Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Williams de Felipe Massa terá pintura azul escura e bico estranho

23 de janeiro de 2014 1

williams (1)
Cercado de mistério, o novo desenho aerodinâmico dos carros de Fórmula-1 com a série de mudanças no regulamento para a temporada deste ano começa a deixar de ser apenas uma especulação para virar realidade.

Um dia depois de a Force India divulgar uma foto de perfil do seu carro de perfil, a Williams, nova equipe de Felipe Massa, apresentou ontem imagens em 3D revelando como será o modelo de 2014.

A principal novidade está no bico. As novas regras exigem que o chassi tenha 525 milímetros de altura e um bico dianteiro com apenas 185mm (no ano passado, eram 550mm). A ideia é dar mais segurança em caso de um acidente em que um carro acerte a lateral de outro.

Mas as equipes, como o blog antecipou em novembro, aproveitaram uma brecha e inovaram, deixando-o mais fino na ponta. Isso porque a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não estabeleceu uma largura mínima para a ponta do bico.

Logo, saiu essa solução esquisita, mas mais eficiente para maximizar a passagem do fluxo de ar por baixo do chassi, criando mais pressão aerodinâmica nos carros e dando mais aderência. Como o objetivo é andar rápido e vencer corridas, pelo visto a feiura foi facilmente tolerada.

Tirando a ponta mais fina, os bicos deste ano lembram os modelos da década de 1990. Desde lá, eles já tiveram várias mudanças, mas nem o modelo apelidado de “tubarão”, que era mais alto e pontiaguado, tornou os carros tão estranhos vistos de frente.

williams (2)
As imagens do Williams FW36 também mostraram outro detalhe do novo carro de Massa: a cor azul escura predominante. Outra curiosidade que não está na foto é a caixa de câmbio, com oito velocidades, que servirá de centro de comando do potente motor V6, que volta à categoria após fazer história na década de 1980. Neste ano, a escuderia inglesa trocou os motores Renault pelos Mercedes.

— Há muito mais tecnologia nos carros deste ano. Nós já tivemos motores turbo-comprimidos na F-1 antes. A diferença é que, desta vez, é muito mais do que apenas uma mudança de motor. O carro todo é um sistema completamente diferente — explica Pat Symonds, diretor técnico da Williams.

O FW36, que será lançado oficialmente na próxima semana, será o primeiro carro de Massa após oito anos correndo pela Ferrari. O piloto fará sua estreia com o novo modelo na próxima quinta-feira, , no terceiro dia de testes da pré-temporada da categoria em Jerez de la Frontera, na Espanha. A temporada da F-1 começa em 16 de março, na Austrália.

Comentários (1)

  • Mauricio diz: 28 de janeiro de 2014

    Acho que a cor do carro ficou muito legal, e esse motor promete muito, agora ACELERA!!!! FELIPE, ESSE ANO NÃO TEM PRA NINGUÉM!!!!

    Abraço.
    Mauricio.

Envie seu Comentário