Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Com Mercedes favorita e Red Bull em crise, Fórmula-1 abre nesta quinta a última fase de treinos

27 de fevereiro de 2014 0

mercedes2

Depois de dominar com sobras os treinos da semana passada, a Mercedes chega hoje à última bateria de testes no Bahrein como favorita neste começo de temporada. Atual vice-campeã de construtores e fabricante do motor mais confiável e potente, a escuderia alemã ainda tem dois trunfos incontestáveis: os pilotos Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Na penúltima sessão de treinos, semana passada também no Bahrein, os carros da Mercedes foram 0,7 segundos mais rápidos do que os da McLaren. Além disso, a equipe é a que mais voltas deu no ano (612, contra 538 da vice McLaren e 134 da atual campeã Red Bull). Um oceano de distância diante de tantas mudanças no regulamento para este ano.

Nesta última etapa de treinos antes da abertura do campeonato — em 16 de março, na Austrália —, serão quatro dias de consecutivos de atividades. Os dois primeiros serão cruciais para os fabricantes de motores (Mercedes, Ferrari e Renault), que têm até sexta-feira para homologarem a especificação de seus propulsores para um período de seis anos.

Um desafio a mais para ser digerido pela Red Bull, que vem sofrendo com problemas de motor relacionados ao ERS (sistema de recuperação de energia). Nos anos anteriores, o próprio time desenvolvia o sistema (então chamado de KERS), enquanto em times como Mercedes e Ferrari, a responsabilidade cabia à montadora.

Agora, com a integração do processo aos motores, a equipe austríaca trabalha em conjunto com a Renault para tentar encontrar uma solução. E corre contra o tempo, pois vem perdendo valiosas oportunidades para desenvolver o carro.

6-redbull

Enquanto isso, na pista, o carro tetracampeão rodou apenas 705 quilômetros (contra 3.018 da Mercedes) e registrou tempos até sete segundos mais lentos. Consultor do time, Helmut Marko admitiu que há “dificuldades complexas” que precisam ser resolvidas logo:

— Só podemos resolver isso em conjunto com a Renault. Infelizmente, estamos pulando de problema em problema e estamos visivelmente com o planejamento atrasado. Mas não podemos baixar a cabeça.

Única equipe sem motor Mercedes com bom desempenho, a Ferrari tem avançado e parece ser a única capaz de duelar de perto com Mercedes e McLaren. Para os quatro dias finais no Bahrein, os italianos pretendem concentrar o trabalho em simulações, especialmente com os novos pneus Pirelli.

Foto Jorge Guerrero / AFP

Foto Jorge Guerrero / AFP

Com  boa arrancada, a Williams de Felipe Massa também espera se consolidar nesta última fase de treinos. O brasileiro, que vem recebendo muitos elogios pelo desempenho, deve estar na pista durante pelo menos dois dias. Juntamente com a Force India, o time inglês aparece como quarta força do campeonato neste começo de ano.

Jorge Guerrero / AFP

Jorge Guerrero / AFP

A maioria dos times já divulgou sua programação (veja abaixo). Sauber, Toro Rosso e Williams foram as únicas que ainda não divulgaram quem vai para a pista primeiro no circuito de Sakhir. Os treinos vão de quinta até domingo. Serão oito horas por dia, começando às 9h locais (3h em Brasília) e se estendendo até as 17h (11h, no Brasil).

Programação para hoje

Red Bull — Daniel Ricciardo
Mercedes — Nico Rosberg
Ferrari — Kimi Raikkonen
Lotus — Pastor Maldonado
McLaren — Kevin Magnussen
Force India — Sergio Pérez
Sauber — A definir
Toro Rosso — A definir
Williams — A definir
Marussia — Max Chilton
Caterham — Kamui Kobayashi

Envie seu Comentário