Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Vai melar?

26 de março de 2009 15

Oliver Multhaup, AP
Começou. Ou melhor, nem começou ainda a temporada e algumas equipes tentam melar o resultado do GP da Austrália, tudo por conta do desenho do difusor da Brawn, Williams e Toyota. O difusor é a peça, o da foto aí é o da Williams, colocado na extrema traseira e que ajuda a direcionar o ar que passa sob o carro. Segundo o regulamento, a peça não pode ter os dois “andares” como o dessas três equipes. Se está fora do regulamento, proíbe-se e ponto final. Mas a FIA decidiu (o que mais ela sabe fazer) pela autorização para elas usarem a peça assim na Austrália. A Ferrari é quem está mais gritando contra. Ela tem razão?

 

Postado por Daniel Dias

Comentários (15)

  • João Luiz de Leon Lima diz: 26 de março de 2009

    Regulamento é para todos. Se foi definido que a peça deveria ter certas restriçoes e alguns projetam seus carros seguindo a regra tem que valer para todos.

  • jairo jordao diz: 26 de março de 2009

    Boa Tarde Daniel, se a asa (difusor)resolve porque a Wilians e a Toyota nem chegaram perto da Brawn e se resolve a Ferrari que faça o mesmo e pronto.
    Sem a asa ela já andou perto da Brawn
    abraço.

  • rafael gambino teixeira diz: 27 de março de 2009

    Gostaria de saber se vcs não tem interesse em realizar uma reportagem sobre o ayrton senna para o mês de maio (mês de seu falecimento) com as crianças do projeto quero-quero da UFRGS em parceria com o instituto ayrton senna!!!! no final do mês de abril, elas estarão realizando uma atividade para conhecer o ayrton senna, responsável direto por elas, hj, terem uma oportunidade de praticar esportes!! agradeço desde já a atenção!!
    rafael gambino teixeira
    33085891

  • Flavio Koch diz: 27 de março de 2009

    Buenas Daniel dias,

    Ficou excelente a nova pagina do esporte..Mas pq ainda o Grupo RBS não começou a falar sobre nosso automibilismo aqui no RS. Temos que divulgar mais as noticias sobre os campeonatos e categorias que nós temos.
    Essa é minha sugestão, tratar claro de assuntos de velocidade no ambito internacional, Nacional, mas tbm no ambito REGIONAL.

    Abração / Koch

  • Emerson Butzen diz: 26 de março de 2009

    Olá Daniel. Faz tempo que não posto algo aqui. Mas quero contribuir, pelo que li em outros sites especializados, a regra não fala de difosores de dois andares. A brecha está interpretação dela, fala que o difusor deve estar preso ao fundo do bólido na linha traseira, e isso esta como os demais. O que as equipes fizeram foram se aproveitar dessa área nova e desenvolver um “difusor” diferente. Sendo assim as equipes não estão burlando a regra. Abraço a todos.

  • João Victor Camerini Teixeira diz: 27 de março de 2009

    pergunto agora, Daniel.
    Nos treinos livres de ontem, as 3 equipes que usam o difusor nesse padrão ficaram a frente, com franca vantagem, por assim dizer. Muita evolução, diga-se de passagem para 3 equipes que mandavam muito mal no ano passado. Tudo bem, vá lá que a Brawn trabalha no carro desde o ano passado, e a willians tenho Patrick Had, mas será que o difusor não altera muito a pressão aerodinâmica não heim?

  • Mario Gayer do Amaral diz: 26 de março de 2009

    E o chororô já começou, Daniel. Pô, se a própria FIA voltou atrás na decisão dela, as equipes tem que acatar e pronto. Eu acho que a Ferrari não está com a razão e me dá a entender que estão tremendo nas bases e morrendo de véspera. Vamos ver se essa peça é tão boa nessa corrida. Aposto que se a Ferrari vencer, eles param com essa gritaria. E quem ganha com isso somos nós, os amantes dos autinhos, que verão uma grande corrida (assim espero…) um abraço, cara.

  • Alex lucas diz: 27 de março de 2009

    Ola Daniel eu tenho uma duvida( pode parecer idiota mais realmente eu não sei)aqueles cavalos extras q o motor recebe provido do Kerbs pode ser usada na volta de classificasão?Se poder responder agradesso desde ja abraço.

  • Diogo diz: 27 de março de 2009

    Estamos vivendo uma situação estranha na F1… Podemos ter um ano onde a McLaren e Ferrari poderão ser mera coadjuvantes depois de muuuuito tempo (creio que isso é péssimo, mas não acredito que isso aconteça), e esse choro pode ser um sinal desse medo. Mas já que permitiram, que as outras equipes façam o mesmo (não se técnicamente é possível). E será que equipes experientes como essas iriam burlar o regulamento dessa maneira tão discarada, creio que não…Abraços

  • Luciano diz: 27 de março de 2009

    Não vai melar não, o que eles querem é que a FIA diga em definitivo que a peça é regular para poder copiar, pois já se viu, depois dos treinos dessa madrugada, que fazem uma boa diferença.

  • Rodrigo Dias diz: 27 de março de 2009

    Lembro de ter lido em mais de um lugar que especialistas consideram o difusores legais. Não apenas a FIA. Aposto que, se fosse a Ferrari com esses difusores, uma galera ia dizer que era chororô das equipes pequenas. Mas como são as pequenas que tão metendo porrada, ficam nessa lenga-lenga. Por que ninguém fala dos retrovisores da Ferrari, que em vez de acoplados à parte dianteira ou próximo aos radiadores, estão no assoalho do carro? Praticamente uma aleta.

  • PC, O PC diz: 27 de março de 2009

    Tiê gurizada, to mais por fora que traseiro de índio em relação a F1, mas parece que o Barrica botou um siliconezinho e turbinou a nave. Tudo por causa do difusor que deixou tudo muito difuso.
    Vou torcer pro Barrica ganhar essa e todas as outras só pra ver a confusão.
    Tchus..

  • Carlos Mota diz: 27 de março de 2009

    A questão é a seguinte: se está no regulamento, cumpra-se. Pronto e Ponto. Não dá para mudar a regra quando bem entender. São dez equipes; se sete estão cumprindo o regulamento, porque as outras tres não podem fazer o mesmo? Espero que esta temporada seja mais tesuda do que as anteriores. Já imaginaram o Barrichello liderando o campeonato com uma equipe que até poucos dias estava fora do circo? Isto é surrealismo.

  • Adriana Ramos diz: 26 de março de 2009

    Bom, eu acho que se esse difusor da Brawn altera a forma como o ar passa pela traseira do carro, também deve alterar a aerodinâmica e pode favorecer a equipe na medida em que o carro fica mais estável, por hipótese. Não sei se é uma questão de chororô, mas com certeza deve ser avaliado com mais cautela e se de fato altera a aerodinâmica, ou é para todas as equipes, ou não é para nehuma.

  • Cristiano Munari diz: 27 de março de 2009

    Daniel, tu não acha coincidência que Willians e Toyota que usam o mesmo motor terem e o tal dificusr diferente? Não teria havido ai uma troca de informações? Acredito que sim, pois imagino que a Willians use o cambio Toyota e como o difusor começa na carcaça do cambio essa idéia foi em conjunto das duas equipes. Mas e de onde partiu na Branw? Seria feito depois copiando essas duas?

Envie seu Comentário