Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dr. Linus rouba as cenas em episódio de LOST

10 de março de 2010 27

*** COMENTÁRIOS DE LOST DE ACORDO COM A EXIBIÇÃO AMERICANA ***

** EPISÓDIO 7 DA SEXTA TEMPORADA **

As pessoas podem mudar? O que as torna boas ou más? Dr. Linus responde a essa pergunta no mais recente episódio de LOST. Quando tudo indicava que ele seguiria lá 'realidade paralela' a tendência de seus atos executados na ilha, lá vem uma nova perspectiva e uma nova atitude que surpreendem.

Passei o episódio inteiro abismada com esse ator fantástico que é Michael Emerson. Tanto o odiamos em temporadas anteriores e neste Dr. Linus o vimos em duas situações inéditas: o professor inofensivo na escola, que protege os alunos e preza pelas pessoas que o cercam - o pai doente, o colega de trabalho, a aluna preferida do grupo de estudos - e também a postura do homem arrependido na ilha por todos os seus erros - a morte de Jacob e a morte da filha. Em um olhar o ator já deixa claro o seu papel. E quanto ao personagem, prova que o meio em que vive influencia suas escolhas.

Por um momento pensei que ele iria tirar vantagem da situação na escola e assumir o posto de diretor, lixando-se para o futuro estudantil da aluna Alex. Se quando Alex é/era sua filha na ilha Ben não hesitou em deixar os mercenários tirarem sua vida, por que com uma estudante seria diferente? Logo em seguida a atitude dele nos surpreende e nos faz pensar em como a história de cada um pode ser reescrita nestes flashsideways.

De volta à ilha, interessante o encontro entre Richard Alpert, Jack e Hurley. Apesar do médico ter cumprido seu papel de perdido e ter feito a Alpert as mesmas perguntas da audiência, o mistério sobre a idade do cara não foi respondido. Vacilam os produtores de Lost ao não darem essa solução quando a ocasião surgiu. Falta pouquíssimo tempo para a série acabar e temo que muitas respostas sejam atropeladas ou simplificadas no final. Mesmo assim, não deixo de ser otimista e me recuso a praguejar contra a série, ainda que torça para que os próximos episódios sejam mais esclarecedores.

Dúvidas rapidinhas para compartilhar com vocês e ouvir opiniões:

- Jack deixou a dinamite queimar e nem por um segundo duvidou que seu destino é estar na ilha e permanecer vivo. Funcionou o recado de Jacob. Magicamente, o pavio não queimou até o fim. O que foi isso? Coincidência ou destino?

- Então os sobreviventes que Ilana protege são os "candidatos" a substituirem Jacob. Eu apostaria inicialmente em Locke, mas visto que ele já morreu - assim como o infectado Sayid - sobram poucas opções. Certeza de que é Jack considerando o item anterior. Ou alguém apostaria as fichas no casal Kwon, por exemplo? Pouco provável.

- Ainda sobre Richard Alpert: quando ele entra no Black Rock, menciona que já esteve ali antes. É possível que ele tenha chegado à ilha NO navio? O fato de ele não envelhecer seria explicado por algum experimento Dharma. Que acham?

- Finalizando o episódio, ótimo gancho. Charles Widmore está chegando à ilha em um submarino. É o "ele" da enigmática frase "eles estão chegando". Mais que nunca, isso gera ansiedade extra pela semana seguinte!

Share

Comentários (27)

  • Fabricio diz: 11 de março de 2010

    Camila, minhas considerações das dúvidas rapidinhas:

    - Destino, \"Todos foram trazidos aqui por uma razão\", frase batida do velho Locke.

    - Já considero explícito q o Jack será o \"cara\" do gran finale, ele mesmo em entrevista disse há uns meses que o final seria algo muito lindo e extraordinário e deixou a entender que ele seria o \"candidato\", termo esse que conhecemos há poucos episódios.

