Na semana em que comemoramos o Dia Mundial da Fotografia (19/08), a Getty Images, dona de um museu com um dos maiores acervos de fotografia do mundo, inaugurou um programa que libera 4.687 imagens históricas para uso livre. Qualquer pessoa pode compartilhar, copiar e alterar, inclusive para uso comercial ou pessoal, desde que cite a fonte. Todas as imagens estão em alta resolução.
Além de fotografias, o museu também liberou manuscritos, desenhos e reproduções de pinturas. Entre as fotografias estão nomes famosos como Félix Nadar, Fox Talbot, Doris Ulman, Edgar Degas, entre outros. Há ainda duas imagens feitas pelo brasileiro Marc Ferrez, um dos nomes mais importantes na história da fotografia do país.
São arquivos raros que mostram detalhes pouco conhecidos da Guerra Civil Americana, o neocolonialismo na África, além do rápido desenvolvimento na virada do século passado em cidades norte-americanas e até aqui no Brasil. O site do museu também traz diversos detalhes sobre cada foto, o que é ideal para quem gosta de se aprofundar nas transformações tecnológicas da fotografia ao longo do tempo.
Um carvalho no inverno feito por Fox Talbot (feita entre 1842 e 1843)
Imagem da Guerra Civil americana intitulada “colheita da morte”
Aqueduto do Rio Santo Antônio, pelo brasileiro Marc Ferrez (feita entre 1883 e 1889)