Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Áudio da conversa pelo rádio revela reação de Massa após receber ordem da Williams para ceder posição

01 de abril de 2014 9
Foto Ed Jones / AFP

Foto Ed Jones / AFP

Um vídeo com as conversas de rádio de Felipe Massa, Valtteri Bottas e seus engenheiros da Williams revelou a reação do brasileiro após a equipe ordenar que ele abrisse passagem para o companheiro durante o GP da Malásia. Felipe não esbravejou, muito menos xingou. Respondeu com uma curta frase:

— Ficando mais rápido.

Também é possível preceber a intervenção do engenheiro-chefe do time, Rod Nelson, que tentou convencer Felipe a ceder a posição. Confira a seguir o vídeo e, abaixo, os principais trechos traduzidos para o português.

Engenheiro de Massa: “Ok, Felipe. Valtteri está mais rápido do que você, não o segure. Valtteri está mais rápido do que você, não o segure.”

Engenheiro de Bottas: “Você está mais rápido do que Massa, ultrapasse-o! Você está mais rápido do que Massa, ultrapasse-o!”

Engenheiro de Massa: “Ok, Felipe. Valtteri está mais rápido do que você, pois ele tem pneus mais novos, não o segure! Ok, Felipe. Valtteri tem pneus mais novos, precisamos deixá-lo passar!”

Rod Nelson, engenheiro-chefe da Williams intervindo: “Felipe, você está mais lento do que Valtteri. Deixe-o passar. Você está mais lento do que Valtteri, não o segure!”

Massa, para engenheiro: “Ficando mais rápido”

Engenheiro de Massa: “Ok, Felipe. Nós seguraremos as posições. Valtteri não lhe atacará. Valtteri não lhe atacará. Apenas esfrie o carro, continue esfriando o carro. Valtteri não lhe atacará”.

Bottas, para engenheiro: “Eu consigo passá-lo na próxima volta, posso?”

Engenheiro de Bottas: “Nós realmente precisamos esfriar o motor, realmente precisamos esfriar o motor. Negativo para a ultrapassagem.”

Uma observação, apenas: a reação do engenheiro após Massa negar a ultrapassagem mostra o quanto o brasileiro se impôs, desarmando o time. Ninguém xingou ou ameaçou Felipe. Mais uma prova de que ele acertou em dizer não.

Comentários (9)

  • Roger diz: 1 de abril de 2014

    Quando Felipe Massa fala “ficando mais rápido” quer dizer que ele estava economizando o carro porque não conseguiria ultrapassar Button. Bottas vinha atrás usando todo o carro, quando Massa foi avisado, ele começou a andar…e aí a equipe pediu para ele esfriar o carro. ou seja, ele não tinha carro para ultrapassar Button e o engenheiro deve ter pedido pra ele economizar o carro, quando Bottas chegou ele deve ter falado que ia exigir do carro e mandaram ele aliviar…no mínimo curioso.

  • FRANCISCO FONTOURA diz: 1 de abril de 2014

    FELIPE MASSA AGIU CORRETAMENTE, CHEGA DESSA FARSA DE DISPUTA QUE UM TEM QUE CEDER POSIÇÃO PRO OUTRO PASSE SE TIVER MAIS CARRO E BRAÇO ESSE É O CORRETO, SEM IMPOSIÇÃO DOS CHEFES. BÔA FELIPE…

  • Rodrigo diz: 1 de abril de 2014

    Isso aí guri!!! Não arrega!!

  • JORGE diz: 1 de abril de 2014

    valeu felipe, pena que você nesse ano mais uma vez sera um mero coadjuvante…

  • jorge diz: 1 de abril de 2014

    Por estas e outras que perdi a vontade e nem assisto mais a F1. Que saudades do tempo que contava o braço do piloto…hoje é computador daqui …engenheiro dali…pneus…enfim o que menos se falar é do piloto.

  • helio diz: 1 de abril de 2014

    Ele é sempre será 2 piloto, só ficou na ferrari porque o alonso pediu para renovar seu contrato, nunca teve coragem de arriscar é medroso como o rubinho e o Bottas e mais piloto que ele vcs veram.

  • Esteves diz: 2 de abril de 2014

    Acertou ?!?! Ganhou alguma posição? Sei não…

    Isso acontecia com o Schumi (Massa era 2º piloto)
    Acontecia com o Alonso (Massa era 2º piloto)
    Agora acontece com o Bottas, na Willams, onde ele deveria ser 1º piloto!!!

    Quando a coisa começa a se repetir muito fica dificil defender…

  • fernando damiani diz: 2 de abril de 2014

    Quem nasceu para ser mortadela nunca vai ser presunto

  • Marcos Pires diz: 2 de abril de 2014

    mais uma vez vemos que o Massa é,e sempre será o numero 2 !!!! Que pena…..

Envie seu Comentário