Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Você sabe quanto ganha um mecânico de F-1? Veja os salários de quem trabalha nos boxes

16 de outubro de 2013 11

Philippe Lopez-AFP

Os pilotos ganham valores milionários na F-1, mas você já imaginou quanto recebe um mecânico que trabalha nos boxes? Menos, claro. Mas, cá entre nós, também não é nada mal a graninha mensal depositada na conta de quem atua nos bastidores.

Reportagem do jornal espanhol Marca revelou alguns desses valores. Cada equipe tem, em média, cerca de 90 funcionários que acompanham os pilotos nas corridas. O salário médio anual é de 65 mil euros por ano (cerca de R$ R$ 192 mil por ano ou R$ 16 mil por mês). Nada mal, hein?

Por outro lado, há equipes que pagam mais. Tudo depende do profissional. Dizem nos bastidores que a Red Bull paga melhor. A Ferrari tem fama de pagar menos por agregar no currículo do profissional a honra de ter trabalhado na mais tradicional escuderia.

Há, ainda, exceções. Adrian Newey, mago projetista da Red Bull, ganha cerca de 10 milhões de euros por ano. Na média, porém, um engenheiro de pista ganha 110 mil euros anuais (R$ 324,5 mil por ano ou R$ 27 mil mensais).

Não pensem que a rotina é tranquila. Além das tecnologias de ponta, há jornada de 16 horas nos fins de semana de corrida. Por outro lado, há benefícios como rodar o mundo e, claro, os famosos “bichos” por pódio ou vitória.

Veja abaixo o salário médio anual em equipes como Lotus e Force India:

— Engenheiro — 110 mil euros (R$ 324,5 mil anuais ou R$ 27 mil mensais)
— Chefe de departamento — 80 mil euros (R$ 236 mil anuais ou R$ 19,7 mil mensais)
— Analista de telemetria — 70 mil euros (R$ 206,5 mil anuais ou R$ 17,2 mil mensais)
— Gerentes de publicidade — 70 mil euros (R$ 206,5 mil anuais ou R$ 17,2 mil mensais)
— Chefe de mecânicos — 60 mil euros (R$ 177 mil anuais ou R$ 14,8 mil mensais)
— Técnico da fábrica — 50 mil euros (R$ 147,5 mil anuais ou R$ 12,3 mil mensais)
— Mecânico principal — 50 mil euros (R$ 147,5 mil anuais ou R$ 12,3 mil mensais)
— Mecânicos assistentes — 45 mil euros (R$ 133 mil anuais ou R$ 11 mil mensais)
— Secretário — 24 mil euros (R$ 71 mil anuais ou R$ 5,9 mil mensais)

E aí, deu vontade de apertar parafusos nos boxes?

Comentários (11)

  • Rodrigo diz: 16 de outubro de 2013

    E sabes o caminho pra se candidatar a uma vaga?

  • VANDERLEI diz: 16 de outubro de 2013

    Sabe quanto ganha um Policial Militar, para garantir a segurança, em todos os níveis desses grandiosos eventos??? mil pila, é mole o querem mais.

  • Matteus Saldanha diz: 16 de outubro de 2013

    Mundo de luxo

  • Guilherme diz: 16 de outubro de 2013

    Não é nenhum salário absurdo… é só pensar que provavelmente não é um curso no Senac que vai te habilitar a uma vaga… devem pegar só os profissionais que se destacam por sua formação e experiência… então esses salários são justos.

  • LAERT diz: 16 de outubro de 2013

    Esses trabalham e alguns deles ficam horas e horas por conta das equipes….

    Enquanto que os políticos do mundo todo ganham milhões e nada fazem a
    não ser parasitar sistematicamente em cima dos que produzem riqueza com
    suas mãos.

    Quem trabalha, merece. Quem tem especialidade, mais ainda.

    Palhaço não pode comandar equipe de fórmula 1, pois tem que saber ler e escrever,
    mas pode ser eleito deputado federal, pois para ser político basta enganar
    um povo que gosta de ser trouxa.

    Apesar de que, a própria fórmula 1 não deixa de ser um circo, só com “palhaços” especialistas.

  • Ernesto Longhi diz: 17 de outubro de 2013

    Duas coisas, pessoal:

    1 – Vi que tem que se interessou, só vontade não basta. Não. Qualquer um pode se candidatar, MAS, o candidato deve ter experiência no riscado, já ter trabalhado em categorias de acesso (F3, World Series by Renault, GP3, GP2), exatamente como um driver. Ou você, team principal, confiaria a manutenção de F1 para um cara sem experiência?
    2- Sobre o salário de Adrian Newey, uma frase de Sir Francis Owen Garbatt “Frank” Williams: “Já estou nesse negócio há tempo suficiente para saber que o mais importante são os carros e não os pilotos.”

  • Charles Degaulle diz: 13 de março de 2014

    Não vejo absurdo nenhum, afinal, eles se qualificam pra isso, tem salários proximos ou até maiores em grandes obras aqui no brasil, para gerentes, engenheiros e até técnicos

  • Charles Degaulle diz: 13 de março de 2014

    E com a vantagem de conhecer o Brasil todo e paises próximos com eu ja conheci, e não tenho do que reclamar do meu salário de técnico de planejamento especializado em Primavera P6

  • ezequiel lima diz: 30 de novembro de 2014

    qual o site que faz o cadastro da candidatura? sou estudante de engenharia mecanica e atualmente tecnico automotivo da ford.

Envie seu Comentário