Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

tratamento X manipulação

14 de May de 2013 0

A fotografia “Um funeral em Gaza, de Paul Hansen, vencedora da última edição do World Press Photo, está gerando polêmica. Foram várias as vozes que se levantaram para acusar o fotógrafo de tê-la manipulado no Photoshop.

Foto: Paul Hansen

Mas foi a opinião do reputado especialista em análise de imagens, Neal Krawertz, que deu credibilidade a esta acusação. O profissional esclarece que o evento em si não é falso. Contudo, garante que a foto premiada é uma composição de três imagens diferentes.

A primeira foto foi aberta no Photoshop no dia 20 de Novembro, dia que foi capturada. A segunda teria sido acrescentada em 4 de Janeiro e, uma hora depois, a terceira. E ao que tudo indica, meia hora depois, a versão final foi gravada.

Não consigo dizer qual é a imagem ou imagens originais, mas posso dizer que esta fotografia não é original“, afirma Krawertz, acrescentando que “a foto de Hansen é uma composição. O World Press Photo deste ano não foi dado a uma fotografia, mas a uma composição digital que foi significativamente retrabalhada”.

O fotógrafo Paul Hansen ainda não entregou à organização do evento o arquivo em “raw“, que seria a única forma de provar que a imagem resultou de um único disparo.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário