Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Soro contra o zika vírus para grávidas ficará pronto em 1 ano

04 de fevereiro de 2016 0

Por Milena Schoeller

Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Além de atuar no desenvolvimento de uma vacina contra o Zika Vírus, o Instituto Butantan trabalha também para criar um soro para proteger mulheres grávidas das graves consequências da infecção pela doença. Segundo o diretor do Instituto, Jorge Kalil, em 1 ano o soro deve estar pronto. O médico imunologista concedeu entrevista ao Gaúcha Repórter nesta quinta-feira (04):

- Como não há medicação e vacina, o que podemos fazer mais rapidamente é um soro, (..) isolar as imunoglobulinas, e injetar nas mulheres grávidas. Desta forma, neutralizamos o vírus, e impedimos que ele atravesse a placenta, e cause os efeitos conhecidos.

Uma das diferenças entre uma vacina e o soro é a forma de ação no corpo. A vacina é injetada em pessoas saudáveis para que o próprio corpo desenvolva os anticorpos contra aquela determinada enfermidade. Ela previne a doença. Já o soro é aplicado em pessoas, grávidas no caso, que estão com a doença. É o próprio anticorpo que está presente no soro injetado para combater diretamente o vírus.

Conforme o diretor Jorge Kalil, os trabalhos já começaram com o cultivo do vírus. Na próxima semana, os técnicos começam a imunizar cavalos, que criam os anticorpos. Depois, estes anticorpos são isolados, e injetados nas grávidas que tiveram contato com a doença.

Ouça a entrevista completa com o médico Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan:

 

Saiba Mais:

Laboratório inicia pesquisa de vacina contra o Zika

OMS decreta emergência internacional devido à proliferação do Zika Vírus

Estudo diz que Zika causa outros problemas em bebês que não tiveram microcefalia

Governo Federal vai capacitar 7 mil profissionais para atender crianças com microcefalia

Envie seu Comentário