    - O próprio Richard disse que todos que o Jacob toca são abençoados de alguma forma, lembrando que todos que voltaram para a ilha foram tocados por Jacob. A benção do Richard é poder viver por vários anos sem que os mesmos contem para ele, motivo pelo qual ele foi um cara usado como um servente administrador de Jacob.

    - Esse nome Widmore foi um que sempre me intrigou, lembro de ter visto num produto de teste de gravidez em um episódio da segunda temporada, se não me falha a memória ( bem provável que sim, são 00:32 e eu to cansado! rsr )...quando vi o telescópio...!! caracaaa! \"Prossiga com o planejado...Sim Sr. Widmore.?\" \"Toooom\" LOST!

    Até sábado!

  • Maiko de Andrade diz: 11 de março de 2010

    Quanto a Albert ele disse que foi um dom que Jacob deu a ele. E provavelmente chegou no navio deve ter sido nessa época que Jacob o tocou e que deve ter começado a tal aposta que Jacob e \"Locke\"
    Assim como o \"dom\" dos que cairam do avião de serem os candidatos... Pois todos foram tocado por Jacob. Mas acredito que seja o Jack o escolhido.
    Alias poderia ter uma promoção para quem acertar o escolhido. Isso se tiver...

  • Vinícius diz: 11 de março de 2010

    Sobre o Alpert não é experimento ele veio no navio e Jacob de alguma forma tocando nele deu um dom de não envelhecer.

  • Igor Casa Nova diz: 11 de março de 2010

    Camila, sou fã de Lost e minha mulher e eu sempre estamos aqui lendo seu blog.
    Resolvi comentar pela primeira vez após assistir esse episódio, que achei um dos melhores que já vi. Uma atuação fantástica do Michael Emerson, um dos melhores atores que trabalham/trabalharam na série. Aqui em casa, muitas vezes torcemos pro Ben sobreviver até o fim da série. É o cara que todos adoram odiar.
    Sobre suas dúvidas rapidinhas:
    - Pelo que entendi, nenhum dos tocados pelo Jacob consegue se matar. Eles podem ser mortos, mas não se matar.
    - Tudo indica que seria o Jack, mas como Lost vive me surpreendendo, aposto no Hurley ou até no Desmond, que poderia ser um Plano B do Jacob.
    - Richard já disse em um episódio antigo que Jacob tinha feito ele assim. Acho que o fato dele não envelhecer não tem nada a ver com a Dharma. Pelo comentário do Fumaça Locke no primeiro episódio dessa temporada e pelo jeito que ele olha as correntes quando entra no Black Rock, ele deve ter sido prisioneiro da tripulação do navio.
    - Eu entendi o \"Eles estão chegando\" como a volta dos candidatos a sua própria linha temporal. Quando o Jacob fala pro Hurley que mais alguém estava vindo pra ilha, jurava que seria o Desmond que sumiu no avião. O fato de ser o Widmore me surpreendeu um pouco, agora me pergunto: o Widmore irá se juntar ao Jack e cia ou ao Fumaça Locke!? O que tu achas Camila?!
    []s Igor

  • Vitroncio diz: 11 de março de 2010

    Para mim o Richard era o comandante do Black Rock e deve ter feito algum acordo com o Jacob no passado da ilha, tipo o desejo dele (Richard) era vier jovem para sempre, ou pelo menos enquanto estivesse na ilha, como no Retrato de Dorian Grey. Só que, com a morte de Jacob, ele acredita que pode se livrar do acordo que, nas suas próprias palavras, não foi um dom mas uma maldição...

  • Gorak diz: 11 de março de 2010

    Olá!

    Então, em primeiro lugar, adorei o episódio! Não achei que o Ben mudou, mas ele conseguiu me explicar suas atitudes de um jeito que o perdoei.... e olha que sou rancoroso!...rs......

    Inclusive foi ótimo ter explicado, porque senão não entenderia o porquê de ser bonzinho fora da ilha e do Saiyd continuar sendo o torturador....

