
Foto AFP
Ainda não é oficial, mas é questão de tmepo. Jenson Button, que admitiu nesta semana que pode se aposentar, está fora dos planos da McLaren. Salvo se o time inglês não conseguir trazer os nomes de peso que cogita no mercado de pilotos: Fernando Alonso, Lewis Hamilton ou Sebastian Vettel.
De volta ao comando da escuderia, Ron Dennis foi claro sobre a dupla para 2015 ao declarar que pretende contratar “os melhores pilotos disponíveis”. Elogiou Button e a jovem promessa Kevin Magnussen, claro, mas não é preciso ser um especialista em Fórmula-1 para saber que os dois não são espetaculares.
Com motor Honda garantido e uma grande reforma interna, a McLaren confia que só falta “a cereja do bolo”, ou seja, um piloto de ponta. Mas Dennis desconversou a respeito de nomes como Alonso e Vettel, afirmando que “eles precisam estar disponíveis”:
— Quero que eles façam o melhor possível e, ao mesmo tempo, tenham maturidade o suficiente para entender que a McLaren sempre vai se esforçar para contratar os melhores pilotos possíveis. Se essas oportunidades surgirem, vamos aproveitar sempre. Todas as grandes equipes são assim nesse ponto. O fato de estarmos de olho em alguns nomes não nos contradiz.

Dos nomes cogitados, Alonso seria o mais possível, mas dizem que o espanhol já está em adiantada negociação para renovar com a Ferrari. Vettel, apesar do desempenho ruim na temporada, não teria interesse em sair. Já Hamilton, que tem contrato com a Mercedes até 2015, só sairia se o clima com Rosberg e o time sair muito do controle. Logo, mudar é preciso, mas não é fácil.
Outro revés além dos compromissos atuais dos três pilotos é a questão financeira. Os três estão entre os mais bem pagos do grid e, certamente, só trocariam de ares se recebessem mais. Pelo visto, a McLaren insinua que “dinheiro não é problema”, mas na prática a situação pode ser bem diferente.
Enquanto isso, o diretor Eric Boullier destacou que o time está pensando em uma dupla “estratégica” para “três, talvez cinco temporadas”. Pelo visto, os discursos um pouco contraditórios entre os dois manda-chuvas têm uma clara estratégia: se contratar um nome de peso não for possível, uma renovação com a atual dupla — que não é ruim, vale dizer — ocorreria sem traumas.
Para fechar, uma fofoca administrativa da McLaren: depois de meses afastado, o ex-chefe da equipe, Martin Whitmarsh, foi demitido oficialmente, em um acordo polpudo diante dos 24 anos de trabalho dele no time. Diante da euforia para 2015, ninguém parece estar com mínima saudade do ex-comandante…
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