
Twitter da Williams, Reprodução
Equipe, carro, cor, número, regulamento. Desde o ano passado, tudo mudou para Felipe Massa. Mas nada disso simboliza tanto a reviravolta na carreira do único brasileiro na Fórmula-1 quanto a atitude.
Pela primeira vez iniciando uma temporada como indiscutível número 1 de um time, Felipe transborda confiança. E impulsionado por ela, estreou pela Williams nesta quinta-feira com o segundo melhor tempo do dia nos testes da pré-temporada no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.
Pela manhã, Felipe focou o trabalhos nos ajustes do carro e deu 36 voltas, terminando em quarto. À tarde, foram só 11 voltas, mas o suficiente para surpreender.
Em volta rápida, Massa fez 1m23s700 e ficou logo à frente do algoz de 2008, Lewis Hamilton, hoje na Mercedes, e do ex-companheiro Fernando Alonso, da Ferrari, que foi apenas o 5º.

Instagram de Felipe Massa, Reprodução
Após oito temporadas na Ferrari, Massa disse perceber muita diferença entre a escuderia italiana, que definiu como “emocional”, e a Williams, resumida como “força”. Confiante nas mudanças no regulamento como trunfo para voltar a vencer, revelou que contará os segredos de Maranello para ajudar o novo time:
— Direi tudo que sei! Farei de tudo que posso para ajudar o time a ser competitivo de novo, porque também quero isso para mim. Acho que escolhi a hora certa. Estamos entrando uma nova era da F-1 e isso cai bem com uma mudança pessoal.
Felipe elogiou a decisão da Williams em contratar profissionais gabaritados para reforçar a parte técnica e revelou que a ambição dos ingleses, aliada a investimentos, foi um dos fatores que pesou para assinar contrato. E destacou o comprometimento do time com o projeto:
— Williams tem tudo o que é preciso para renascer. Tem uma fábrica sofisticada, o melhor túnel de vento, boas pessoas. Você tem os ingredientes, agora é hora de assar a torta. O time está pronto.
Dinamarquês voador

Twitter da McLaren, Reprodução
A surpresa do dia foi o estreante Kevin Magnussen, de 21 anos. Com a McLaren — melhor equipe até agora nos testes —, o dinamarquês cravou a volta mais rápida do treino após 52 voltas durante a tarde.
Os testes foram marcados, outra vez, por muitas panes, que causaram a interrupção do treino por pelo menos quatro vezes. O maior desafio neste começo de ano tem sido a confiabilidade dos novos motores V6 1.6 litros, em especial com o novo sistema de recuperação de energia.
Percebe-se um melhor desempenho de times movidos pela Mercedes (McLaren, Williams, Mercedes e Force India), seguido dos propulsores Ferrari (Ferrari, Sauber e Marussia). Já os carros que utilizam Renault (Red Bull, Toro Rosso e Caterham) têm enfrentado mais dificuldades mecânicas e rodado menos. Em três dias, a atual tetracampeã mundial deu apenas 14 voltas e não marcou tempo.
O último carro, enfim

Twitter da Marussia, Reprodução
Fora das pistas, destaque foi a apresentação do carro da nanica Marussia, também com o estranho desenho do bico, mais fino na extremidade. Hoje termina a primeira bateria da pré-temporada nesta sexta-feira. A próxima será de 19 a 22 de fevereiro, no Bahrein.
Confira os melhores tempos do terceiro dia
1. Kevin Magnussen (McLaren) — 1m23s276 (52 voltas)
2. Felipe Massa (Williams) — 1m23s700 (47)
3. Lewis Hamilton (Mercedes) — 1m23s952 (62)
4. Jenson Button (McLaren) — 1m25s030 (40)
5. Fernando Alonso (Ferrari) — 1m25s495 (57)
6. Nico Hulkenberg (Force India) — 1m26s096 (17)
7. Jean Eric-Vergne (STR) — 1m29s915 (29)
8. Adrian Sutil (Sauber) — 1m30s161 (34)
9. Robin Frijns (Caterham) — sem tempo (10)
10. Max Chilton (Marussia) — sem tempo (5)
11. Daniel Ricciardo (RBR) — sem tempo (3)
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