    Gostei da atitude do Jack, é isso que gosto nele (e inclusive acho que sou o único), TORNO A REPETIR, ele é o que ganha no poker!

    Eu acho que não morrem pelo gift (dom) que o Richard disse que o Jacob lhes dera. Pra mim o Jack tem o poder de curar os outros, Locke de se regenerar (isso inclusive explicaria quando ele ressurgisse de repente, mais pro fim da temporada, quando ninguém estiver esperando, e virar o guardião da ilha), Hurley já sabemos, etc....

    Gostei de bagunçarem novamente nossa cabeça sobre o caráter do Jacob / Evil Locke, do reencontro do final do episódio, Widmore tb no final.....

    Os próximos episódios são os que mais prometem acho:

    6×08 - Recon (Sawyer)
    Onde diabos ele está, e como diabos vão sair da ilha?

    6×09 - Ab Aeterno (Richard Alpert)
    Será que finalmente vamos saber quem é esse cara? (deve ser do Black Rock, mas isso não é suficiente)

    6×10 - The Package (Sun e Jin)
    ATÉ QUE ENFIM!

    6×11 - Happily Ever After (Desmond)
    ATÉ QUE ENFIM! E imagino que ele vai voltar pra ilha, quero que expliquem isso tb...rs....

    6×12 - Everybody Loves Hugo (Hurley)
    Libby e Dave?

    Gostaria que a Danielle tivesse reaparecido, queria vê-la arrumada uma vez pelo menos...rs...

    Foi bom ter desabafado, abraços!

  • Melina diz: 11 de março de 2010

    Oi Camila!
    Pelo que entendi, o Richard realmente chegou no navio. Ele até comenta algo como \"já estive aqui e é a primeira vez que volto desde que cheguei à ilha\". Quando falam do Black Rock, lá quando uma dinamite explode, falam alguma coisa sobre há quanto tempo o navio está ali? Não lembro!
    Bom, o mais importante, na verdade, é que semana que vem é sobre o Sawyer. Tô com saudadinha dele!
    Bjs.

  • eduardo diz: 11 de março de 2010

    Lamentável ver o personagem sensacional que é o Ben destruído nesse episódio. Muita incoerência.
    Em outras épocas veríamos ele persuadindo todo o grupo e não chorando o episódio inteiro. Como professor, também teria dominado o colégio rapidinho. Mas essa historinha é perfeitamente dispensável na série, já que essa realidade alternativa não tem nada a ver com a história da ilha.

    Quanto ao Richard : \"- Jacob ME TOCOU e agora eu tenho um dom.\" Parece que essa vai ser a única explicação para sua juventude eterna. Bem que os roteiristas poderiam ter pensado em uma explicação melhor.

    Lost não está nem perto do que já foi. Infelizmente.

  • Miguel diz: 11 de março de 2010

    Camila,

    está mais do que explicado pq o Richard é jovem eternamente. Foi o \"dom\" dado pelo Jacob ao tocá-lo.

    Esse dom foi dado à todos os outros losties (canidatos) tb. Isso explica as recuperações surpreendentes(locke andando, rosie sem cancer, jack operado da apendicite e logo ja estava bom)
    Tem mais: o Locke tentou se matar e não conseguiu. O ben teve matá-lo. O Michael(la na 4a temporada) tentou puxar gatilho contra si mesmo inumeras vezes e arma sempre falhou.

    Pode parecer uma explicação simplista para aqueles que queriam explicações cientificas passiveis da realidade. Mas vamos ser sinceros, lost nunca teve traços de realidade. Mortos que aparecem, paranormalidade do Walt, fumaça preta(alias o som de corrente da fumaça me parece ser o som das correntes do black rock) etc etc Ou alguém realmente achava q fumaça era uma nuvem de nano-robos feita pela Dharma(com tecnologia de 1970)?

    Lost não é serie de ficção cientifica, é um drama centrado no mesmo conflito desde o início Razão x Fé.

  • Jonas Bernardes Silveira diz: 11 de março de 2010

    eduardo não compreendeu... imagina passar por tudo aquilo que o Ben passou. O mesmo motivo que o enfraqueceu é o que levou o Richard a tentar o suicídio; a imensa fé não correspondida em Jacob.

    Sobre o próximo \"Jacob\", a dúvida é entre Hugo e Jack.

    Richard deve mesmo ser pirata, visto que usa a maquiagem do Jack Sparrow.

  • Fabrício Pacheco diz: 11 de março de 2010

    Eu gostei da redenção do Ben, finalmente assumindo que durante sua vida fez muitas escolhas erradas, culminando na morte de Jacob. E digamos, o Jacob merecia morrer, e ainda tenho minhas idéias de que ele nunca foi tão bonzinho, e tampouco Flocke faz o tipo vilão, acho que cada um tem seus ideais.

    A cena do Jack com o Richard na minha opinião foi a melhor da temporada, apesar de não nos mostrarem o que eles supostamente teriam conversado depois.
    E sobre um substituto para o Jacob ou Flocke, acho que no final ninguém vai substituir, ou morre ou sai da ilha. Mas isso é apenas uma idéia, vai saber o que se passa na cabeça dos roteiristas.

    Pra finalizar, outro bom e velho reencontro na praia, como antigamente. Somando isso às caminhadas pela floresta, bate uma nostalgia das primeiras temporadas.
    Outra coisa... não aguento mais ver Henry Ian Cusick nos créditos e nada do Desmond até agora, fora a cena do avião... espero que ele ainda tenha uma importante participação até o final da série, adoro o personagem...

  • JPLima diz: 11 de março de 2010

    Sou adepto da teoria em que o Hurley foi o candidato escolhido e assumiu o lugar de Jacob. Isto explica a sua nova postura tão segura na realidade paralela à ilha, onde tem aparecerido aos Losties em situações estratégicas como Jacob fez anteriormente, por exemplo, oferecendo emprego ao Locke, permitindo que ele conhecesse o Ben Linus. Creio que a nova realidade que está se construindo não é paralela, e sim o curso normal da história a partir de algum evento que ainda ocorrerá no futuro da ilha, talvez a escolha do candidato. O Hurley, como o novo Jacob, teria a missão de direcionar a vida de cada um deles de maneira independente da existência de toda a aventura vivida na ilha. Posso estar errado, mas é uma boa teoria.

  • Cássio diz: 11 de março de 2010

    Acredito que Richard Alpert realmente chegou a ilha a bordo do Black Rock, pois no episódio em que o False Locke sai do pé da estátua e encontra Alpert ele diz \"É bom velo sem aquelas correntes Richard..\" equando Alpert entra novamente no navio ele pega nas correntes de escravos e parece estar se lembrando de um passado acorrentado naquele navio.
    Acho que Lost ainda está bom, mas estou com muito medo pois o tempo está passando e não temos respostas suficientes e conclusivas, espero que até o fim da séria os roteiristas não decepcionem os espectadores que passaram seis anos acompanhando essa série esperando explicações.

  • Pablo diz: 11 de março de 2010

    Se comparado aos 2 episodios anteriores, achei este pouco revelador.. Mas o final foi muito bom mesmo! Um personagem como Charles Widmore não poderia mesmo ser deixado de lado...

    Quanto ao Richard, não se apressem.. Já foi revelado muita coisa, por exemplo: Fake Locke diz, quando o encontra na praia ao lado da estatua, que é bom vê-lo fora das correntes. Sim, a correntes do Navio! E mais uma coisa: o próximo e oitavo episodio (Recon) é centrado em Sawyer, e o nono (Ab Aeterno) é centrado justamente em Richard Alpert!! Então teremos todas as explicações sobre seu \"dom\" e o que ele significa para Jacob.

    Mas outra coisa me chamou a atenção.. Apesar de Fake Locke dizer q a ilha não significa nada, neste episódio ele diz que precisa que alguem fique \"cuidando\" dela.. Mas por que??

  • Alex Kid diz: 11 de março de 2010

    Acho muito legal a realidade paralela, diferente de tudo que vi até hj, por isso chama muito a atenção. Tanto nela, quanto na ilha, Ben tem uma decisão importante a tomar, ambas com duas alternativas bem diferentes, com consequencias diferentes. Isso é realidade, vivemos isso diariamente, quando confrontamos nossos desejos com nosso carater. E a cena do Jack com o Richard foi uma das melhores de Lost. Pura fé!

  • Vinícius diz: 11 de março de 2010

    O pavio não queimou até o fim porque Jack também foi tocado por Jacob, portanto, ele também não pode morrer, embora essa teoria entre em conflito com a morte de Locke (que também foi tocado).

  • JOÃO ALBERTO diz: 11 de março de 2010

    oi Camila,
    já pensou na possibilidade de o kwon seja a filha do Jin e da Sun? Ela não esteve na ilha na barriga da Sun? Em lost seria algo bemmm possível e surpreeendente.

  • Cleiton diz: 11 de março de 2010

    Mas eh claro q richard veio no navio black rock, possivelmente o q mostra no ultimo episodio da 5ª Temporada, o fato de ele n envelhecer n tem nada a ver com a dharma, foi o Jacob q tocou ele(possivelmente explicado no 6.09).
    O epidsodio6.09 - AB Eterno, vai ser centrado no Richard. E possivelmente NÃO vai ser a única explicação para sua juventude eterna. Vão ter uma outra oportunidade de explicar sim.
    Alguns misterios vc mesmo tem q pensar e prencher as lacunas

  • André diz: 11 de março de 2010

    Ao contrário do que o coelga escreveu antes, achei o episódio de lost mto bom, justamente por mostrar uma realidade alternativa/paralela de um homem que todos julgavam sem escrúpulos. Foi bom rever a Alex... mas lanço uma pergunta: a francesa chegou à ilha? Alex é filha de Danielle Rousseau?
    Sobre Alpert, parece que ele chegou com o Black Rock mesmo... e sobre o casal de coreanos, creio q possam ser eles o casal que ficará na ilha... talvez justifica o Adão e Eva da primeira temporada...

  • Felipe diz: 11 de março de 2010

    o \'dom\' que jacob deu é o de não se \'suicidar\', tecnicamente
    por isso a dinamite nao explode, pois jack foi tocado tb, e é um candidato

    agora essa do richard é facil.. obvio q ele veio do black rock, tava olhando as algemas e tal
    lembram quando o FLocke falou \"Bom te ver livre daquelas correntes!\"?

  • teca diz: 12 de março de 2010

    Respostas às perguntas:

    - Jack já sabe que ele tem um papel importante na ilha e que como Richard foi \"tocado\" pelo Jacob.
    - Vai ser a dobradinha Jack (no papel de Jacob) e Sawyer ( no papel do fake locke). A rixa entre os dois, e principalmente os últimos acontecimentos (a morte de Juliet) me faz crer q eles serão os próximos a tomar conta da ilha.
    - Ficou explícito que Richard veio no Black Rock (ele menciona a Jack q já esteve alí, mas é a primeira vez desde que chegou a ilha que retorna a ele, quer dizer....fica claro). E Richard não tem nada a ver com a Dharma. Ele foi escolhido por Jacob para ter esse \"dom\". A Dharma veio muito depois. O Black Rock é dos tempos das caravelas, digamos assim. Dharma é mais ou menos na década de 60/70. Richard e os outros estão na ilha a muito mais tempo.

    Eles perderam o gancho nesta última temporada. Os primeiros 2 eps foram revelarores, depois disso foi só embromoção, forçaram demais na história do templo e da \"mística\" da ilha. Esse ep do Linus foi o melhorzinho desde os eps 01 e 02. Acho que o retorno à praia deu um clima de nostalgia em quem estava assistindo.
    Não admito q falem mal da série, mas eles irão deixar a desejar, isso com certeza.

