Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O melhor do fotojornalismo brasileiro - edição 2012

08 de October de 2012 1

28 imagens de 10 profissionais do Grupo RBS figuram na mais nova edição do tradicional livro O melhor do fotojornalismo brasileiro.

O Focoblog compatilha essa conquista com seus leitores!

Os quartos, ainda com todos os pertences, são de jovens do Rio Grande do Sul que tiveram a vida interrompida por acidentes no trânsito. De janeiro a outubro de 2010, o Estado registrou 1;405 mortes nas vias e, dessas, 359 tinham idade abaixo de 30 anos; e 259, entre 18 e 24 anos. Publicado na Zero Hora em 14 de novembro de 2010, o ensaio transformou a estatística em histórias particulares e trouxe à tona como vivem os pais desses jovens. A série de imagens foi finalista do Prêmio Esso de 2011.
Fotos: Ricardo Chaves

Família aproveita o início da manhã na praia de Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul. A cidade é bastante frequentada pelos gaúchos durante o verão.
Foto: Jefferson Botega

Os irmãos Felipe, de 2 anos, e Vinícius Gobbe, de 6, se protegem do sol forte na sombra do guarda-sol em dia de praia cheia em Torres, no litoral do RS.
Foto: Jefferson Botega

Pintor entra em desespero e é amparado por transeuntes ao ver seu irmão e colega de trabalho morto após cair do 11º andar de um prédio da Avenida Assis Brasil, em Balneário Camboriú (SC) – a foto, publicada no Jornal de Santa Catarina, foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo em 2011.
Foto: Marcos Porto

Durante uma manifestação pela defesa do uso de bicicletas na cidade de Porto Alegre, um motorista a 70 km/h atropelou intencionalmente 20 ciclistas que participavam do protesto. O fato ocorreu na Rua José do Patrocínio, no tradicional bairro Cidade Baixa, e deixou vários feridos.
Foto: Ricardo Duarte

A comoção da comunidade de Linha Salto de Santo Cristo (RS) durante o velório e enterro de vítimas de acidente entre carreta e ônibus na BR-282, oeste de Santa Catarina. Dos 26 mortos instantaneamente, 20 eram da comunidade
Foto: Jefferson Botega

Ídolo colorado nos anos 1970, Paulo Roberto Falcão estreou como técnico do Internacional em abril de 2011. Na imagem, ele aparece preocupado durante um Grenal, o tradicional clássico contra o Grêmio, disputado em 1º de maio de 2011. Mesmo com a vitória nos pênaltis, o que deu ao Inter o segundo turno do Campeonato Gaúcho, o ex-jogador deixou o cargo, após pouco mais de três meses, pressionado por críticas e maus resultados.
Foto: Jefferson Botega

A população da cidade de Porto Alegre sofre com a superlotação nas unidades de emergência de hospitais públicos.
Foto: Jean Schwarz

A Face Gaúcha da Miséria é o título da reportagem em que foi publicado o ensaio. Finalista do Prêmio Esso 2011, o conjunto de imagens mostra quem são e como vivem as 385 mil pessoas que moram no Rio Grande do Sul com renda mensal de, no máximo, R$ 70 – publicadas na Zero Hora em 31 de janeiro, 1o de agosto e 2 de agosto de 2011.
Foto: Tadeu Vilani

Sidnei Pereira Farias, encarregado de produção na Ambiental do Brasil Ltda., caminha em meio ao estoque de latinhas de alumínio da empresa de reciclagem, na região central de Porto Alegre. Com a queda do dólar, cotado a R$ 1,56, a exportação de sucata foi prejudicada e deixou empresários da área e catadores em crise.
Foto: Mateus Bruxel

Moradora de Gravataí (RS), Kátia D’Ávilla Rodrigues, de 48 anos, sofria de gigantismo. Media 2,4 metros quando fotografada, em 27 de julho de 2011. Na foto com a mãe, Clary Catarina D’Ávilla Rodrigues, Kátia pedia ajuda para comprar um andador especial de titânio que suportasse seu peso de 150 kg. Com tumor da glândula hipófise, ela morreu em 8 de dezembro de 2011.
Foto: Marcelo Oliveira

Vitória Santos Costa, de 6 anos, viaja 33 km de Kombi e ônibus até a escola no frio de -2,5 ºC registrado em São José dos Ausentes (RS).
Foto: Lauro Alves

No ano em que países europeus se viram em profunda crise financeira, uma série de protestos foi feita em 15 de outubro de 2011, simultaneamente em 82 países, exigindo uma mudança global no sistema político baseado no capitalismo. O Brasil foi um deles, mas recebeu revoltas sem tanta força como a de Wall Street, em Nova York, que originou a onda. na foto, a manifestação de jovens acampados na Praça da Matriz, em Porto Alegre.
Foto: Lauro Alves

Incêndio destrói um depósito de pneus em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As chamas iniciaram à 1h e só foram controladas por volta das 5h.
Foto: Lauro Alves

Antonio da Rosa, de 77 anos, e sua mulher Ana Silva da Rosa, de 68, são moradores do Quilombo do Cantão das Lombras, na área rural de Viamão (RS). A comunidade simples, descendente da família ds Gomes e Silva, tem cerca de 100 pessoas e batalha por melhores condições e manitenção das raizes – publicada em 19 de novembro de 2011 no Diário Gaúcho.
Foto: Marcelo Oliveira

Policiais revistam suspeitos em operação para coibir o tráfico de drogas na Vila Pedreira, às margens da BR-116, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Foto: Mateus Bruxel

Resgate das vítimas de acidente nas obras de construção da Estação de Bombeamento de Esgoto da Restinga, na zona sul de Porto Alegre. Uma laje do terceiro pavimento ruiu e deixou nove operários feridos e dois mortos. Os trabalhadores despencaram de uma altura aproximada de 15 metros, e o socorro durou cerca de 60 horas.
Foto: Bruno Alencastro

Maria Berenice é advogada especializada em Direito Homoafetivo, Direito das Famílias e Sucessões e desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Coordenadora-geral do Congresso Nacional de Direito Homoafetivo, realizado no Rio de Janeiro em março de 2011, ela segura um guarda-chuva com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBT, no escritório de sua residência, em Porto Alegre.
Foto: Mateus Bruxel

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Ricardo Giusti diz: 8 de October de 2012

    Belas fotos. Parabéns aos colegas de ZH.
    Cabe uma observação: a foto do Bruno Alencastro do resgate do operário morto na zona sul de Porto Alegre foi obtida quando ele ainda era funcionário do CORREIO DO POVO.
    Obrigado

Envie seu Comentário