Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Três em cada dez crianças consomem refrigerante antes dos 2 anos

21 de agosto de 2015 1

Pesquisa inédita faz diagnóstico da saúde da criança brasileira.

Por Milena Schoeller

16432941

Uma pesquisa inédita sobre os hábitos da população foi divulgada hoje pelo Ministério da Saúde. E os dados com relação às crianças chamam a atenção. Cada vez mais cedo nossos pequenos estão comendo alimentos que não fazem bem à saúde, pelo menos à saúde das crianças.

O consumo de produtos com alto teor de açúcar e gordura começa cedo no Brasil.  60,8% das crianças com menos de dois anos de idade comem biscoitos, bolachas, e bolos. Grande parte destes produtos industrializados. 32,3% desta faixa etária tomam refrigerantes ou suco artificial.

Segundo os pesquisadores, além das mudanças nos hábitos alimentares na infância, os dados alertam para os crescentes índices de excesso de peso e obesidade também em adultos.

“O excesso de peso é um problema grave. É fundamental trabalharmos o incentivo à prática de exercícios e alimentação saudável desde cedo, com as nossas crianças, para reverter esse quadro. As crianças, muitas vezes, ajudam na conscientização e mudança de hábito dos pais”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A Pesquisa Nacional de Saúde foi feita em 64 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o país, entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. É o mais completo levantamento de saúde já realizado no Brasil.

 

Acompanhe mais alguns dados da pesquisa:

 

Amamentação

Mas nem só dados ruins são demonstrados na pesquisa. Apesar da presença de produtos industrializados na alimentação das crianças, o estudo demonstrou que as mães brasileiras continuam amamentando os filhos mesmo após os seis meses. 50,6% das crianças entre 9 e 12 meses estão em aleitamento materno de modo complementar.

 

Exame e Vacinas

70,8% de crianças brasileiras com menos de dois anos que fizeram o teste do pezinho.

75,9% dos bebês com um ano já haviam tomado três doses da vacina tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite). Ela é ofertada aos dois, quatro e seis meses de idade.

 

Partos

55,3% dos partos ocorridos no Brasil no período pesquisado foram cirurgias cesarianas. 53,5% destes partos por cesárea foram marcados com antecedência, ainda durante o pré-natal.

Levando em consideração somente dados do Sistema Único de Saúde (SUS), 35,79% agendaram o parto cesáreo. E no sistema privado, 74,16%.

Em 2012, ocorreram no Brasil 2.905.789 partos.

 

Contracepção e Gravidez

A Pesquisa estimou em 13 anos a idade média da primeira menstruação.

Do total de mulheres de 18 a 49 anos, sexualmente ativas nos últimos 12 meses, 61,1% fez uso de métodos anticoncepcionais. 69,2% destas mulheres ficaram grávidas alguma vez na vida, e a idade média da primeira gravidez foi de 21 anos.

Quando se fala em Pré-Natal, o acompanhamento foi realizado por 97,4% das mulheres que tiveram o último parto no período de 28.07.2011 a 27.07.2013.

Em 2014, foram realizadas mais de 20 milhões de consultas de pré-natal pelo SUS, o que representa aumento de 105% em relação a 2003.

Comentários (1)

  • Gustavo diz: 21 de agosto de 2015

    Sinceramente, não dá pra entender uma pessoa adulta, tida como esclarecida, que dá refrigerante pra uma criança menor de dois anos.

Envie seu Comentário