  • Bruno diz: 12 de março de 2010

    Olha, adoro a série. Mas os mistérios não estão sendo explicados, seria uma grande decepção se a série acabar e cada um tirar suas conclusões. Essa realidade paralela desviou um pouco o que era a série temporadas atrás, quase um Fringe.
    Eu tinha quase certeza de que o Jacob seria o bem. Mas esse ep. me deixou em dúvida.
    Pq F. Locke quer deixar alguém na ilha? Pra proteger de quem? Já que ele quer sair.
    Sobre os cadidatos a \"zelador\" da ilha, to com medo que fique Jack pelo lado de Jacob e Sawyer pelo lado da fumaça, continuando essa \"briga\" sem propósito.
    Concordo com o Eduardo, creio com oq ele (alpert) falou no ep. seja a única explicação que teremos. Provavelmente tenha chegado na ilha acorrentado as corrente que ele manuseia, em um ep. o F. Locke fala algo sobre ele estar livre das correntes.
    Também fiquei pensando nisso, será que a frase “eles estão chegando” era com referência a Widmore. Logo saberemos.
    Dias melhores virão!

  • Marco diz: 12 de março de 2010

    Por mais incrível e inverossímil que possa parecer, acho que o escolhido será o Hurley - o cara não tem pecados pombas!! Até na realidade alternativa conseguiu emprego para um Locke amargurado, é o único que consegue ouvir a Jacob, tem sempre uma palavra de alento, e está sempre de paz com a vida... seria, com certeza o seguidor de seus passos (do Jacob)... improvável, mas possível!!!

  • ronaldo diz: 22 de março de 2010

    oi hurley é o mais provavel, mas daria pra arriscar alguem do trigaulo Sawyer, Jack e Kate, pra fecha o casal certo ou ninguem ficar com a kate, e a sugestão de um cara ai no começo de fazer um bolão seria uma boa, mesmo sem premio.

  • joana diz: 22 de março de 2010

    Concordo que seja o Hurley, essa temporada ele está muito a frente dos outros candidatos, desde que chegaram ao templo ele tem sido decisivo. E também acho que seria ótimo fugir dos \"favoritos\" Sawyer e Jack...
    Outra coisa que também está na minha cabeça é o medo de que as maiores explicações fiquem muito no fim da temporada e que tudo se enrole, pq acho que ainda não está em muito ritmo de \"explicações\".

  • Johnny diz: 24 de março de 2010

    no episódio 9 onde fala sobre o Richard, deu muito a entender que Jacob é Deus e o \"novo Locke\" é o Diabo, será realmente isso???? ou o substituto do Jacob terá como missão não deixar o Diabo sair da ilha e espalhar o mal...

  • Thales Lopes diz: 25 de março de 2010

    Particularmente, não gostei do episódio... na verdade, não estou gostando dos rumos que lost está tomando por uma razão que eu diria bem simples: o que diabos estão fazendo com os melhores - na minha opinião - personagens de Lost? Desde que comecei a assistir, o meu ídolo era o Locke... morreu. Na segunda, fiquei intrigado com a história do Mr. Eko - para mim, uma das melhores personagens -... morreu. Desmond virou um dono de casa, não aquele lunático e paranóico da 2a temporada. O Sayd...morreu (não consigo me contentar com esses falsos Locke e Sayd e, ao que tudo indica, Sawyer). E na 3a temporada, surge um cara mau, com uma inteligência formidável, com incrível poder de persuasão (podia estar na mira de uma arma, mas sempre tinha argumentos, lógicas, diálogos) que era o Ben, mas no que se transformou o Ben? Em saco e pancadas. Acho que todos da ilha já bateram no Ben.

    De qualquer forma, parabéns por seu blog.

Envie seu Comentário