Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Inspirado no pai campeão, Nico Rosberg quer vitória em casa para disparar rumo ao título inédito

19 de julho de 2014 2

nico_2012

Sem gaita nem botas feitio do Alegrete, Nico Rosberg só leva a sério uma frase da clássica da canção Guri, interpretada pelo músico César Passarinho: “Pra que digam quando eu passe, saiu igualzito ao pai”. E ele tem passado, cada vez mais rápido e consistente para repetir o feito do pai: ser campeão de Fórmula-1.

Keke Rosberg foi o primeiro finlandês a correr, vencer uma prova e ganhar o título. Mas não nasceu na Finlândia, e sim na Suécia. Escolheu defender o país porque mudou-se para lá ainda criança. Já o filho, Nico, vive desde guri em Mônaco. Fala fluentemente alemão, inglês, francês e italiano. Arranha no espanhol e no finlandês. Mas é alemão nato, graças à mãe Sina.

nico_keke

As origens tão mescladas o fez virar alvo de provocações do rival e companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, de que não era 100% alemão. Nico rebateu com demonstrações de patriotismo nas redes sociais: vestiu a camiseta da seleção do país, que conquistou o tetra no Brasil, fez um capacete especial para homenagear a conquista e alfinetou o britânico:

— Tenho corridas em casa duas vezes por ano. Venci a primeira, em Mônaco, e agora vou vencer a outra, na Alemanha — afirmou, referindo-se à corrida em Hockenheim neste domingo, onde sai na pole.

Confiança, como se vê, não falta. Nunca faltou, aliás. Nico debutou no kart, aos sete anos. Escalou categorias de acesso e foi campeão na Fórmula BMW e na GP2. Testou um F-1 pela primeira vez aos 17 anos, em 2002. Virou piloto da Williams em 2005 e, no ano seguinte, assumiu o posto de titular.

nico_criança

Em oito temporadas e meia já disputadas, coleciona seis vitórias e nove poles. Ainda ostenta o feito de derrotar na pista o heptacampeão e ex-companheiro Michael Schumacher, de 2010 a 2012, pela Mercedes. Regular como pai — campeão com só uma vitória em 1982 —, Nico abandonou só uma das nove corridas neste ano e tem como “pior” resultado um segundo lugar.

Seu maior ídolo é o finlandês Mika Hakkinen, bicampeão pela McLaren em 1998 e 1999. Fã de rock, o alemão também gosta de futebol, triatlo, xadrez, fotografia e karaokê. E leva consigo uma superstição: o número seis, o mesmo que o pai usava na F-1. Em romanos, o talismã ainda forma as iniciais de Vivian Sibold, com quem se casou na semana passada. Foi o seis, aliás, que Nico escolheu para usar em seu carro neste campeonato. E só admite trocá-lo pelo um, de campeão. Igualzito ao pai.

Perfil

rosberg

Nome: Nico Rosberg

Nacionalidade: Alemão

Estreia: GP do Bahrein, em 2006

Equipes: Williams (2006-2009) e Mercedes (desde 2010)

Corridas: 156

Poles: 9

Vitórias: 6

Pódios: 19

Voltas mais rápidas: 7

Tal pai, tal filho

graham_hill

O único caso de pai e filho campeões é o da família Hill. Graham (foto acima), o pai, venceu dois campeonatos (1962 e 1968). Tem 14 vitórias (cinco em Mônaco, onde só foi superado por Ayrton Senna), 13 poles e 36 pódios em 179 GPs. E ainda conquistou um feito inédito: a tríplice coroa do automobilismo, com vitórias no GP de Mônaco de Fórmula-1, 500 milhas de Indianápolis e Le Mans.

damon_hill

Já Damon, o filho, estreou pela Williams em 1993 e foi companheiro de Alain Prost e Ayrton Senna. Após dois vice-campeonatos (1994 e 1995), ganhou o título em 1996. Na carreira, teve 22 vitórias, 20 poles e 42 pódios em 122 GPs.

Comentários (2)

  • Artur C. Augusto Costa diz: 20 de julho de 2014

    Sou fanático pelo desporto automobilismo (Formula 1).
    Não tenho seguido par a passo esta madalidade nesta temporada por falta de oportunidades. Mas sou mto apegado nela. Desta venho lamentar a mal temporada que a Ferrari tem passado. Será que não há como a ferrari superar este problema que já esta a comprometer a competição?
    Falou-se tanto do Kimi Raikone. Mas esta sempre na mesma pq?
    Será que o piloto tbm não esta dar conta do processo? Filipe Massa esta apresentar uma boa temporada pela Wilimm. Qual será a magia? Abraço.

Envie seu Comentário