Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A Ferrari deve ser punida?

28 de junho de 2010 12

Alguém acredita que a Federação Internacional de Automobilismo, com Jean Todt na presidência, vai punir a Ferrari? Só para lembrar: a equipe italiana afirmou que a demora para punir Lewis Hamilton no GP da Europa foi uma manipulação de resultado. Quando o inglês recebeu a punição, já tinha aberto o suficiente para entrar nos boxes e sair na mesma posição. Aliás, o Hamilton só foi punido porque o Fernando Alonso dedurou o inglês pelo rádio, revelando que o piloto da McLaren havia ultrapassado o safety car.
Bem, este GP naquela pista de brinquedo só podia dar confusão. Agora, Hamilton passar o safety car, é várzea, Alonso o entregar, foi, apesar de o motivo principal ter sido a rusga de 2007 entre os dois, foi certo, e a acusação da Ferrari, afirmando ser “manipulação de resultado”, é grave. Manipulação de resultado é crime, é patifaria. Aquela bandalheira protagonizada pelo Nelsinho Piquet em Cingapura não foi chamada por todo mundo de manipulação de resultado? Uma patifaria. Pois se a Ferrari faz a mesma acusação agora, tem que trazer as provas, para que a punição seja aplicada.
E aí, você puniria a Ferrari? Você acha que foi manipulação de resultado? E eu também me pergunto: por que será que em quase todas as broncas dos últimos anos o Hamilton tá enfiado no meio?

Comentários (12)

  • Angela Kasper diz: 28 de junho de 2010

    Parece que na fómula 1 atual a equipe se aproveitar de falhas no regulamento é valido (ex. Ferrari testar o carro quando não podia), mas quando as outras equipes (Hamilton e Maclaren) se aproveitam das falhas é manipulação. Concordo que no caso da corrida a Mclaren foi beneficida, mas também acho que o Alonso e Ferrari não tem moral para cobrar tão enfaticamente.

  • Mário Gayer do Amaral (Professor) diz: 28 de junho de 2010

    Meu caro amigo Daniel, se tu quer saber minha opinião, é mais fácil o Xavante e o co-irmão Lobo subirem de divisão no Campeonato Brasileiro (B para o Xavante e C para o Lobo nesse caso) do que a Ferrari ser punida.

    E manipulação de resultado, bem, será que por acaso o Alonso não se lembra daquela sem-vergonhice que o Nelsinho fez pra que ele ganhasse em Cingapura e que o Massa perdesse aquele título no processo e outras coisinhas mais?

    Sabe o que me parece isso? o Alonso e o Hamilton parecem aquelas dondoquinhas que brigam pelo melhor vestido da festa.

    No fim, essa corrida foi uma várzea e esses dois aí se merecem. Enquanto que os nossos “santinhos do pau oco” brigam, o Vettel dá risada disso tudo. Se as picuinhas dos dois continuarem, o Vettel leva a taça e os dois chupam o dedo exatamente como o Raikkonen fez em 2007.

    Mas agora, mudando de saco pra mala (e que mala!!!), amigo Daniel, o que era aquele acidente com o Webber? O mala do Kovalainen me faz uma asneira daquelas de frear o carro antes do tempo certo da curva e quase mata o Webber!!
    Meu deus, esse homem tem que ser banido da Fórmula 1!!! Nem queria mais pegar no pé do Kova, mas depois dessa, ele tem que se aposentar de vez. O cara já andou de Renault e foi chamado de porcaria pelo Briatore logo na estréia dele, já andou de Mclaren e só fez c… e agora me apronta essa!!

    É por essas e outras, Daniel, que esse mala sem alça tá fazendo hora extra na Fórmula 1 e já devia ter ido embora há muito tempo. É mais um do “clâ Eliseo Salazar”.

    Eu é que faço essa pergunta agora a todos. Vocês acham que o Kovalainen tem ou não que ir embora da F1?

    Um abraço grande a todos.

  • Adriano diz: 28 de junho de 2010

    O Hamilton é um grande piloto, mas é o novo Dick Vigarista… a todo momento ele tenta tirar vantagem por isso esta sempre em confusão. A Ferrari historicamente sempre fez valer o seu peso político na categoria, o choro faz parte desse jogo político, e o Alonso também sempre foi chorão…
    Nesse caso a Ferrari exagera, mas tem razão na reclamação… o Hamilton burlou o regulamento foi muito beneficiado em relação as ferraris que vinham logo atrás. Hamilton voltou em segundo, Alonso voltou em 12! A FIA pisa na bola, o regulamento é confuso, 10 carros foram punidos, e o resultado da corrida foi quase que completamente alterado.

