Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Gestantes podem utilizar repelentes sem restrições, segundo Anvisa

07 de dezembro de 2015 0

Por Elisandra Borba

Reprodução

Reprodução

Diante do surto de microcefalia, provocado pelo vírus Zika, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um comunicado garantindo que as gestantes podem usar repelentes sem prejuízo aos fetos.

O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo da dengue e febre chikungunya e por isso a orientação de utilizar sempre o repelente. A Agência, no entanto, pede que sejam utilizados aqueles que são certificados pelo órgão. “Estudos conduzidos em humanos durante o segundo e o terceiro trimestres de gestação, e em animais durante o primeiro trimestre, indicam que o uso tópico de repelentes à base de n,n-Dietil-meta-toluamida (DEET) por gestantes é seguro”, informou a Anvisa.

Repelentes ambientais e inseticidas também podem ser utilizados, desde que estejam devidamente registrados na Anvisa e que sejam seguidas as instruções de uso descritas no rótulo.

Uso de repelentes por crianças

Nas crianças de dois a 12 anos o cuidado deve ser maior, segundo a Anvisa. A concentração dever ser no máximo 10% e a aplicação deve se restringir a três vezes por dia. Os repelentes não devem ser usados em crianças menores de dois anos, segundo a Agência.

Envie seu Comentário