Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

World Press Photo premia foto de imigrantes africanos em busca de sinal para o telefone

14 de February de 2014 2

John Stanmeyer/VII for National Geographic/AP

A fotografia de imigrantes africanos com telefones estendidos para o céu na esperança de captar um último sinal de rede ganhou o primeiro lugar do mais importante concurso de fotojornalismo, o World Press Photo.

A imagem registrada pelo americano John Stanmeyer, iluminada unicamente pela luz da lua e pelas telas dos celulares, foi registrada em fevereiro de 2013 em uma praia em Djibouti, local de trânsito dos imigrantes vindos da Somália, Etiópia e Eritreia.

A foto de John Stanmeyer “está ligada a tantas outras questões: ela abre a discussão sobre a tecnologia, a globalização, a migração, a pobreza, a alienação, a Humanidade”, declarou um membro do júri, Jillian Edelstein. Outro membro do júri, presidido por Gary Knight, da agência Photo VII, afirma esta imagem dá uma ideia diferente dos imigrantes.

— Tantas fotos de imigrantes mostram pessoas desalinhadas e patéticas, mas esta imagem não é tão romântica, e por isso ela é digna — disse Susan Linfield.

Stanmeyer, nascido em Illinois, nos Estados Unidos, trabalhou por muitos anos na Ásia e África, cobrindo a devastação causada pelo tsunami e a guerra civil no Sudão. Segundo seu site, ele se concentra nas injustiças sociais, pobreza e direitos Humanos. A imagem de John Stanmeyer, que trabalha para a Agência Foto VII, foi feita para a National Geographic.

Cerca de 100 mil imagens foram submetidas ao júri por 5.754 fotógrafos de 132 países. O júri escolheu premiar 53 fotógrafos de 25 nacionalidades, em nove categorias.

No site do WPP, confira a lista de todos os premiados.

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Juliana diz: 14 de February de 2014

    Ninguém imaginou que eles pudessem estar apenas fotografando a lua?

  • Marcelle diz: 15 de February de 2014

    Alguém CONVERSOU com eles, né, Juliana? Compra a National Geographic e descobre. A capa é “Nosso êxodo”. E toma por hábito ler sobre o assunto antes de fazer comentários bobinhos…

Envie seu Comentário