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Campanha sobre amamentação gera polêmica

18 de setembro de 2015 0

Por Karolina Nogueira

Imagem: Sociedade de Pediatria RS

Imagem: Sociedade de Pediatria RS

A campanha “Seu filho é o que você come”, que será lançada oficialmente na próxima semana, já está gerando polêmica e controvérsia nas redes sociais. Criada pela Sociedade de Pediatra do Rio Grande do Sul (SPRS), a campanha visa conscientizar as mães a buscarem uma alimentação saudável durante a gestação e amamentação.

O material de divulgação mostra mães amamentando e no lugar do seio imagens de hambúrguer e refrigerante, por exemplo. Segundo a entidade, o objetivo é conscientizar as mães para os cuidados com a alimentação. Para que esses hábitos não sejam transferidos para os pequenos.

Segundo Berenice Lempek dos Santos, médica do Comitê de Nutrologia Sociedade de Pediatria do RS, os estímulos sensoriais são advindos da deglutição do líquido amniótico pelo feto, assim, uma mãe que deseja que seu filho “coma de tudo” já deve preparar o intra-útero com sua dieta adequada e variada.

Entre manifestos de apoio, há também quem tenha dito que a campanha estaria desestimulando as mães a amamentarem seus filhos e incentivando o uso de leites artificiais.

O blog Fralda Cheia entrou em contato com a assessoria da Sociedade de Pediatria do RS que divulgou a seguinte nota:

Entidade esclarece campanha “Seu filho é o que você come” em coletiva de imprensa, que ocorre na segunda-feira (21/09), em Porto Alegre (RS)

Em virtude da grande repercussão da campanha da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul “Seu filho é o que você come”, realizada em parceria com a agência de publicidade Paim Comunicação, viemos à público para esclarecer que:

1. A campanha faz parte de um trabalho de conscientização da população que temos realizado, em relação à importância dos primeiros 1000 dias da criança, que começou em 2012, no início de nossa gestão na SPRS. O objetivo é melhorar os índices de aleitamento materno e diminuir a obesidade infantil, através da educação da população, principalmente em relação à nutrição materna e infantil.

2. A agência Paim Comunicação criou a campanha a partir de reuniões com nossa coordenadoria de mídia, sem nenhum custo para a SPRS, como parte de sua função social.

3. A SPRS tem uma relação absolutamente ética e dentro das leis brasileiras com a indústria de alimentos e farmacêutica.

4. Por óbvio, a campanha não tem nenhuma participação da indústria farmacêutica ou de alimentos, como tem sido veiculado por algumas mídias.

5. O objetivo da campanha é alertar as mães sobre a importância de uma alimentação saudável, também durante a amamentação. Se tivéssemos qualquer interesse em estimular o desmame, como foi referido por alguns sites, não nos preocuparíamos com a dieta saudável da mãe.

5. O objetivo da campanha é alertar as mães sobre a importância de uma alimentação saudável e seu reflexo na formação do bebê. Quanto às insinuações infundadas de que a campanha procura desestimular a amamentação, afirmamos que todo o histórico de ações da SPRS para valorizar e estimular o aleitamento materno e divulgar a sua importância vital no desenvolvimento saudável, atestam nossa posição.

6. A campanha será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (21/09), após a coletiva de imprensa.

Coletiva de imprensa

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, na certeza de sua posição em defesa da saúde das crianças e adolescentes e na construção de uma sociedade mais saudável, fica à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre a campanha. Por isto, a entidade convida os jornalistas a participar da coletiva de imprensa que será realizada na segunda-feira (21/09), às 15h, na Agência Paim Comunicação, localizada na Avenida Mariland, n° 477, Bairro Auxiliadora, em Porto Alegre (RS). Outras informações podem ser obtidas com a assessoria de imprensa da entidade, no telefone (51) 3361.6016 ou pelo e-mail playpress@playpress.com.br.

 

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