  • fabio diz: 28 de junho de 2010

    A Ferrari não deve ser punida, acho que uma retratação oficial seria suficiente pois o termo manipulação ficou forte. Depois que vimos Briatore circulando livremente no grid, penso que a F1 (quem organiza, dirije ou administra a F1) não tem mesmo muita credibilidade para punir a Ferrari, ou qualquer outra equipe que reclamasse nos mesmos termos. Afinal de contas Hamilton cometeu um erro grave e é inadmissível que com toda a tecnologia disponível ao controle da prova que a punição ao Hamilton demorasse tanto a ser aplicada. Na realidade, não houve punição ao LH, ele descumpriu regras e chegou na mesma posição que estava ao descumprir as regras. Bem como os outros nove que levaram apenas 5s por andarem mais rápido do que o permitido no SC…
    Mas o Dom Alonso que não se esqueça de CINGAPURA 2008, já reclamou o suficiente, agora que fique quietinho…

  • André Enderle diz: 28 de junho de 2010

    Isso só acontece porque a F1 perdeu o rumo faz tempo.

    Esse piloto, Hamilton, nunca respeitou regra alguma e nunca recebe punição. Quando as recebe, são simplesmente inúteis, como vimos no último GP. O piloto fabricado pelo todo poderoso (e de caráter duvidoso) Ron Dennis simplesmente não respeita as regras, joga o carro em cima dos adversários pra conseguir as ultrapassagen e ningém diz nada… Aliás, por essas atitudes ainda dizem que é arrojado, o Rei das Ultrapassagens. Que é isso…

    Só nesse ano, se minha memória não falha, o dito cujo quase atropelou mecânicos na saida do pit stop ao disputar posição com o Vettel, quando a regra é clara. O mecânico não pode liberar o carro colocando pessoas em risco. Qual a punição? Uma advertência, inclusive pro Vettel, que nada tinha a ver com o pastel, pois já vinha posicionado corretamente.

    Não bastasse isso, vi a coisa mais escrota na F1 dos últimos tempos… o grande piloto mudando o carro 3 vezes de trajetória, fazendo um zigue-zague na pista. não lembro quem era o piloto que ia ultrapassá-lo. Se não me engano era o Petrov. Qual a punição???? Ein??? Mais uma advertencia… PIADA.

    Agora mais essa… com todas as câmeras possíveis, os comissários apenas investigaram mais uma patifaria do pupilo do Ron Dennis porque o Alonso reclamou. A punição?? Uma passagem pelo Pit Lane após o mesmo ter aberto tempo suficiente pra punição se tornar vazia, visto que não perdeu sequer uma posição.

    Não acredito em anjinhos na F1. Ali a briga é feia, e como sempre o $$$ conta mais alto. Infelismente.

    A acusação da Ferrari é grave. E um tamto difícil de ser comprovada. Porém, não creio que os comissários da corrida não tenham visto a manobra ilegal do queridinho, sendo que, sem qualquer recurso tecnológico e enfiado em um cockpit, o Alonso viu e, ao notar que não saiu punição alguma, fez uma reclamação via rádio. Ou seja: além de pilotar no limite, a 300km por hora, o Alonso ainda teve que fazer o trabalho dos comissários, que estão com a bunda grudada em uma cadeira confortável, no ar-condicionado e com um monte de monitores grudados no nariz, apenas pra analizar as situações de corrida.

    O Hamilton é o queridinho, intocável… não me lembro de alguma punição séria imposta a ele. E motivos não faltaram. Lamentável.

    Eu adoro a F1, porém ela está fedendo. E não é de hoje.

    Abraço.

  • Fabrício Martins Tavares diz: 29 de junho de 2010

    Já escrevi em outro post Daniel que o Alonso tem todo o direito de chiar pela forma como foi a entrada do safety car. Sem dúvida ele foi o maior prejudicado. Mas aí falar em manipulação é forçar a barra. Será que a memória dele não lembra de Cingapura/2008? Aí sim teve manipulação de resultado e o favorecido foi justamente o espanhol. Sobre o Hamilton, acho que ele deveria tomar uma punição, pois a FIA é muito branda com ele. Quantas ultrapassagens ele já fez atirando o carro pra cima dos outros? Naquela corrida de Monza em 2008, com chuva pesada, na primeira vitória do Vettel, de Toro Rosso ainda, ele colocou o Glock pra cima da grama em uma manobra arriscadíssima. Neste ano, ficando ziguezagueando na frente do Petrov. E ele tem talento de sobra pra agir limpamente. Como ele é mimadinho desde cedo pela McLaren, pensa que vai se safar de todas … Para acabar com esta polêmica do safety car, a FIA deveria colocá-lo na pista sempre na frente do líder e fechar os boxes até o realinhamento definitivo. É a atitude mais conservadora, mas também a mais justa. Era assim antes e ninguém reclamava. Somente quem se beneficiava, era quem entrava nos boxes antes do safety car, então era aleatório mesmo.

