Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A vacina contra o HPV é segura?

22 de setembro de 2015 0

vacina HPV

Por Milena Schoeller

Assim que postamos no blog, há alguns dias, notícia sobre a vacinação contra o HPV, uma polêmica se formou nos comentários aqui no blog, e na nossa página no Facebook: a vacina contra o HPV é segura? Estes questionamentos têm sido levantados nas redes sociais desde o ano passado, quando as doses começaram a ser disponibilizadas nos postos de saúde. E a reposta é Sim, a vacina é segura. A garantia vem de especialistas de diversas entidades de todo o país.

Uma carta aberta à população foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). E a carta traz dados interessantes reafirmando a segurança e a importância da vacina. Segundo a SBIm, é capaz de prevenir até 70% dos casos de câncer do colo do útero, terceiro tumor maligno mais frequente em mulheres no Brasil, e responsável pela morte de 5 mil mulheres todos os anos.

Pais que ainda não levaram as filhas para a aplicação da vacina, podem procurar qualquer posto de saúde. A vacina é indicada para adolescentes de 9 a 13 anos, e é dividida em três doses. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira. E a terceira é um reforço que deve ser feito cinco anos após a primeira. No Rio Grande do Sul, 239,7 mil meninas, de 11 a 13 anos, tomaram a primeira dose da vacina, ainda no ano passado. Porém, só 169,9 mil procuraram novamente uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 69,2%. A proteção só é garantida com a aplicação de duas doses.

Envie seu Comentário