Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fique atento: A doença renal infantil é um problema silencioso

10 de março de 2016 0

Por Elisandra Borba

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Hoje, dia 10 de março, é o Dia Mundial do Rim. Neste ano, a campanha quer alertar para os problemas renais na infância. No Brasil, sete em cada um milhão de crianças têm problemas renais graves. Por isso, os pais precisam estar atentos aos sinais e, principalmente, evitar os fatores de risco.

De acordo com a médica nefrologista e presidente da Sociedade de Nefrologia do RS, Cinthia Kruger Sobral Vieira, os pais precisam ficar atentos, pois esta é uma doença silenciosa. Os sinais de alerta são muito semelhantes a outras enfermidades, como cansaço, fraqueza, falta de apetite, anemia, falta de vontade de realizar atividades, entre outras.

Os cuidados devem começar ainda na gestação. A mãe deve prevenir infecções como toxoplasmose e citomegalovírus, e ser vacinada em especial para rubéola. Estas infecções causam várias malformações, inclusive nos rins. A gestante não pode usar medicações como anti-hipertensivos e anti-inflamatórios não esteroides, pois causam insuficiência renal no feto.

Após o nascimento, a criança deve manter dieta sem excesso de sal. Evitar a obesidade e ser estimulada para exercícios. É importante também que elas não recebam medicação sem receita médica. O uso de anti-inflamatórios não esteroides causam insuficiência renal aguda em caso de desidratação ou se utilizados por muitos dias.

Cuidados fundamentais:
- Toda criança deve ingerir líquido, fazer exercícios físicos e ter uma dieta adequada.
- Evitar alimentos industrializados que contenham excesso de sódio.
- Não utilizar medicação sem prescrição médica.
- O uso abusivo e inadequado de alguns anti-inflamatórios causa insuficiência renal.

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com o apoio da Amrigs, está promovendo atividades gratuitas de conscientização acerca das doenças renais infantis. No domingo, dia 13, das 10h às 13h, ocorrerá uma ação especial no Parque Farroupilha (próximo ao Monumento do Expedicionário). Em uma atividade organizada pela Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Amrigs, Cremers, Ong VIAVIDA, Santa Casa e UFCSPA, profissionais da saúde irão divulgar à população informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais infantis. Também haverá aferição de pressão, cálculo de IMC e distribuição de maçãs e água aos frequentadores do parque. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o próximo final de semana.

 

Envie seu Comentário