Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O mais bonito

08 de maio de 2008 33

Banco de Dados
Acho o carro atual da Fórmula-1 lindo. Ainda mais bonito quando a gente o vê ao vivo.

Assisto às corridas pela TV desde a primeira transmissão ao vivo para o Brasil, na temporada na qual o Emerson Fittipaldi chegava à liderança do Mundial pela primeira vez, em 1972.

Talvez por isso mesmo (mas tenho certeza que não só por isso), considero a Lotus 72D, do primeiro título brasileiro, o carro mais bonito já feito na F-1. O Emerson o chamava carinhosamente de %22minha nêga%22.

Esse modelo marcou também o começo da preocupação dos projetistas pela aerodinâmica, como o vento passa pelo carro, a pressão para fazê-lo grudar ao chão e por aí vai. Antes dele, os F-1 ainda tinham o formato de charutinhos. Claro que os conceitos aerodinâmicos cresceram com o tempo na velocidade dos próprios carros, mas a Lotus 72D foi a primeira.

Quem era o projetista dele? O mago Colin Chapman, claro, dono da Lotus e um dos maiores gênios da F-1. Ninguém criou tantas inovações quanto ele.

O famoso inglês morreria em 1982, vítima de enfarte. Mas contam por aí que na verdade ele ainda vive, anônimo, em uma fazenda no interior do Mato Grosso. Isso é só para aumentar a lenda em torno dele.

Você também acha que a Lotus 72 é o carro mais bonito da história da F-1?

Postado por Daniel Dias

Comentários (33)

  • João Francisco c. dos Santos diz: 8 de maio de 2008

    Realmente é um carro muito bonito, e tive a oportunidade de conhecer essé carro no CHUI/Rs, a muitos anos atrás.Passou em uma carreta, junto com o coopersucar para uma exposição no Uruguai.Um grande abraço!!!

  • Edu diz: 8 de maio de 2008

    Com certeza é o mais bonito. Inclusive tenho aí em Porto Alegre uma bicicletinha de criança que ganhei na época e é toda pintada nas cores e detalhes da Lotus.
    Esse sem dúvida é “o” carro!

  • paulo diz: 8 de maio de 2008

    daniel, acho q o lotus de 85-86 do Senna de suas primeiras vitórias na F1 tbém era dos + bonitos e recentemente quando a mclaren “prateou” a primeira temporada sem o patrocínio da marlboro, vê se resgata estas fotos, abraço !

  • Romeu de Freitas Flores Junior diz: 8 de maio de 2008

    Caro Daniel,

    Engraçado… se me fizessem essa pergunta eu diria que era o Lotus preto JPS do Senna. Por eu ter nascido em 74, não assisti a esses modelos mais antigos.

  • Carlos diz: 8 de maio de 2008

    Realmente o Lotus preto do Emerson foi um carro muito arrojado pra época e de uma beleza inigualável.

  • Daniel diz: 9 de maio de 2008

    Daniel,
    Em minha opinião os dois mais bonitos são o Lótus 78/79 e a Ferrari 312T.
    Abçs.
    Daniel

  • Renato Tuta dos Santos Junior diz: 8 de maio de 2008

    É um dos mais belos mesmo, inclusive havia uma versão vermelha, era o outro carro da escuderia, pilotado por Mario Andretti.
    Há muitos carros, não dá pra dizer qual o mais belo, mas eu votaria na Brabham azul e branca do Piquet.
    É raro ver uma pintura tão simples e agressiva.

  • carlos diz: 8 de maio de 2008

    realmente esse era muito bom esteticamente. e revolucionou acho na cor preto/dourado

  • Mário Carvalho diz: 8 de maio de 2008

    Caro Daniel
    Comecei a acompanhar F1 na revista 4Rodas em 1965, ainda na época de Jim Clark, Jack Brabham, Denny Hulme, Graham Hill, Jochen Rindt, Jackie Stewart, dentre outros.
    Concordo Cem por cento com vc, nunca vai haver um carro como o F-72D
    Sds Paraenses
    Mário

  • tito diz: 8 de maio de 2008

    Daniel!
    Posso fazer algumas perguntas??
    Aí vai: A que velocidade este carro andava?
    Quantas provas o Emerson venceu para ser
    campeão??Quantas marchas este carro tinha?
    O motor era o v8 da Ford??
    Se puder responder abradeço.

  • Corrêa diz: 8 de maio de 2008

    O DO SENA TAMBEM LINDO

  • Bruno diz: 8 de maio de 2008

    Sem dúvida é bonito, mas ainda prefiro a Williams FW14b(a de 1992, apelidado pelo Senna de “Carro de outro mundo”).