  • Carlos Mota diz: 29 de junho de 2010

    Posso até estar errado, mas não tenho noticias de que algumas destas “maracutaias” ocorram em outras categorias, como a Indy, por exemplo. Se for passível de punição, puna-se, mas durante a corrida e não aquela palhaçada de “será investigado após a corrida”. Aí, é para não punir mesmo. Agora, onde tem confusão não apenas o hamilton está no meio, mas também o Alonso, MacLaren e Ferrari, a cappo di tutti capo.

  • Fábio diz: 29 de junho de 2010

    Final do ano passado escrevi um comentário para ti criticando a regra do safety car e pedindo que falasse sobre isso. Não vi nenhum post teu a respeito. Na F1 é uma regra ridícula. Basta copiar o que fazem Fórmula Indy, Nascar e todas outras categorias do mundo. Quando o safety car entra na pista ele DEVE SEMPRE entrar na frente do primeiro colocado. Isso é básico, 1 + 1 = 2. Só depois podem ser abertos os boxes. Outra, para que não ocorra prejuízo ao segundo piloto de cada equipe, cada piloto precisa ter o seu boxe e seu lugar de troca de pneus. Isso acontece em todas as categorias do mundo. Só na F1 se divide um box para dois pilotos. Falta espaço mesmo sendo a categoria mundial com menos carros? Mais outra: há dois anos massa foi punido com bandeira preta porque saiu dos boxes enquanto tinha safety car na pista. Elementar que a mesma punição fosse dada a Hamilton. A “vantagem ilícita” é a mesma nos dois casos. Mas claro, esquecemos de uma coisa. Dick Vigarista pode tudo… nunca é punido. Na terra dos vilões sobre sempre para o mocinho. E assim se vai a nossa paixão pela F1…

  • Marco diz: 29 de junho de 2010

    Não concordo com tua última frase de que o Hamilton está sempre metido nas últimas broncas. Aliás, a própria resposta negando essa afirmativa se encontra dentro do teu post: a maior patifaria da F1 dos últimos tempos envolveu Briatore-Piquet(zinho)-Alonso (apesar do príncipe asturiano se fazer de desentendido nesse rolo).

  • Valdenio Júnior diz: 29 de junho de 2010

    Daniel.. A minha pontuação está errada.. Estava com 20 Pontos e Acertei o Vencedor da Prova (Vettel).. então tenho que ficar com 45 Pontos e não 30.

    70. Ricardo Rhoden: 20 pontos
    Valdenio Júnior: 20 pontos
    Leonardo Ribas: 20 pontos
    Ramon Adriano de Borba: 20 pontos
    Christian Silva: 20 pontos

    ——————————————–

    64. Luiz Carlos Herrera: 30 pontos
    Suzi: 30 pontos
    Leonardo Ribas: 30 pontos
    Valdenio Júnior: 30 pontos

    Valeuw..

    Resposta: Como já foi dito, no nosso Bolão, o vencedor ganha 10 pontos e não os 25 pontos da F-1.
    Abração.
    Daniel

  • henry diz: 29 de junho de 2010

    Shumeker foi o piloto mais sujo que já apareceu na F1 e é o maior vencedor de todos os tempos.Quero dizer com isso que não é de hoje que isso acontece na categoria.
    Mas queria mesmo que vcs da imprensa que cobre F1 falasem a verdade sobre o banho de pilotagem que Massa esta levando de Alonso.Até quando vamos encobrir os maus pilotos brasileiros na F1?Esta mais que na hora de aparecer um campeão brasileiro, alguém que seja capaz de passar por cima de tudo e todos.Estamos com saudades de vencer.
    E quanto a essas pistas? Por que ainda fazem corridas em lugares que não tem ultrapasagens?Será que não sabem que a maior emoção da corida são as ultrapasagens?Esta ficando dificil de acompanhar a F1.

    Resposta: Caro Henry, aqui neste espaço e na cobertura dos jornais da RBS, o Massa não é defendido. Há horas, falo do banho que ele tá levando do Alonso.
    Abração.
    Daniel

  • José diz: 25 de julho de 2010

    A Ferrari deve perder todos os pontos para disputa do mundial por equipes, O massa tem que criar vergonha na cara assim como tinha o saudoso Ayton, e deve pedir demissão, O alonso deve perdr todos os 25 pontos conquistados na corrida de hj e o Steffano dominicalli deve ser banido do esporte, só assim seria justo.

Envie seu Comentário