Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

O que é a doença mão-pé-boca

23 de março de 2016 2

Síndrome mão-pé-boca fechou cinco escolas este mês em Santa Maria

Por Elisandra Borba

Imagem: reprodução Google

Imagem: reprodução Google

Um surto da doença conhecida como mão-pé-boca vem fechando escolas de Santa Maria. Você já ouviu falar nesta doença? O pediatra do comitê de infectologia da sociedade de pediatria do RS, Juarez Cunha, explica que é uma enfermidade muito comum e em geral não é grave. Ela causa lesões semelhantes a aftas na boca, mãos e pés (por isso o nome da doença) e pode vir acompanhada de febre e dor.

A infecção é transmitida de pessoa para pessoa através de secreções. Não há vacina contra o vírus Coxsackie, causador da síndrome, por isso, a prevenção se dá com a higienização correta. No caso de pessoas, lavar bem as mãos e usar álcool gel e em ambientes, promover uma higienização completa do local, suspendendo as atividades, em caso de escolas, durante a limpeza.

O pediatra explica que as crianças ficam prostradas e podem evitar comer. O tratamento é feito a partir dos sintomas. São receitados remédios para febre e dor. No caso da falta de apetite, podem ser oferecidos alimentos mais frios e pastosos para ajudar a evitar o desconforto.

 

Comentários (2)

  • adriana diz: 25 de março de 2016

    gostaria de saber mais sou professora de uma escolinha e estou com mais de 5 alunos eles vao no medico e dizem que e virose .

Envie seu Comentário