  • Leonardo diz: 8 de maio de 2008

    é o mais bonito disparado, junto com outros dois: a clássica mclaren vermelha e branca do senna de 90/91 (bons tempos….) e também com a primeira “inovadora” mclaren cromada de alguns anos atrás. depois desses tres vem os outros. flw

  • Poti Campos diz: 8 de maio de 2008

    É isso aí, Daniel. Nenhum foi tão bonito quanto o 72D.

  • Gabriel Lopes diz: 8 de maio de 2008

    A Lotus 72D sempre foi a minha predileta, neste grafismo do patrocinador JPS. Aliás, até por serem aerodinamicamente menos “pausterizados”, havia outros carros interessantes nos anos 70, como as Tyrrell 005/006 e 007, os Brabham 42 e 44, os “outros” Lotus 78 e 79. Mas havia aquelas coisas esquisitas, também, como os March 711 e 721X, ou os Hesketh.

  • Vitor diz: 8 de maio de 2008

    Concerteza, sempre foi minha predileta!

  • Rodrigo diz: 8 de maio de 2008

    Não acho o mais, mas é um dos mais. Acho que as cores colaboram muito. A Lotus negra dos anos 80 também é linda.
    Mas pra mim, em termos de saudosismo, as Willians de 86, com Piquet e Mansell são imbatíveis. Comecei a acompanhar a F-1 nessa época, com 4 anos de idade.

  • Maurício diz: 8 de maio de 2008

    Daniel,
    Eu concordo plenamente, a Lotus 72D, foi um dos carros mais bonitos da F1, com ele também foi que eu comecei a admirar a F1, vendo Emerson dar show no comando da preta e dourada, em duelos fenomenais contra a Tyrrel do Stwart. Daniel que saudades daquela época romântica, quando começamos a gostar da fórmula 1.
    Abraço
    Mano Maurício.

  • André Rocha diz: 8 de maio de 2008

    Faltou a capacete amarelo ai!!!

  • Gustavo diz: 8 de maio de 2008

    Charuto Prata da Mercedez nos anos 50: O mais bonito da história da F-1

  • leandro diz: 8 de maio de 2008

    não só bonito como um verdadeiro F1.

    DEMAIS – muitos GPS assisti e torci pelo nosso grande CAMPEÃO.

  • JOAQUIM INACIO CAMPOS NOBREGA JUNIOR diz: 8 de maio de 2008

    Concordo contigo, a Lotus 72D se não é a mais bonita, seguramente é uma das mais bonitas da história.
    Parabens pela sua coluna. Acompanho automobilismo desde quando não havia revista especializada no Brasil, tinha que comprar a Quatro Rodas italiana. Fui navegador e piloto de ralye, contemporâneo do Emerson Fittipaldi, que tem a mesma idade que eu, quando também participava deste tipo de competição. Parabens e sucesso

  • Fernando Torres diz: 8 de maio de 2008

    Concordo com você a lotus sempre teve carros muito bonitos. O da primeira vitória do Senna também era lindo.
    Mas fica o desafio para você, fazer uma matéria sobre o carro mais feio da F1. Não vale a tyrrel de seis rodas, pq esse é com certeza o mais bizarro.
    Abraço.

    Obs: a mc laren atual é muito bonita.

  • Juliano Paim diz: 8 de maio de 2008

    Em 1972 eu estava nascendo, mas desde que acompanho F1, a Brabham BT 49C de 1981 e a Williams FW11 de 1986 e 87 de Piquet são as mais bonitas.

  • cleiton gremista diz: 9 de maio de 2008

    Quando esse Lotus apareceu na pista pela primeira vez, todos nós já tínhamos a certeza de que seria o carro mais bonito a desfilar por um autódromo, em qualquer parte do mundo. Atualmente, esse da Mercedes é um show. Abraços, Cleiton. Ah!, obrigado por atender meu pedido das perguntas tipo quiz. Estamos nos divertindo aqui em Goiânia. Manda mais…

  • Lucas Pereira diz: 8 de maio de 2008

    Pô Daniel,

    Esse aí é “O Carro” !! Ele me traz imediatamente à lembrança os primeiros anos que acompanhei a F-1. É mais que bonito, é místico !
    Grande abraço !

  • Henrique diz: 8 de maio de 2008

    Esse carro é muito lindo mesmo. Quem não gostou muito foi a esposa do nosso campeão Emerson, que quando apresentada ao carro preto com detalhes em dourado imaginou um caixão sobre rodas e quase proibiu o marido de correr.
    Parabéns pela lembrança.

  • Badger Vicari diz: 8 de maio de 2008

    Bom dia, Daniel.
    Não. Eu acho o F-1 mais bonito a Ferrari de 1990 (mas também as Williams de 1986 e 87…)

  • Ralf Rodrigues diz: 23 de maio de 2008

    Acho o “safety car” mais bonito…

    Queria um tb.

  • Milton Costa diz: 29 de maio de 2008

    O mais bonito era o Shadow UOP pilotado pelo Jean Pierre Jarrier.

Envie seu Comentário