Todos sabem que o coração de um Fórmula-1 e de qualquer carro de competição é o motor. O bom rendimento da Brawn e da Red Bull, os dois melhores carros do momento, tem mais de uma explicação. A principal delas: esses carros foram muito bem construídos, especialmente na parte aerodinâmica. Ross, na Brawn, e Adrian Newey, na Red Bull, dominam essa área.
No terreno da comparação, fica bem ilustrativo e simples de se entender: a Brawn GP usa o motor Mercedes FO 108W, exatamente o mesmo da McLaren. A Red Bull usa o motor Renault RS 27, idêntico ao usado pela Renault. A diferença de rendimento entre Brawn e McLaren e Red Bull e Renault é, em primeiro e fundamental lugar, o carro. Elementar, meu caro Watson. Ponha o canhão Renault RS 27 ou o Mercedes FO 108w em um carro bom e segura o bicho. Ponha o mesmo motor em um carro mal-nascido e veja o que acontece. A sinfonia não flui, o carro anda bem na reta mas “entorta” em todas as curvas, perde tração, freia desequilibrado, consome mais pneu. Também elementar.
Mas o que estão fazendo agora, ou há algum tempo, Ferrari e McLaren, que começam a chegar ao mesmo nível de rendimento da Brawn e da Red Bull? Desenvolvendo seus modelos mal-nascidos. Como? Bem, essa receita tem vários ingredientes, que passam pela simples cópia das soluções encontradas por quem está na frente, por testes no túnel de vento para “desentortar” erros de projeto, ou ainda lançando mão de cartas na manga das poderosas Ferrari e McLaren. Que cartas são estas? O ganho em performance na tecnologia, com criação de novos componentes do carro, que às vezes beiram a ilegalidade do regulamento e que ficam escondidos dos olhos dos outros. E isso custa muito dinheiro. Por isso, a Ferrari grita tanto contra o teto orçamentário. Não estou dizendo que elas podem estar fora do regulamento, mas elas buscam compensação em outros lugares por sua aerodinâmica não ser de primeira linha.
Então, se uma Brawn com o mesmo motor Mercedes anda mais do que uma McLaren, é o carro que faz a diferença? Na atual F-1, é. Mas ele faz a diferença se o motor também for bom, obviamente. Por isso é que estamos falando de carro e motor bons.
Postado por Daniel Dias
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