Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Guia F1 2013: Williams e Toro Rosso buscam prestígio e pontos

12 de março de 2013 0

Hoje, nosso guia apresenta a Williams e a Toro Rosso. Enquanto a primeira quer repetir o feito na Espanha para recuperar prestígio, a segunda quer independência da Red Bull para crescer.

Comentem, participem e vamos correr juntos! Está chegando a hora!


GUIA DA F1 2013

Williams se inspira em triunfo na Espanha para retornar ao topo


A EQUIPE
Nome
: Williams F1 Team
País: Inglaterra
Chefe: Frank Williams
Vitórias: 114
Poles: 127
Titulos: 9 de construtores (último em 1997) e 7 de pilotos (último em 1997, com Jacques Villeneuve)
Em 2012: 8º no mundial de construtores
História: Fundada em 1977, a equipe se consagrou nas décadas de 1980 e 1990. Com ela, Piquet foi tricampeão em 1987. Sete anos depois, a escuderia ficaria marcada por ser o último cockpit de Senna, que morreu em Ímola. Após ser bicampeão em 1996 (Hill) e 1997 (Villeneuve), nunca mais foi a mesma. Em 2012, a vitória de Maldonado na Espanha reacendeu a esperança de voltar às glórias.
Palpite: A vitória em Barcelona foi surpreendente, mas uma exceção em um ano difícil para a Williams. Maldonado tem ótima performance em treinos, mas na corrida é precipitado e imaturo, muitas vezes. Se ano passado Senna era aposta, nada muda com Bottas. Tirando o grid de largada, onde deve aparecer no Q3, qualquer boa corrida é zebra.

O CARRO
Última equipe a lançar o carro, a Williams afirma que o FW35 é 80% diferente do antecessor. Mudou caixa de câmbio, suspensão traseira, assoalho, radioadores e até o antipático degrau no bico.

As cores foram mantidas, mas o orçamento limitado fez a equipe priorizar melhoras no escapamento do que na asa móvel. Confira como foi o lançamento do modelo 2013:

OS PILOTOS

Pastor Maldonado
Nacionalidade
: Venezuelano
Idade: 27 anos
Corridas: 39
Vitórias: 1
Pódios: 1
Poles: 1
Títulos: -
Em 2012: 15º colocado, com 45 pontos
Palpite: É o grande diferencial da Williams, só que o venezuelano é rápido no treino e inconstante na corrida. Precisa conciliar a eficiência em dar voltas rápidas com a estratégia das provas. Assim, pode voltar a figurar no pódio. É um ano para se firmar e tentar um cockpit mais competitivo. Talento ele tem, mas parece ansioso demais. Deve somar mais pontos do que em 2012.

Valtteri Bottas
Nacionalidade
: Finlandês
Idade: 23 anos
Corridas: -
Vitórias: -
Pódios: -
Poles: -
Títulos: -
Em 2012: não disputou
Palpite: Debuta na categoria após aparecer bem nos treinos. Vem da escola finlandesa, que já revelou o bicampeão Hakkinen e o campeão Raikkonen. Terá que suar para emparelhar com Maldonado, mas pode ser uma surpresa no pelotão de trás. Olho nele!

NOS TESTES
Começou mal em Jerez, com Bottas em 17º e Maldonado em 19º. Mas a evolução foi satisfatória, fechando os treinos em  Barcelona com Maldonado em 10º e Bottas logo atrás. Melhorou, mas ainda falta bala na agulha para ser presença mais constante na zona de pontuação.


GUIA DA F1 2013

STR aposta em novo projetista para ser independente da Red Bull


A EQUIPE
Nome
: Scuderia Toro Rosso
País: Itália
Chefe: Franz Tost
Vitórias: 1
Poles: 1
Titulos: -
Em 2012: 9º no mundial de construtores
História: Estreou em 2006, substituindo a Minardi. Seu ápice foi a pole e vitória de Vettel em Monza, em 2008. Depois disso, porém, nenhuma façanha a não ser esporádicas aparições na zona de ponturação.
Palpite: Está entre a faixa intermediária e o fim do grid. Teve um 2012 fraco e, como as regras não mudaram e o carro pouco evoluiu, tende a ficar cada vez mais distante de Sauber, Force India e Williams.

O CARRO
Ao contratar James Key, responsável pelo avanço da Sauber em 2012, mostrou ousadia. O STR8 é um projeto desvinculado da equipe-mãe RBR, e promete inovações e mais constância.

A aerodinâmica mudou, pois há entradas de ar mais elevadas nas laterais. Confira no vídeo os detalhes do novo modelo da escuderia:

OS PILOTOS

Jean-Eric Vergne
Nacionalidade
: Francês
Idade: 22 anos
Corridas: 20
Vitórias: -
Pódios: -
Poles: -
Títulos: -
Em 2012: 17º colocado, com 16 pontos
Palpite: Começa o ano como número um da equipe. Apesar de não ir tão bem nos treinos, compensa na regularidade. O carro não ajuda, mas o francês não desperdiça oportunidades. Por isso, deve pontuar algumas vezes na temporada.

Daniel Ricciardo
Nacionalidade: Australiano
Idade: 23 anos
Corridas: 31
Vitórias: -
Pódios: -
Poles: -
Títulos: -
Em 2012: 18º, com 10 pontos
Palpite: Já apareceu bem em vários treinos, mas vai mal nas corridas. Tem tudo para superar Vergne, e esse deve ser seu maior desafio em 2013. Pode beliscar pontos, de repente.

NOS TESTES
Apareceu bem em Jerez, com Vergne em 7º, à frente de Mercedes, McLaren e RBR. Em Barcelona, porém, caiu na real, com Vergne em 19º e Ricciardo em 21º. Brigará com a Williams na zona intermediária da tabela. O que vier além disso é lucro.

CONFIRA AMANHÃ

– Caterham muda pilotos e sonha chegar ao meio do grid
– Marussia vende vagas para evitar falência fugir da lanterna

Envie seu Comentário