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Um carro mais arisco

13 de janeiro de 2009 7

Fabrizio Giovannozzi, AP
Felipe Massa disse que a nova Ferrari é um carro completamente diferente do usado até a temporada passada. E não poderia ser diferente. Só pelo uso dos pneus slicks ele já seria completamente diferente. Para o vice-campeão, o novo carro é bem mais difícil de ser pilotado. Também não poderia ser diferente.

 

Massa foi o primeiro a reclamar quando foi retirado o controle de tração, no final de 2007. A retirada do controle, dos apêndices aerodinâmicos – aquele festival de aletas e asinhas de todo os tipos que infestavam os carros até 2008 – e da modificação do tamanho e desenho dos aerofólios visam principalmente devolver mais o controle do carro ao piloto. Os penduricalhos aerodinâmicos e aerofólios antigos ajudavam a manter o carro no chão, na estabilidade.

Não gostei quando Massa reclamou da retirada do controle de tração, piloto tem de se garantir. Ele sofreu nas duas primeiras etapas da temporada de 2008 até se adaptar ao carro. Depois, ficou quieto e tratou de domar o bicho. Massa terminou a temporada como o melhor piloto do ano, com um controle do carro fantástico. Agora, ele repete o discurso. Não precisava. O Massa logo logo vai se adaptar às novas condições do carro, como todos os outros pilotos, uns mais rápidos, outros, menos. Capacidade ele tem de sobra.

Essa nova configuração dos carros lembra muito os F-1 do final dos anos 80. Uma vez, o Michael Schumacher andou com uma Ferrari de 1987. Ficou assombrado. “Não sei como aqueles caras andavam com um carro assim”, disse o heptacampeão. Andavam, e andavam muito. Ele também andaria se fosse daquela época.

Nunca gostei de piloto reclamando da dirigibilidade de um carro, ao menos, claro, se existe um problema técnico, ou defeito. Não é o caso agora. Os novos carros exigirão muito mais dos pilotos. Mas não é exatamente isso o que todos nós esperávamos? Ah, os pilotos de F-1 são os melhores do mundo.

Postado por Daniel Dias

Comentários (7)

  • MAURÍCIO diz: 15 de fevereiro de 2009

    Daniel, não comento muito por aqui, mas sempre estou de olho nesse blog e gosto muito de suas colocações. Realmente da saudade da f1 dos anos 80 e início dos 90. Mas vejo uma melhora desde 2007, 2008 foi o melhor mundial desde as disputas entre Damon Hill e Shumacher. Esse ano promete ser ainda melhor. Tu acreditas que neste ano teremos mais ultrapassagens e maior equilíbrio?

  • douglas diz: 26 de fevereiro de 2009

    daniel acho que agora a f1 vai ficar parecida com os tempos do inesquecìvèl airtom nâo sò na aparência dos carros e tbm na conpetitividade

  • Mário Gayer do Amaral diz: 13 de janeiro de 2009

    Belo carro esse da Ferrari, Daniel. Me faz lembrar os carros da década de 80, com o famoso número 27, lembra? Do Alboreto. Sabe de uma coisa, Daniel, esses pilotos atuais aí deveriam fazer um curso com os mais velhos para aprenderem a andar com os novos slicks, tão mal-acostumados, né? Os pilotos mais antigos como o Prost, o Senna e o Berger, como exemplo, eram feras numa época que os cambios eram manuais. Só queria ver o Massa por exemplo correr com o cambio manual e não com os botões..

  • PC, O PC diz: 13 de janeiro de 2009

    OS caras esqueceram que são pilotos, ou pelo menos deveriam ser, heheh … Tudo Nakajima. O carro fazia tudo, agora vão ter que pilotar mais um pouquinho, só mais um pouquinho… O rémilton não chega a ser japonês mas tem o DNA.. h aha haha … por isso se dá melhor. O restante fala satoro, toma saquê e come sushi, h aha haha..

  • Mário Gayer do Amaral diz: 13 de janeiro de 2009

    ..automáticos. Aí sim voltaria aquela velha época em que o braço do piloto fazia diferença. Pneus Slicks, mudanças no carro, tudo isso nos aguarda para esse ano. Tô louco para que chegue Melbourne de uma vez. E a propósito, o mexicano aquele vai comprar a Honda ou não? Esperamos que sim. Um abraço, Daniel.

  • Joaquim Nóbrega diz: 13 de janeiro de 2009

    Não gostei dos aerofólios. O trazeiro ficou estreito e mais feio, e o dianteiro ficou muito largo e baixo.Qualquer toque o aerofólio dianteiro vai voar.

  • Adriana Ramos diz: 13 de janeiro de 2009

    Oi, Daniel! Olhando a foto aí, tenho a impressão de que os pneus têm umas pequenas ranhuras. Os pneus da temporada não serão totalmente slick, ou estes são um meio termo só para os testes iniciais?

    Oi, querida amiga, obrigado pelo prestígio e o conhecimento teu de sempre. O Massa testou com pneus para chuva (intermediários) porque foi só para dar uma primeira olhada nos sistemas do carro. Os pneus para a temporada serão slicks mesmo.

    Beijo

    Daniel

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