Pois é, chegamos à fase de definição do Mundial de Fórmula-1 de 2010. Nas três melhores equipes do campeonato, Red Bull, Ferrari e McLaren, cinco candidatos ao título. O único fora? O da cara de quem comeu algo amargo na foto vermelha. O famoso Não Passa Ninguém é a grande decepção da temporada. Ou não é? Era isso mesmo que esperávamos do Felipe Massa? Respondo por mim, mas quero ouvir vocês. Esperava que o Fernando Alonso fosse se dar bem na Ferrari, mas não esperava por essa surra no Massa. Méritos todos do espanhol? Alguns. Mas o principal vem do brasileiro. Massa está parecendo um ex-piloto. E no episódio da Alemanha, abdicou de ser um vencedor. A garra, maior atributo de Massa, sumiu. Nem sei se ele a recupera um dia.
Mas e os 5 postulantes ao título?
Alguém acreditava no Alonso? Sim, sem dúvidas, mas depois da vitória na corrida de estreia, no Bahrein, a Ferrari foi ladeira abaixo. O que o espanhol foi fazer? Trabalhar. Embora não pudesse fazer testes de desenvolvimento do carro na pista, por proibição da FIA, esse sujeito sabe muito. Mexeu, claro, os pauzinhos para que a equipe fechasse com ele. Enquanto Massa se tornava um cara vegetativo, sem vida, sem brilho, o Alonso arregaçou as mangas e foi à luta. Portanto, merece ser apontado como o favorito de agora na luta pelo campeonato. Ninguém está mais bem preparado psicologicamente do que ele.
Alguém acreditava no Sebastian Vettel? Depois das primeiras corridas e da confirmação de ter o melhor carro, todo o circo acreditava no alemãozinho gente boa. Mas aconteceu tudo o que já vimos, com uma bobagem em cima da outra. Já disse aqui, tomara que não mudem o estilo do Vettel guiar. Fiquei preocupado, muito, com o piloto sonolento e que não arriscou em nada na corrida de Monza. Também preocupou um pouco sua atuação em Cingapura, embora com carros com rendimento semelhante fica difícil passar naquela pista. O Vettel ainda tem chances de ser o campeão neste ano? Tem. Mas vai ter de arriscar de novo.
Alguém acreditava no Mark Webber? Acho que nem ele mesmo. O australiano cresceu muito, lucrou com os erros do companheiro e amadureceu. Mas não passa de um bom piloto. Merece levar o título? Merece. No entanto, ficaria sempre aquela história de que foi campeão porque o companheiro errou muito.
Alguém acreditava no Lewis Hamilton? Quando a McLaren mostrou ter um bom carro, todos acreditavam no inglês, dos poucos pilotos que não gostam de levar desaforo prá casa e que arriscam, embora às vezes fique no limite da manobra ilegal na pista. Se envolveu em dois acidentes nas duas últimas provas. Querem saber? Esses erros custaram, definitivamente, seu bicampeonato.
Alguém acreditava no Jenson Button? Eu, não. Porém, o simpático campeão deu aula ao volante da McLaren, chegou a liderar o Mundial e ainda tá por aí. Se bobearem, o Jenson emplaca o bi seguido. Eu não ficaria nem um pouco incomodado se isso acontecesse.
E se for merecimento? Mark Webber. Alonso tem aquela mancha da maracutaia da Alemanha. Vettel e Hamilton, os erros. E o Button? Esse merece também.
Veja os comentários mais recentes