

18 de March de 2011 0

Funcionários do governo da Líbia disseram aos Estados Unidos Departamento de Estado que quatro jornalistas do New York Times estão desaparecidos desde terça-feira, o The Times relatou aqui.  São Tyler Hicks e Lynsey Addario, ambos fotógrafos, Stephen Farrell, repórter cinegrafista, e Anthony Shadid, o chefe do escritório em Beirute.

Jornalistas correndo para se esconder de um bombardeio perto da refinaria de petróleo Ras Lanuf, a partir da esquerda Lynsey Addario, com óculos de sol, Jhon Moore, da Getty, Holly Pickett, freelancer, Philip Poupin, freelancer e Tyler Hicks, o The Times Foto - Paul Conroy/Reuters

Bookmark and Share

"O cara" está lá

17 de March de 2011 0

*Rodrigo Lopes

James Nachtwey é um dos melhores fotógrafos de guerra da atualidade. Não apenas pela qualidade plástica e dramática de suas imagens. O que admiro é sua introspecão, o jeito, diria talento, de se aproximar de pessoas em situações complicadas: seres humanos no extremo de seu sofrimento. Certa vez, Robert Capa, outro lendário fotógrafo, talvez o pai de todos, disse: – Se suas fotografias não ficaram boas, foi porque você não se aproximou suficientemente.

Nachtwey sempre se aproximou. Nascido no ano de 1948, ele cobriu, por 20 anos, boa parte das tensões bélicas da segunda metade do século 20: valas comuns em Kosovo, tumultos de rua na Indonésia e batalhas na Cisjordânia. Conheci o cara pelo excelente documentário fotógrafo de Guerra, que certa vez o fotógrafo e colega de ZH Julio Cordeiro me emprestou. E nesta quinta-feira soube pelo amigo e também excelente fotógrafo de ZH Jefferson Botega, que Nachtwey está cobrindo a catástrofe no Japão. Nós, público, somos brindados mais uma vez com o espetáculo de imagens que gritam.

Christiane Amanpour, da CNN, já disse que ele é um solitário obstinado. A calma e a circunspecção de Nachtwey, raras para quem trabalha em áreas de risco, reflete a confiança interior e convicção. Quando a terra tremeu no fundo do mar japonês, há uma semana, Nachwey estava em sua casa na Tailândia. Menos de 48 horas depois, ele chegou ao Japão e tomou o rumo do norte do país. Está baseado em Kesennuma City, um dos epicentros do horror.

Acompanhe o trabalho do fotógrafo aqui.

James em ação

Bookmark and Share

Propaganda para TV feita com iPhone4

15 de March de 2011 0

A funcionalidade do iPhone 4 chegou ao mundo da propaganda e pela primeira vez aparece em imagens com alta definição (HD) na televisão de milhares de brasileiros que vivem no interior de São Paulo.

Um comercial de 30 segundos foi produzido em São José do Rio Preto (SP) pela Comunic Comunicação Corporativa, produtora de áudio e vídeo, e pela agência de publicidade MG2 para o cliente Mama Mia, uma das pizzarias mais tradicionais da cidade.

O resultado da produção com o equipamento da Apple pode ser conferido em comerciais veiculados na TV TEM, afiliada Rede Globo no interior de São Paulo. O filme estreou no dia 1º de março, no intervalo do Jornal Nacional.

Bookmark and Share

"Blood in the Sand"

15 de March de 2011 0
Em 28 julho 2010 o parlamento da Catalunha votou a favor da proibição das touradas nesta região de Espanha.
Este multimídia, rodado em Barcelona, ​​na Plaza Monumental,  pouco antes desta decisão histórica.
Toda a crueldade das touradas, em uma mistura de sons, vídeos e fotos, e uma edição de prender o fôlego.

Videos por Cipollini Axel e Fotos por Mahoney Charie

Blood in the Sand from Axel Cipollini on Vimeo.

Bookmark and Share