Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

02 de Setembro | Dia do Repórter Fotográfico

02 de September de 2014 4

Em homenagem à data, os retratistas dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho apresentam algumas de suas melhores fotos produzidas no dia a dia da profissão.

[clique nas imagens para ampliar]

Marcelo OliveiraSequestro de um ônibus lotação, em Porto Alegre. Nas palavras do fotógrafo Marcelo Oliveira: “Esta foto correu o mundo, através das agências AP, AFP, AE etc”.

Ricardo DuarteInternacional conquista o título Mundial de Clubes FIFA 2006, no Japão, contra o Barcelona. Ricardo Duarte registrou o eterno Fernandão com taça de Campeão do Mundo.

Mateus BruxelA doméstica desempregada Nubia Nunes Cordeiro, 24 anos, com seus quatro filhos, na cama em que todos dormem na casa de uma peça, no bairro Restinga, zona sul de Porto Alegre. A família não tem banheiro, chuveiro nem água tratada na moradia. A água para beber e tomar banho vem de poços em condições impróprias para o consumo. | Foto: Mateus Bruxel

Bruno Alencastro“Gosto desta foto por acreditar, sim, que muitas vezes o jornalismo é capaz de mudar realidades. Neste caso, veio através da doação de um contrabaixo para que o jovem músico Weslei, morador do bairro Guajuviras, em Canoas, pudesse seguir seu sonho de um dia tocar na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.” | Foto: Bruno Alencastro

Carlos MacedoA comoção de amigos e familiares no velório do menino Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, conhecido como Bê, no ginásio do Colégio Ipiranga, na cidade de Três Passos. Na palavras do fotógrafo Carlos Macedo, “o mais difícil nesta vida é estar diante da dor do outro”.

Félix ZuccoPaul Stanley, guitarrista e vocalista do grupo Kiss, aponta para a lente do fotógrafo Félix Zucco, em apresentação no Gigantinho, na Capital.

Mauro VieiraUm legítimo registro do colega Mauro Vieira para retratar a poluição do nosso lago Guaíba, na zona sul de Porto Alegre.

Fernando GomesEm dezembro de 2004, um destrutivo incêndio na discoteca Cromagnon, em Buenos Aires, fez mais de 190 vítimas, quase todas jovens. Na foto de Fernando Gomes, a parede com os nomes das vítimas.

Júlio CordeiroA incansável busca pelas melhores imagens nas pautas cotidianas, como a captura de um fim de tarde na Usina do Gasômetro pelo fotógrafo Júlio Cordeiro.

Jefferson BotegaNão é todo dia que um fotógrafo tem a oportunidade de fotografar uma final da Copa do Mundo no estádio Maracanã. Jefferson Botega teve esse privilégio e documentou a Alemanha campeã.

Tadeu VilaniCom esta imagem, o fotógrafo Tadeu Vilani ganhou o concurso Leica Fotografe Melhor, na categoria Preto e Branco. “Estava fotografando um casamento de descendentes de imigrantes alemães, em Igrejinha. Um dos desejos dos noivos era recriar uma cerimônia da década de 20 do século 20. As mulheres ficavam no lado esquerdo da igreja e os homens no lado direito, e quando vi o menino observando o pai e procurando seguir os mesmos gestos, senti que tinha uma bela foto”.

Lauro Alves“Na Beira da Copa”, Lauro Alves fotografou as índias da tribo Krahô jogando futebol em uma aldeia nos confins de Tocantins.

Andrea GraizDepois de horas “na campana”, Andrea Graiz conseguiu documentar a presença da modelo Gisele Bündchen, de seu marido Tom Brady e do filho Benjamin no casamento de sua irmã, na Barra do Ribeiro.

Bookmark and Share

Comentários (4)

  • Vlademir Canella diz: 2 de September de 2014

    Magnífico trabalho de vocês! Dá muito orgulho saber que tão perto temos profissionais deste gabarito! Parabéns pela data e pela labuta de todos os dias!

  • Lourenço Graiz diz: 3 de September de 2014

    São imagens muito especiais e que bem demonstram o profissionalismo consolidado em todos esses profissionais. Parabéns pelo nosso dia.

  • Marcia Cristina Helm Pandolfo diz: 3 de September de 2014

    Parabéns a todos os fotógrafos pelas fotos maravilhosas. Mas a da Usina do Gasômetro é simplesmente fantástica. O contraste entre a sombra e a luz do fim de tarde ficou incrivelmente belo !!!

  • Gabriela Mazza diz: 3 de September de 2014

    Não vi fotos do Kadão nem do Nauro Júnior…que estranho né?! São dois grandes profissionais, que tem o sangue do fotojornalismo correndo nas veias. Enfim…

Envie seu Comentário