Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Semanas x meses de gestação: como calcular?

21 de julho de 2015 0

Por Marcela Panke

Uma das perguntas mais frequentes que uma grávida ouve é: “com quantos meses de gestação você está?” Sempre tenho que pensar um pouco antes de responder! Na ponta da língua, mesmo, diria com quantas semanas estou (agora, 33 semanas). Mas, afinal, por que se conta a gestação em semanas?

Reprodução / Caderneta da Gestante / Ministério da Saúde

Reprodução / Caderneta da Gestante / Ministério da Saúde

Separei essa imagem para ajudar você a entender essa relação “meses x semanas” de gestação. Essa tabela está na Caderneta da Gestante, um material distribuído pelo Ministério da Saúde para auxiliar no acompanhamento do pré-natal.

Justificativa para as semanas

Uma explicação para a contagem da gestação em semanas é que a duração dos meses é variável (de 28 a 31 dias). Além disso, para os médicos, a gestação dura 40 semanas, que são contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. O cálculo é feito dessa maneira porque não é possível saber exatamente quando ocorreu a fecundação do óvulo, que geralmente acontece duas semanas após o início da menstruação quando a mulher tem um ciclo menstrual regular, de 28 dias. Entendeu? É complicadinho mesmo! Mas é só consultar essa tabela do Ministério da Saúde que não tem erro!

Envie seu Comentário