
Foto Jorge Guerrero / AFP
Com pintura reluzente e bico fino, os carros da Fórmula-1 debutaram elegantes no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, para a primeira bateria de testes da pré-temporada. Quatro equipes apresentaram seus modelos para o campeonato mais imprevisível dos últimos anos, que começa em 16 de março, na Austrália.
Isso porque as novas regras provocaram mudanças radicais. A maior delas é na aerodinâmica, em especial no bico. Como o regulamento fixou apenas a altura da peça, e não a largura, todas as equipes apresentaram variações. E é a diferença de desempenho entre o desenho escolhido que os testes prometem revelar.
Os pilotos ainda terão de se adaptar ao novo câmbio, que passou de sete para oito marchas, e a dosar o uso do novo sistema de recuperação de energia, que garantirá potência extra de 34 segundos por volta. Isso sem contar a convivência com os motores V6 Turbo 1.6 litros, ausentes desde os anos 1980.
Alternando sol e chuva, o primeiro dia terminou com a Ferrari na frente, seguida da Mercedes. Atual campeã, a Red Bull só deu três voltas. Recém-contratado pela Williams, Felipe Massa estreará só nesta quinta-feira.
Das 11 equipes, só a Lotus não participa dos treinos, que vão até sexta. Para esta quarta-feira, a expectativa é de duelos pela liderança e de muitos testes de confiabilidade, a maior preocupação dos times neste início de ano. Fora da pista, a maior atração é o lançamento do carro da Marussia, único ainda desconhecido.
O desempenho no primeiro dia
Red Bull

Atual tetracampeã, apresentou o RB10 com um bico discreto e design inovador do mago Adrian Newey. Uma das principais novidades foi o uso de uma pintura preta fosca para camuflar a extremidade da peça, feita de carbono. Na pista, porém, praticamente não deu as caras. Sebastian Vettel deu apenas três voltas em Jerez e não chegou a completar volta lançada.
Mercedes

Vice-campeã, lançou o W05 nesta terça. De bico mais conservador e carroceria com detalhes em preto, o novo carro foi a atração dos primeiros minutos de treino. Até Lewis Hamilton, na 18ª volta, perder a asa dianteira e bater na barreira de pneus. Outro destaque foi a homenagem a Michael Schumacher — a equipe pintou na carroceria a frase #KeepFightingMichael (Continue lutando, Michael).
Ferrari

Com a frase #ForzaMichael (Força Michael) na carroceria para homenagear o heptacampeão Michael Schumacher, a escuderia italiana começou com problemas. Kimi Raikkonen percorreu apenas dois quilômetros até o carro parar na pista. De volta aos boxes, o F14 T reagiu. Kimi foi o piloto que mais rodou no primeiro dia de testes e fez a melhor volta: 1:27:104.
Lotus

Divulgou no Twitter fotos do novo carro na sexta-feira. O bico parece um “garfo de churrasco” e difere dos demais. Por problemas financeiros e atraso no desenvolvimento do carro, é a única equipe que não participa da primeira bateria de testes.
McLaren

Lançou o carro na sexta-feira, carregando no prateado e com um bico pontiagudo. O MP4-29 enfrentou problemas hidráulicos e elétricos, deixando Jenson Button a pé. Deve aparecer na pista de Jerez apenas hoje, “nem que seja para dar apenas umas voltinhas”, repleto de expectativas.
Force India

Com design mais conservador e tendo como maior novidade o preto misturado às tradicionais cores branca, verde e laranja, o novo carro fechou o dia em quarto lugar, guiado pelo mexicano Sérgio Perez. Em 11 voltas, no entanto, o modelo andou seis segundos mais lento que a líder Ferrari.
Sauber

Após começar o dia com verificações de sistemas e testes mais suaves, o C33 com cor predominante preta e bico pontudo foi para a pista com Esteban Gutiérrez. Em sete voltas, o mexicano fez o sexto tempo, mas rodou 15 segundos mais lento que os líderes.
Toro Rosso

A filial da Red Bull apresentou um design parecido com o da Williams. Na pista, Jean-Éric Vergne deu 15 voltas e fez o quinto tempo. A melhor volta do francês, no entanto, foi nove segundos mais lenta do que os carros da Ferrari e da Mercedes.
Williams

Felipe Massa só pilotará o FW36 nesta quinta-feira. Na estreia em Jerez, Valtteri Bottas cravou o terceiro tempo após sete voltas. Com pintura azul escura e bico pontudo e maciço, a escuderia inglesa saiu confiante do primeiro dia de testes.
Marussia
Última equipe a confirmar participação nos testes, a Marussia enfrentou problemas com o MR03. Após muitos testes e trabalho árduo na garagem, o resultado foi a necessidade de adiar a apresentação do carro, que está prevista para esta quarta-feira.
Caterham

Apresentou o bico mais estranho e curioso até agora. Com o pior carro, a equipe malaia arrisca para tentar sair do fim do grid. No primeiro dia de testes, o estreante Marcus Ericsson pilotou o CT05, mas deu apenas uma volta e nem completou tempo.
Veja os comentários mais recentes